terça-feira, 30 de junho de 2015

MERENDA ESCOLAR DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS TORNA-SE REFERÊNCIA EM NUTRIÇÃO E QUALIDADE.

A Prefeitura de Palmeira dos Índios através da SEMEDE e de seu Secretário Sr. Luiz Lobo e Secretária Adjunta Joelma Toledo, vem cada dia mais implementando as ações para garantia de Educação de Qualidade no município e para isso vem ampliando e melhorando a merenda escolar afim de oferecer uma alimentação saudável a seu alunado.
Para isso a SEMEDE conta com uma equipe extremamente competente, composta por profissionais técnicos e nutricionistas que acompanham e planejam toda as etapas para propor um cardápio nutritivo e de qualidade sem perder o sabor, primando por uma matéria prima de qualidade e contribuindo também com os produtores da região. Além também de cada unidades escolar ter uma equipe preparada e capacitada para atender as exigências estabelecidas para uma merenda de qualidade.
Vale acrescentar que o município vem ampliando suas ações com recursos próprios e também através do Programa Mais Educação, que permite permanência do aluno em tempo integral na escola.
A SEMEDE também tem realizado parceria com a Secretaria de Saúde no qual foi possível implantar o Programa NUTRISus onde a alimentação da escola é enriquecida com a inserção de suplemento alimentar através de saches encaminhados as unidades escolares.
É A SEMEDE e Prefeitura trabalhando em prol de uma Educação de Qualidade.

Texto: Mônica Cristina Barbosa
Núcleo de Comunicação SEMEDE






SEMEDE RECEBEU ACERVOS LITERÁRIOS RELATIVOS AO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA - PNBE

A SEMEDE recebeu na manhã desta terça-feira, 30/06 o acervo literário relativo ao Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE para atendimento aos alunos da rede pública municipal. Foi encaminhadas várias obras literários nos quais serão direcionadas à biblioteca das escolas afim de incorporar ao acervo bibliográfico.
Também foram recebidos acervos para utilização em sala de aula com o objetivo de trabalhar diretamente a literatura na grade curricular do alunado.
Vale acrescentar que todo o acervo é analisado pelo Ministério de Educação e que é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE o responsável pelo envio dos mesmos, no qual sem uma parceria ativa e credibilidade no trabalho na educação o município não receberia.
As coordenadora Pedagógicas Salésia Maria e Cícera Nunes estão separando todos o material para iniciar ainda esta semana a entrega nas unidades escolares para que os alunos tenham acesso o quanto antes.
SEMEDE trabalhando afim de ampliar as ações da Educação no Município de Palmeira dos Índios.

Texto: Mônica Cristina Barbosa
Núcleo de Comunicação SEMEDE






ESCOLA MUNICIPAL ELOI BARBOSA REALIZA NOITE DO MILHO COM ALUNOS DO EJA

A Escola Municipal Eloi Barbosa localizada no Povoado Caraíbas Tortas, sob direção da Sra. Lucinéia Vieira teve uma noite memoravel para os alunos do EJA.
No dia 27/06, sábado através da coordenadora Sra. Sandra Marta, aconteceu a primeira noite do milho. Noite esta que envolveu alunos do EJA e toda comunidade com o objetivo de comemorar os festejos juninos na escola promovendo um grande encontro e intercambio entre escola e comunidade.
Foi um momento impar para a comunidade escolar, uma vez que os alunos do EJA preparam uma apresentação através de quadrilha com direito a casamento matuto, além de articular um movimento na realização de brincadeiras e confraternização através das comidas típicas confeccionadas pelas escola e pelos próprios alunos.
A SEMEDE tem a honra de parabenizar toda equipe por proporcionar tão momento na vida dessas pessoas que buscam na educação uma perspectiva de futuro.

Texto: Mônica Cristina Barbosa
Núcleo de Comunicação SEMEDE








ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FERNANDES DA COSTA PROMOVE GINCANA JUNINA COM ALUNOS DO EJA.

Na noite do dia 26/06, sexta-feira, na sede da Escola Municipal Antônio Fernandes da Costa localizada no Povoado Moreira e sob direção da Sra. Fátima Silva, aconteceu a primeiro gincana junina envolvendo os alunos do EJA.
O momento contou com a participação de trio nordestino, que com muita música animou os participantes, sorteio de brindes, realização de brincadeiras além de comidas típicas para animar a festa.
A SEMEDE parabeniza a direção e todos que fizeram desta noite um belo encontro de confraternização.

