quinta-feira, 29 de outubro de 2015

MATERIAL ESPORTIVO.

A Diretoria do Esporte da Secretaria de Educação e Esporte do município de Palmeira dos Índios iniciou na última quarta-feira (28) a montagem dos kits esportivos, que serão distribuídos para todas as escolas municipais a partir do dia 10 de Novembro de 2015. A Vinda do material a Palmeira dos Índios, foi mérito de uma das viagens realizadas pelo Secretário de Educação e Esporte Sr. Luiz Lobo á Brasília.  A SEMEDE visa o esporte, como instrumento pedagógico que precisa se integrar às finalidades gerais da educação de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social.
Texto: Juliana Araújo.
Núcleo de Comunicação SEMEDE.



ENSAIO DO ''PROJETO GERAÇÃO 2000.''

Na tarde de ontem (29), as 134 debutantes que irão participar do ‘’Projeto Geração 2000’’ realizaram o ensaio geral na Casa de Show Aquários, com a supervisão da Secretária Adjunta Joelma Toledo.  As adolescentes que irão comemorar seus 15 anos, se mostram bastantes ansiosas. Na tarde desta quinta-feira (29), as adolescentes irão participar da Celebração Eucarística, com os familiares, a partir das 17hs na Catedral Diocesana. E amanhã dia 30 de Outubro acontecerá o tão sonhado baile, mesmo não marcando mais a passagem  de menina para mulher, a comemoração dos 15 anos é uma festa desejada por muitos adolescentes. A cerimônia pode ser tradicional ou informal, desde que seja bem organizada e é isso que a Secretaria de Educação e Esporte vem realizando com esse projeto, através do nosso Secretário Luiz Lobo que está tendo todo apoio do Prefeito James Ribeiro, para idealização desse evento que está movimentando toda cidade de Palmeira dos Índios. 

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE.



terça-feira, 27 de outubro de 2015

AULÃO DO IDEB.

 A Secretaria de Educação e Esporte do município de Palmeira dos Índios, realizou um aulão do Programa ‘’Nosso IDEB MELHOR’’ nesta terça-feira (27), com os alunos da rede municipal que irão participar  da Prova Brasil.

 O Secretário da SEMEDE Sr. Luiz Lobo, iniciou o aulão dando uma palavra de incentivo e motivou os alunos falando da importância de atingirmos o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica no  Estado de Alagoas e que eles aproveitassem esse aulão da melhor forma possível, tendo bastante atenção aos conteúdos aplicados, pois os professores estão trabalhando em cima das questões  aplicadas nas provas dos anos anteriores. A SEMEDE vem contribuindo para a melhoria do desempenho dos alunos, trabalhando essas práticas pedagógicas,  ambientando os alunos no sistema de realização da prova, assim são trabalhados também os aspectos psicológicos e emocionais em relação à prova.

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE





segunda-feira, 26 de outubro de 2015

AULÃO DO PROGRAMA ‘’NOSSO IDEB MELHOR''

A Secretaria de Educação e Esporte realizará um aulão nos dias 27 e 28 de Outubro, destinados aos alunos que irão fazer a prova do Programa ‘’NOSSO IDEB MELHOR’’.
No dia 27 de Outubro, os alunos do 5º ano da rede municipal da Zona Rural irão participar do aulão no Centro de Treinamento Pio XII, a partir das 8hs da manhã.  Na parte da tarde, os alunos  da zona urbana irão participar do aulão a partir das 14hs.
No dia 28 de Outubro, o aulão vai ser destinado para os alunos do 9º ano da zona urbana e rural, a partir das 14hs. O Programa do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica é um  condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. 

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE


SUPERINTENDENTE DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL DE ALAGOAS.

O Secretário de Educação e Esporte Sr. Luiz Lobo em articulação com a Secretária de Articulação Política, Secretaria Municipal de Agricultura e a SMTT, junto com o Exmo. Prefeito James Ribeiro, realizou uma reunião na manhã desta segunda-feira (26) com o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal de Alagoas, Sr. Albuquerque, para firmar parcerias no trabalho de prevenção a acidentes de trânsito em Palmeira dos Índios e Região.
Reduzir os acidentes de trânsito, bem como propiciar mais segurança às crianças e adolescentes do nosso município por meio de ações integradas, envolvendo o  setor da  educação  e regulação do trânsito foi o objetivo da reunião, desenvolvendo um projeto de Prevenção de Acidente: ''Na escola ou no trânsito, todo cuidado é pouco”,  ressaltou o Secretário Luiz Lobo. 

