domingo, 31 de julho de 2011

ESC. MUL. MARY SAMPAIO CAPARICA TRABALHA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NA DISCIPLINA DE ARTE

A Professora Nilza do 9º ano da Escola Municipal Mary Sampaio Caparica trabalhando Educação Contextualizada com o Semiárido com o Tema: Meio ambiente, recursos naturais, resíduos, serviços municipais e processo educativo, está desenvolvendo na disciplina de Arte a leitura, interpretação e dramatização da obra do Autor Graciliano Ramos “Vidas Secas”. Dentro deste tema foi elaborada toda uma pesquisa local dos itens destacados que se assemelham a realidade ainda vivenciada ou não. Desdobrada e comentada em sala de aula, nesta sexta-feira (30) os alunos apresentaram em forma de dramatização a leitura referenciada para as outras turmas. A professora Nilza e os alunos fizeram uma comparação da vida do camponês nordestino durante a seca e do camponês nordestino durante o período de chuvas, o qual estamos vivenciando agora. Todos participaram e deram suas opiniões. O estudo não parou por aí outros temas foram destacados como geradores de discussão e pesquisa.

Auta Tânia – Diretora / Eunícia Gonçalves – Vice-Diretora – Nilza Professora

 
 
 
 
 

COLÉGIO LOGOS DOA AGASALHOS E COBERTORES PARA CRIANÇAS DA ESC. MUL. MARY SAMPAIO E COMUNIDADE DA TABACARIA

O COLÉGIO LOGOS REALIZOU UM PROJETO DE ARRECADAÇÃO DE AGASALHOS E COBERTORES COM OS ALUNOS DO 1° ANO AO ENSINO MÉDIO, ESTIVERAM NA ESCOLA E DISTRIBUÍRAM ENTRE OS PROFESSORES DA ESCOLA E DA COMUNIDADE DA TABACARIA TODO MATERIAL ARRECADADO  PARA QUE FOSSEM DISTRIBUÍDOS ENTRE OS ALUNOS DA ESCOLA E DA REGIÃO. ESSA ATITUDE É POR DEMAIS IMPORTANTE, POIS PERCEBEMOS A FELICIDADE DE CADA PROFESSOR AO OLHAR PARA AS PEÇAS E SABER EXATAMENTE QUAL CRIANÇA NECESSITAVA E A QUAAL CRIANÇA ENTREGAR.

LOUVAMOS ESSA ATITUDE E AGRADECEMOS A TODOS QUE DE ALGUMA FORMA PARTICIPARAM.



AUTA TÂNIA - EUNÍCIA  E PROFESSORES DA ESCOLA DA TABACARIA

SEMED / EQUIPE TECNICA PEDAGÓGICA VAI AS ESCOLAS MONITORAR APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS

A Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação realizou durante o mês de julho, visitas pedagógicas nas escolas da rede, com o objetivo de acompanhar e monitorar o ensino aprendizagem das crianças. Na ocasião, foi reforçado com o diretor e coordenador o encaminhamento das ações dentro do Eixo Participação Social no Selo Unicef.
 
Equipe Técnica da SME.






 

ESC. MUL. ANTÔNIO B. LEITE – ALUNOS REALIZAM ENTREVISTA COM O CONSELHO TUTELAR


As turmas dos 1º anos “A” e “B” da Escola Municipal Antônio Barbosa Leite estão trabalhando com os alunos o tema do Selo UNICEF – Educação para a Convivência com o Semiárido - seguindo o Roteiro Temático “Assistência Social e Cidadania”. Esses alunos estão estudando sobre o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar, tendo como mediadora a professora Luiza Maria Cavalcante. Para atender as necessidades da turma e uma das etapas do projeto, recebemos  esta semana a visita do Conselho Tutelar, sendo representado pela conselheira Alessandra e o ex-conselheiro Tenório, cujo objetivo da visita foi uma entrevista  feita pelos alunos e uma palestra sobre os Direitos da Criança e do Adolescente  e de que   forma  os conselheiros atuam quando os direitos das crianças estão sendo violados e como podemos fazer a denúncia. Os alunos ouviram atentamente as explicações tiraram suas dúvidas e fizeram perguntas sobre o tema explorado. Após este momento as coordenadoras e as professoras reuniram-se em outra sala com a conselheira Alessandra e o ex-conselheiro Tenório para tirar dúvidas sobre algumas situações vivenciadas na comunidade escolar.

Clébia Maria da Silva - Diretora
Luiza Maria Cavalcante da Fonsêca - Professora

 
 
 
 
 

sábado, 30 de julho de 2011

SEMED REALIZA REUNIÃO COM DIRETORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PARTICULARES PARA DEFINIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO DESFILE EM COMEMORAÇÃO A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO.

A Secretária de Educação Municipal, Márcia Souza, esteve reunida na manhã de hoje (29), com os diretores das escolas estaduais, municipais e particulares, como também com os músicos que acompanharão as Bandas durante o desfile. O objetivo foi discutir os pontos negativos do desfile do ano passado e encaminhar direcionamentos para melhorar questões como: atraso de escolas, e cooperatividade na organização geral, para uma atenção muito especial as crianças e adolescentes na segurança e no atendimento, para que o desfile seja prazeroso e divertido com a alegria e a animação do Baú de Leitura.  Foi informado que o local será na Orla do Açude do Goiti e que terá o acompanhamento e colaboração do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, SMTT, SAMU, UNIMED e RÁDIOS para fazer a cobertura total do desfile. 