Texto: Mônica Cristina Barbosa
Núcleo de Comunicação SEMEDE







ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO BARBOSA LEITE PARTICIPARAM DA III COPA LEONIZIO JUDÔ CLUBE

Os alunos da Escola Municipal Antônio Barbosa Leite, localizada no Povoado de Canafístula, zona rural de Palmeira dos Índios, mostraram-se mais uma vez engajados no que diz respeito as ações de esporte escolares.
Desta vez os alunos da modalidade Judô do Programa Mais Educação participaram e representaram o município na III Copa Leonizio Judô Clube, que aconteceu na Cidade de Arapiraca no dia 27 de junho, sábado.
O evento contou com o acompanhamento direto da diretora Sra. Clébia Maria, que articulou junto a SEMEDE os aparatos para que os mesmos pudessem participar e estarem presente no momento.
Os alunos mostraram-se bastante empolgados e felizes e garantiram a premiação de II Lugar no ranking.
A SEMEDE parabeniza a direção, os profissionais e todos os alunos envolvidos em mais um momento que garante o esporte como ferramenta de inclusão social.

Texto: Mônica Cristina Barbosa
Núcleo de Comunicação SEMEDE






quinta-feira, 25 de junho de 2015

O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS REALIZOU NESTA SEMANA UM “ARRAIÁ” EM COMEMORAÇÃO AOS FESTEJOS JUNINOS.

Durante o mês de Junho o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos trabalhou o tema: Festa junina. Tendo como objetivo principal do projeto enriquecer o conhecimento dos usuários quanto aos costumes das festas juninas e proporcionar momentos de integração. E nesta segunda-feira, dia 22 de Junho deu-se inicio as festividades, na Casa Viva com usuários da área urbana. Durante o evento houve apresentações de danças e brincadeiras, quadrilha junina e sorteio do balaio junino. Logo em seguida foram servidas comidas típicas.  

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos








SEMEDE EM PARCERIA COM MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, REALIZARAM REUNIÃO COM DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS

Na final da tarde desta quarta-feira, 17/06 no Centro de Treinamento Pastoral Pio XII aconteceu mais uma reunião com os diretores das escolas públicas municipais, desta vez solicitada pelo Secretário Luiz Lobo e  Secretária Adjunta Joelma Toledo que juntamente com o Promotor de Justiça da Vara da Criança e Adolescente, Drº Rogério Paranhos coordenou todo o momento.
O Objetivo desta reunião foi apresentar ao diretores, a parceria entre a SEMEDE e o MPE que com muito dialogo chegaram a concordaria que ambos trabalham em prol de um bem comum que é garantir os direitos de suas crianças, adolescentes e jovens.
Vale acrescentar que este foi um momento ímpar primordial na Educação de Palmeira dos Índios, onde os diretores puderam dialogar expor suas necessidades, mas sobretudo os avanços que tem marcado cada escola.

Texto: Mônica Cristina Barbosa
Núcleo de Comunicação SEMEDE




ESCOLAS MUNICIPAIS DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS COM APOIO DA SEMEDE E PREFEITURA REALIZARAM O MAIOR EVENTO JUNINO NAS UNIDADES.

Mais uma vez a Educação de Palmeira vem surpreendendo a comunidade e seus alunos. Desta vez, as Escolas juntamente com a SEMEDE e apoio da Prefeitura, realizaram o maior evento junino nas suas unidades escolares, já vistas em todo o período.
As comemorações iniciaram na manhã desta última sexta-feira, 19/06 e perpassaram o período noturno com as festividades junto aos alunos do EJA. 
De acordo com o projeto didático desenvolvido em cada escola, as atividades foram planejadas não só para os alunos mas promoveu a participação dos pais e comunidade.
Vale acrescentar que atendeu não só as unidades da zona urbana, como também a zona rural, que realizou uma grande festa com: apresentações culturais, comidas típicas (oferecidas pela escola e SEMEDE), brincadeiras, desfiles de carroças e muita animação.
Cada unidade escolar contou com a presença de representantes da SEMEDE que acompanhou e prestigiou o evento e também a visita do Prefeito Exmo. James Ribeiro, Secretário Sr. Luiz Lobo, Secretária Adjunta Srª Joelma Toledo, Secretária de Planejamento e Gestão Srª Verônica Medeiros e Secretário de Captação de Recursos Sr. Rodrigo Gaia que acompanharam várias escolas.
A SEMEDE agradece a toda equipe e todos que se fizeram presentes, principalmente parabeniza a todas as escolas que desenvolveram um belo trabalho.

