quinta-feira, 31 de outubro de 2013

REUNIÃO DE AJUSTES FINAIS PARA REALIZAÇÃO DA III SEMANA DO BEBÊ EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS -AL



 De 04 à 08 de novembro na cidade de Palmeira dos Índios será realizada a  III SEMANA DO BEBÊ com atividades sócio educativas e uma programação bem diversificada que envolverá a população em geral (adultos e crianças), os gestores e profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, os  integrantes do Sistema  de Garantia de Direitos, igrejas, comércio e empresários que participarão de uma série de ações que acontecerão simultaneamente, em formatos e cores diferentes, com atendimentos na saúde, palestras, oficinas,  rodas de diálogo, atividades lúdicas,  assistenciais, educativas, artísticas e culturais.Para rechear essa Semana entre as atividades desenvolvidas teremos  a escolha do Bebê Prefeito que será o primeiro Bebê a nascer  no 1º dia desta semana de parto normal na Maternidade Santa Olímpia, sendo que a mãe deve ter comparecido a no mínimo 07 consultas do pré-natal e seja residente no município de Palmeira dos Índios,  recebendo assim  o título de Bebê Prefeito. Nesta ocasião a criança

receberá: a visita do Prefeito, do Vice- Prefeito e demais membros da Comissão Organizadora; Realização do Registro de nascimento do Bebê Prefeito – 2013; Kit, com roupinhas e utilidades para a criança; Banner com a foto da criança e Chave Simbólica do Município.
 A realização desses momentos exigirá mobilização, convocação de vontades das pessoas que executarão todas as ações, disciplina, perseverança, adesão e envolvimento da coletividade.
A exemplo de qualquer outro evento, a realização da Semana do Bebê, depende de paixão pelos Bebês de voluntários que dediquem horas e dias à mobilização da comunidade sobre a importância de investir na gestante e no bebê.
 
Comitê Pró Selo








SEMED DE PALMEIRA DOS INDIOS NA VI BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE ALAGOAS 2013



De 25 de outubro a 3 de novembro de 2013, acontece em Maceió a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio de sua editora, a Edufal, que conta com o apoio da Abeu (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), da CBL (Câmara Brasileira do Livro), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas e demais parceiros de instituições públicas e privadas.


No dia 30 de outubro técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios – Alagoas visitaram a IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas e foi um dia bastante proveitoso, pois tiveram a oportunidade única de expandir seus conhecimentos para serem aplicados no município e assim melhorar um pouco mais o ensino de qualidade na nossa cidade.


Mais informações: http://www.edufal.com.br/bienal2013/





quarta-feira, 30 de outubro de 2013

E.M. ANTÔNIO B. LEITE – SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO LIVRO “DUDU E O PROFESSOR ASPERGILO"

PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Escola Municipal Antônio Barbosa Leite
Alfabetizadora: Marli Honorato da Silva
Série 3º ano A

Sequência Didática
LIVRO: Dudu e o professor Aspergilo
Autora: Alane Beatriz Vermelho.

Atividade desenvolvida com o livro do acervo do PNDL, uma Leitura compartilhada com os alunos, trazendo o conhecimento sobre os microbios e os microorganismos, mostrando como o Dudu em seus desenhos demonstrou e explicou o assunto abordado pela professora em suas aulas de ciências.

Objetivos:
*Desenvolver a leitura de gêneros textuais, enfatizando o conhecimento acerca do assunto abordado na história.
*Levar ao aluno o conhecimento sobre fungos, bactérias, virus, mostrando o universo desses microorganismos.
* Mostrar materiais utilizados nos estudos desses microorganimos, como lupas e microscopios.
Sequência Didática
1º momento – Foi feito a leitura do livro com os alunos, mostrando o teor da história e os elementos contidos.
2º momento inicia-se a discussão, os questionamentos, as dúvidas a explicação de todo o contexto que o livro trás sobre os microorganismos. A aula segue ainda demosntrando materiais que podemos utilizar em uma aula de ciências propriciando assim uma aula dinâmica, interativa e participativa.

























E.M. NOVO HORIZONTE – RELATO DE TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS

PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA



Escola Municipal Novo Horizonte
Turma: 3º ano B
Profª. Lucivânia Ciríaco da Silva

Trabalho realizado em sala de aula com Gêneros Textuais.

            Organizei a turma em um semi-círculo e apresentei a eles um cartaz com diferentes tipos de textos, como : músicas, receitas, contos. Parlendas, texto retirado de jornal etc.
            Após a apresentação dos gêneros textuais a serem trabalhados, cantei com eles uma música infantil. Depois que cantamos fiz perguntas.
- Quem já conhecia esta música?
- Vocês gostaram dela?
-Vocês sabiam que toda música pode ser escrita e por isso, é um tipo de texto?
            Agora, nós vamos ouvir uma história. Apresentei o recurso e me caracterizei com chapéu e jaleco colorido para chamar atenção dos alunos para ouvir a história.
            Após ouvirem a história, perguntei aos alunos se eles gostaram da história e o que mais chamou a atenção delas. Começou então a surgir  um montão de respostas.
- Ele não tinha amigos.
- Ele ficou triste...
            Nesse momento mostrei que tanto a música que eles ouviram  como a história são textos que podem ser escritos por um autor e lidos por diferentes leitores como eles.
            Depois que as discussões sobre diferentes tipos de textos foram feitas, pedi para que algumas crianças voluntárias, citasse algum tipo de texto diferentes dos que apresentei. Logo após, pedi que as crianças fizessem uma dobradura da música que cantamos e um desenho sobre a historia que ouviram.
            Depois disso coloquei com o auxilio das crianças os desenhos na parede e pedi que alguns deles explicassem o que desenhou.
            Assim, pude apresentar mais um tipo de texto, e expliquei que um desenho apesar de não conter palavras, também pode ser um texto, uma vez que é capaz de transmitir uma mensagem e que as pessoas o lêem.
            Outro texto trabalhado com eles foi as advinhas. A leitura das advinhas foi feita por mim e os alunos foram desafiados a encontrar a resposta para cada advinha. As crianças participaram ativamente da atividade de  modo  lúdico e contextualizado. A partir dessa atividade, os alunos vivenciaram um momento lúdico de aprendizagem e tiveram acesso a um texto muito pertinente ao trabalho  com alfabetização, as advinhas são textos curtos que implicam em um jogo de perguntas e respostas.
            Por meio das advinhas pude desenvolver a fluência da leitura e também a capacidade para desvendar o enigma, com base nas pistas que o texto traz.
            Ao pedir que os alunos relembrem os tipos de textos que conheceram, como: poesia, contos, textos de jornais, desenho, música, receitas, parlendas, cartas, bilhetes e advinhas. Achei importante instigá-los a escolher um tipo destes textos e escrever outro. A escolha da maioria deles foi o bilhete. Então cada um escolheu um amigo para escrever um bilhete. Após escreverem pedi que quem ganhou o bilhete viesse colar no cartaz. Nesse momento outro aspecto da alfabetização pode ser trabalhado como a ortografia, a imaginação, a criatividade, o gosto por diferentes gêneros textuais.