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação 



III ENCONTRO LITERÁRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

 A Escola Municipal Pedro Rodrigues Gaia, dirigida pela professora Ilma, realizou o III ENCONTRO LITERÁRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, no dia 22 de Outubro de 2015 na Quadra Esportiva João Lopes da Silva, localizada no Povoado Coruripe da Cal.  O encontro teve como objetivo  desenvolver habilidades relacionadas á leitura, interpretação e produção de texto estimulando o educando, o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo dessa forma, na formação da cidadania.
A Secretaria de Educação e Esporte parabeniza toda equipe da escola pelo brilhante trabalho,  pois “O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE




COMEMORAÇÃO DO MÊS DAS CRIANÇAS.


O dia 12 de outubro é comemorado como o Dia da Criança.
A Organização das Nações Unidas preocupada com a situação de inúmeras crianças e adolescentes declara a importância e necessidade da proteção da infância e O UNICEF oficializou a Declaração Direitos da Criança em 1959. Nesse intuito, mundialmente as nações recordam o valor da infância e da defesa dos seus direitos. No Brasil, com o Decreto nº 4867 foi criado o Dia da Criança, tendo sua celebração no dia 12 de outubro.
Como forma de fazer memória desse momento, a Escola Municipal Professora Marinete Neves realizou atividades recreativas com seus estudantes durante a semana de 05 a 09 de outubro, culminando com o dia de grande celebração.
As atividades foram realizadas tanto na Matriz localizada no Bairro da Vila Maria com no anexo localizado na Avenida Governador Muniz Falcão (FACESTA). Foi realizado cinema com pipoca, brincadeiras tradicionais, contação de histórias, muita festa e alegria. 


Texto: Jefferson Souza Farias da Costa
Núcleo de Comunicação SEMEDE






FORMAÇÃO DO PNAIC.

O Secretário de Educação e Esporte Sr. Luiz Lobo e a equipe da coordenação pedagógica realizou na manhã desta sexta-feira (23), a Formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), para os professores do 1º ao 3º ano do município de Palmeira dos índios. A formação aconteceu na Escola Municipal Gerson Jatobá das 8hs da manhã com termino às 13hs da tarde. A Secretaria de Educação e Esporte vem realizando essas formações garantindo o direito à alfabetização plena a todas as crianças do município. 

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE



CAMPANHA DE COMBATE A HANSENÍASE E VERMINOSE

Em uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Esporte – SEMEDE e da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, estudantes da Escola Municipal Professora Marinete Neves participam da Campanha Nacional “Hanseníase tem cura” e Verminoses.
A campanha nacional visa a identificação de casos de crianças que estejam com sintomas das doenças para que possam receber atendimento especializado de forma precoce; busca também orientar as famílias para a prevenção.
São atividades da campanha: palestras com as famílias acerca dos sintomas, preenchimento de ficha de auto imagem da criança, feita pela família, e se necessário encaminhamento para o serviço de saúde, e aplicação da dosagem de combate a verminose (com a autorização das famílias).
No aspecto pedagógico os formulários e matérias de divulgação e orientação se tornam instrumentos de acesso à informação e desenvolvimento das atividades escolares. Leitura e escrita das palavras e textos se tornam base para o desenvolvimento das várias disciplinas contribuindo para a ação interdisciplinar e transdisciplinar do conhecimento.

Texto: Jefferson Souza Farias da Costa
Núcleo de Comunicação SEMEDE.

CICLO DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF.

A articuladora do selo UNICEF Sra. Joelma Toledo, a Coordenadora Ana Maria Holanda e a Coordenadora de Projetos “Programa Nosso IDEB Melhor” Sra. Érika Motta participaram na última quinta-feira (22) do Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF no Planetário e Casa das Ciências, localizados na Cidade de Arapiraca
A Capacitação contou com dois temas: Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social do Município implementando o Plano Municipal de Esporte Educacional. A SEMEDE vem buscando ações de mobilização dos adolescentes no Selo para que façam parte de um processo contínuo para consolidar a presença e participação dos adolescentes do município nos espaços formais e informais de discussão, elaboração e implementação de políticas públicas.

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE.