Palmeira estará comemorando seus 122 anos de emancipação Política no dia 20 DE AGOSTO e terá como tema:
"PALMEIRA, RUMO AO SELO UNICEF COM AMOR, ORDEM E PROGRESSO."

 
 

ESC. MUL. ANTÔNIO B. LEITE – ALUNOS DO 4º ANO ‘A’ E ‘B’ REALIZAM ENTREVISTA COM PROFISSIONAIS DO CREAS.


As turmas do 4º ano “A” e “B” da Escola Municipal Antônio Barbosa Leite, está trabalhando com esses alunos o tema do Selo UNICEF – Educação para a Convivência com o Semiáriado – estudando o Roteiro Temático “Assistência Social e Cidadania” tendo como subtema para desenvolver nestas turmas o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, tendo como orientadora a Professora Maria Claudenice. Para atender as necessidades da turma os alunos receberam esta semana a visita da Psicóloga Sheila como representante do CREAS para uma entrevista. A psicóloga iniciou fazendo uma explanação sobre o significado e importância do CREAS e sobre o público atendido, os alunos ouviram atentamente e  tiraram as suas dúvidas.

Após este momento os alunos iniciaram a entrevista, onde a psicóloga respondeu com clareza e segurança a tudo que lhes foi perguntado, a Diretora Clébia também participou deste momento interagindo com os alunos. O material produzido será desdobrado em sala de aula.

Clébia  Maria da Silva – Diretora / Maria Claudenice e Luiza Maria Cavalcante - Professoras

 
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 29 de julho de 2011

SMS REALIZA MOBILIZAÇÃO NO DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO NO TRABALHO


O Dia 27 de Julho - Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho teve como objetivo divulgar o que é Saúde Ocupacional e mobilizar a sociedade em geral não só sobre Acidentes de Trabalho, mas também sobre Riscos Ocupacionais, Doenças Ocupacionais,  Uso de Equipamento de Proteção Individual(E.P.I.) e Direitos Trabalhistas. Esse 27 de Julho tem o intuito de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores de empresas, instituições e corporações. O Ministério da Saúde preconiza que Saúde Ocupacional é o bem-estar físico, social e mental. Centenas de Acidentes de Trabalho acontecem diariamente no Brasil e a maioria desses acidentes não são notificados.

Você deve está se perguntando: mas o que é Acidente de Trabalho? É o Acidente que ocorre no local e no horário do expediente. Acidente de Trabalho não é apenas aquele que causa lesão corporal. O assédio Moral, Agressões Verbais e Sabotagens cometidas por terceiros também são considerados Acidentes de Trabalho. Há ainda o Acidente de Percurso que é aquele acidente que ocorre no trajeto que o profissional faz de casa para o trabalho e do trabalho para casa. O Acidente de Trabalho pode ser ainda doença obtida pela forma de exercer o seu serviço. É por isso que se faz pensar que esses acidentes poderiam ser evitados pelo simples fato do Uso de Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I.).

Toda empresa é obrigada a oferecer e capacitar o uso correto dos E.P.I.s  aos seus funcionários, o funcionário,  por sua vez tem o dever de utilizá-lo no horário e expediente de trabalho. Quando há um acidente de Trabalho a empresa tem a obrigação de notificar esse acidente através da Comunicação de Acidente de Trabalho (C.A.T.). O C.A.T. é um documento que a empresa tem de ter que é   obrigatório para encaminhamento ao INSS. A empresa deve comunicar a C.AT. em no máximo 24 h, no caso de morte essa comunicação tem de ser imediata.  E se a empresa não cumprir essas exigências e normas poderá ser multada. Todo trabalhador desde que filiado ao INSS ou a outros regimes previdenciários congêneres tem direito a benefícios por vias legais. Para tanto é imprescindível que o trabalhador saiba dos seus direitos e dos seus deveres e se sensibilize em relação ao uso de E.P.I.s.

Rebeca Araujo
Coordenadora da Vigilância à Saúde do Trabalhador.
Palmeira dos Índios - AL 

 
 
 
 
 
 
 

ESC. MUL. BELARMINO TEIXEIRA – ALUNOS REALIZAM ENTREVISTAS COM SECRETÁRIA E TÉCNICOS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Dando continuação as atividades de Educação para a Convivência com o Semiárido no Roteiro 4: Assistência Social e Cidadania, a Escola Municipal Belarmino Teixeira Cavalcante desenvolveu nos dias 27 e 28 deste, atividades de pesquisa sobre os Programas Sociais através de entrevistas com a Secretária Édla Canuto e técnicos da Secretaria de Assistência Social. Nesta quarta (27) os alunos do 6º ano acompanhados pelos professores Milton e Verônica, desenvolveram este trabalho com a coordenadora do PETI, nesta ocasião eles fizeram suas perguntas e adquiriram as respostas para esclarecer suas dúvidas. Neste mesmo dia, no horário vespertino, os alunos do 7º ano “A” acompanhados pelos professores Márcio e Verônica, realizaram esta pesquisa entrevistando a Secretária de Ação Social, Édila Canuto sobre o Programa Bolsa Família. Na quinta (28) os alunos do 7º ano “B” acompanhados pela professora Josineide e a vice-diretora Cida Avelino, fizeram uma visita a sede do CREAS e foram recepcionados pela equipe dos profissionais que exercem suas funções neste programa, dando assistência a população palmeirense. Este momento despertou nos alunos curiosidade e prazer, pois durante a conversa os mesmos interagiram fazendo perguntas e demonstraram no olhar a satisfação em ouvir aquelas informações. 

Diretora: Denise Tenório - Vice-Diretora: Cida Avelino
Professores: Milton, Josineide, Verônica e Márcio