Texto: Mônica Cristina Barbosa
Núcleo de Comunicação SEMEDE












SEMEDE PROMOVEU GRANDE SHOW E FECHOU COM CHAVE DE OURO SUA PARTICIPAÇÃO NO ARRAIÁ DA PREVENÇÃO

Na tarde de terça-feira, 23/06 a SEMEDE através através das Escolas Municipais realizaram belíssimas apresentações de quadrilhas durante a Programação do Arraiá da Prevenção na Praça Humberto Mendes conhecida popularmente por Praça do Skate, no qual houve um momento de competição entre as mesmas e da participação da população presente que em torcida animada contribuíram com o evento.
O momento contou com a presença do Secretário de Educação e Esporte Sr. Luiz Lobo, Secretária Adjunta Srª Joelma Toledo, Secretário de Articulação Política Sr. Rodrigo Gaia, equipe da SEMEDE, Diretoras das unidades escolas municipais, professores e alunos.
Para encerrar este momento a SEMEDE através da articulação de seu secretário, garantiu o encerramento dos festejos com um belo show conduzido pelo Cantor Popular Nordestino Cláudio Rios, fazendo desta noite um momento especial para toda população.

A SEMEDE vem cada dia mais trabalhando para o pleno desenvolvimento do cidadão.

Texto: Mônica Cristina Barbosa
Núcleo de Comunicação SEMEDE






terça-feira, 23 de junho de 2015

SECRETÁRIO DA SEMEDE LUIZ LOBO PARTICIPA DE ENCONTROS PARA TRATAR DO PME E ESCLARECE AÇÕES NA SESSÃO EXTRAÓRDINÁRIA DA CÂMARA DE VEREADORES.

Ontem dia 22/06 o dia do Sr. Secretário Luiz Lobo foi dedicado as negociações para aprovação do Plano Municipal de Educação.
Na parte da manhã o mesmo, acompanhado da Coordenadora Pedagógica Roseneide Bezerra participaram de uma longa conversa com Dom Dulcênio a cerca do PME. No período da tarde, na residência do Pe. Thiago foi dado continuidade a este importante assunto. Já no final da tarde, no Gabinete do Prefeito James Ribeiro foi costurado os últimos acertos e estratégias de como conduzir o posicionamento do executivo na seção extraordinária da Câmara. Na Câmara de Vereadores o Secretário Luiz Lobo, agora, com o apoio da Vereadora Joelma Toledo foi conseguido a aprovação do PME.

“Quero agradecer não só a essas duas guerreiras e principais condutoras da elaboração do PME como também a toda brilhante, guerreira, competente e briosa equipe da SEMEDE que permitiram que a cidade de Palmeira dos Índios figurasse entre uma minoria expressiva de cidades que hoje contam com o Plano Municipal de Educação”

Luiz Lobo – Secretário de Educação e Esporte de Palmeira dos Índios


Núcleo de Comunicação SEMEDE






quarta-feira, 17 de junho de 2015

SEMEDE RENOVA PARCERIA COM O SEBRAE ATRAVÉS DA SECRETARIA DE INDUSTRIA E COMERCIO NA REALIZAÇÃO DO PROJETO JEPP - JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS.

Na manhã desta terça-feira, 16/06 na sede da SEMEDE, realizou uma reunião envolvendo Secretária Adjuntada da SEMEDE Srª Joelma Toledo, Coordenadora Pedagógicas Jeane Viera, Denise Tenório e Maria de França, Diretores da Escolas Municipais, Gérson Jatobá, Marinete Neves, Eloi Barbosa e Mary Sampaio Caparica, Secretário de Indústria e Comércio Sr. Glifson Magalhães e Analista do SEBRAE Srª Isabel Barcellos.
A reunião teve como objetivo renovar a parceria entre secretarias de Educação e Esporte e Indústria e Comércio juntamente com o SEBRAE para efetivação do Projeto JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos. 
Este projeto tem como base disseminar a cultura empreendedora, estimulando nos participantes a prática das características de um jovem empreendedor, orientando-os quanto sujeitos de seu papel na sociedade. O mesmo foi implantado em sua primeira etapa nas Escolas Municipais:  Eloi Barbosa e Mary Sampaio Caparica ambas localizadas na Zona Rural. Este ano o projeto será estendido a mais duas escolas, desta vez na zona urbana sendo elas: Dr. Gérson jatobá e Profª Marinete Neves. Tendo como acompanhamento pedagógico as Coordenadoras da SEMEDE, Jeane Viera, Denise Tenório e Maria de França no qual trabalharão em conjunto em todo o processo.

Texto: Mônica Cristina Barbosa
Apoio: Jeane Vieira
Núcleo de Comunicação SEMEDE