PROJETO DO ''PROGRAMA MINISTÉRIO DA CULTURA''

O município de Palmeira dos Índios, foi privilegiado com o Projeto do Ministério da Cultura, eram 5000 mil projetos inscritos em todo Brasil, 250 foram selecionados no Nordeste, Sete Projetos no Estado de Alagoas e nosso município foram contemplados com duas Escolas Municipais: Mary Sampaio Caparica, localizada no Povoado Bonifácio e a Oásis localizada no bairro da Cafurna. No dia 20 de Outubro recebemos a Coordenadora Geral do Projeto de Monitoramento do ''Programa Mais Cultura na Escola'' Sra. Cris Abramo e o Pesquisador do Projeto Sr. Tiago Souza de Jesus.
A Escola Municipal Oásis realizou uma apresentação do ''PROGRAMA MAIS CULTURA'' apresenta: O que é que a Cafurna tem? Os alunos apresentaram uma peça teatral retratando a história da Cafurna.
A Secretaria de Educação e Esporte representada pelo Secretário Luiz Lobo, parabeniza toda equipe da Escola Oásis, principalmente ao professor de Teatro Marcone e aos moradores da Comunidade que prestigiaram vendo seus filhos, netos se apresentando brilhantemente.
Essa ação é mais uma conquista nossa e sinal que estamos desenvolvendo esse grande projeto no nosso município que é o Programa Mais Cultura Nas Escolas, pretendendo potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral.

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE.





CAPACITAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO BPro.

O Diretor de Execução Esportiva da Secretaria de Educação e Esporte do município de Palmeira dos Índios, Natercio Roldão participou de uma CAPACITAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO BPro nos dias 16,17 e 18 de Outubro de 2015 na Cidade de São Paulo. O professor Natercio é o terceiro no estado de Alagoas a receber essa qualificação, na última semana o profissional fez um estágio na Clínica do Educador Físico Marcio Atalaia, que está entre os mais gabaritados do Brasil na área esportiva e faz parte do PROGRAMA FITNESS na emissora da Rede Globo.
Neste período ele também teve a oportunidade de colaborar no desenvolvimento do treino do apresentador do programa Bem Estar, Fernando Rocha. A ida do profissional a São Paulo contou com o intermédio da SEMEDE representada pelo Secretário Sr. Luiz Lobo que deu todo apoio e incentivo a qualificação do profissional, para que ele possa trazer para o município de Palmeira dos Índios, uma bagagem de muito aprendizado para aplicar na área das ações esportivas nas escolas da rede municipal. 

Texto: Juliana Araújo.
Núcleo de Comunicaão SEMEDE



CONSTRUÇÃO DAS CISTERNAS.

Os alunos e toda equipe da Escola Municipal Ludugério Amâncio da Silva participaram na manhã da última segunda-feira (19), de uma reunião com a Coordenadora da AAGRA Sra Cristianlex. A Comunidade escolar também se fez presente para participar da palestra com a equipe diretiva, assim foram discutidos e explicados a Construção da Cisterna escola, falando da importância do Programa Cisternas que tem como objetivo levar água para as escolas rurais do semiárido.
A Secretaria de Educação e Esporte representada pelo Secretário Sr. Luiz Lobo vem desenvolvendo esse projeto nas escolas do município, pois a cisterna não poderia "ficar de fora". nas escolas. 

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE.




ATENDIMENTO NO CIACA.

O Centro de Integração de Atendimento a Criança e ao Adolescente, realizou mais um atendimento na última terça- feira (20). Dessa vez o atendimento foi comemorado com uma festa para os alunos do Projeto ‘’ Livro na Mão e Bola no Pé’’. A ideia do Projeto não é somente desenvolver a prática do futebol, mas também a ser um cidadão, aprender as regras do futebol nas preleções, aprendendo a importância do esporte na vida do ser humano e que a educação esportiva é um complemento da educação, todavia aprendendo e despertando também para regras elementares de convivência social. O atendimento contou com a presença do Promotor Público da Infância e do Adolescente Dr. Rogério Paranhos, a Defensora Pública Dra. Bruna Rafaela, o Presidente da Fundação de Amparo ao Menor (FUNDANOR) Sr. Josival Calixto, a Secretária de Educação e Esporte representada pela coordenadora Luísa Julia e os professores do Projeto e demais participantes de outras instituições.

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE.



PROJETO ''MAIS CULTURA NAS ESCOLAS''

O Programa Mais Cultura nas Escolas tem o objetivo de potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral. A Escola Municipal Mary Caparica foi contemplada no Projeto, dentre os 5000 mil projetos que se inscreveram, o município de Palmeira dos Índios foi destaque no Programa. Na manhã de ontem (20) a Escola recebeu a Coordenadora Geral do Projeto de Monitoramento do Programa Mais Cultura na Escola, Sra. Cris Abramo e o Pesquisador do Projeto Sr. Tiago Souza, diretamente do Estado de São Paulo para conhecer as ações do trabalho realizado no Programa no município de Palmeira dos Índios. Vale ressaltar que os técnicos do Programa não têm a ideia de fiscalizar e sim avaliar como está sendo aderido o Programa nas Escolas e conhecer o trabalho deles. O Programa Mais Cultura da Escola Mary Sampaio Caparica, realizou diversas apresentações folclóricas, Reisado, Banda de Pifano e tradição oral.
A Coordenadora e o pesquisador do Projeto ficaram lisonjeados e destacou a facilidade que os alunos se apresentavam, aquele brilho no rosto era gratificante pra eles que estavam ali de perto, vendo o Projeto do Programa se desenvolvendo e ganhando espaço na educação brasileira. Para finalizar a visita os técnicos do Projeto, realizaram uma conversa com os alunos e aplicaram um questionário com a gestora e dois alunos da escola, a fim de conhecer a escola, levantar dados para que possam dar continuidade a esse belo trabalho, que vem sendo feito em todo Brasil.
O Secretário de Educação e Esporte Sr. Luiz Lobo, está entusiasmado com esse projeto nas escolas, pois está sendo desenvolvido nas escolas do município através do Programa Mais Cultura nas Escolas, procuramos incentivar o diálogo entre as várias linguagens artísticas e a diversidade da cultura brasileira.

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE.



SIMULADO ''NOSSO IDEB MELHOR''

Nós dias 20 e 21 de Outubro de 2015, as escolas do município estão realizando o simulado com os alunos do 5º e 9º ano, a aplicação desses simulados tem o intuito de oferece ao aluno a oportunidade de ter contato com o formato da prova de forma antecipada, e essa familiarização vai lhe dar mais segurança e tranquilidade, contribuindo para a melhoria do desempenho dos alunos da rede municipal, essa prática irá ambientar os alunos no sistema de realização da prova, assim são trabalhados também os aspectos psicológicos e emocionais em relação a prova. 

Texto: Juliana Araújo
 Núcleo de Comunicação SEMEDE



quarta-feira, 21 de outubro de 2015

BAILE DAS DEBUTANTES.

No dia 30 de Outubro de 2015, a cidade de Palmeira dos Índios estará celebrando uma grande festa, que é o BAILE DAS DEBUTANTES. Esse baile foi um Projeto criado pela Secretaria de Educação e Esporte, aderido pelo Secretário Sr. Luiz Lobo. Esse baile será direcionado para 134 adolescentes da rede municipal, que foram contempladas para ter sua ''Festa de 15 Anos'', realizando um sonho muito especial, comemorando a passagem natalícia que é os 15 anos de idade.
As 134 adolescentes foram apadrinhadas, com diversas parcerias do Comércio, entre outras que irão patrocinar as debutantes com: Roupas, Maquiagens, Penteados, Manicure e toda produção necessária, sendo assim apadrinhadas.
No dia 29 de Outubro, irá acontecer a Celebração Eucarística, na Catedral Diocesana ás 5hs da tarde, onde iremos ter apresentações, coral, orquestras e outras surpresas que estão sendo preparadas e no dia 30 de Outubro o grande Baile irá acontecer na Casa de Show Aquários HALL, a partir das 20hs.
O Prefeito James Ribeiro, apoiou o Projeto Geração 2000 ''Baile das Debutantes'' e vem dando todo suporte necessário para realização desse evento e disse: Estamos ansiosos para esse grande evento que irá acontecer na Cidade e o que me deixa mais satisfeito é saber que essas adolescentes estão na escola do nosso município, pois somente a educação tem o poder de transformar vidas. 

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE.


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

12º CONFERÊNCIA DE SOFTWARE LIVRE DA AMÉRICA LATINA ''LATINO WARE''.


Os técnicos de Informática Luiz Marcos e Jeniffer Rayane e a Jornalista Juliana Araújo, participaram da 12º ConferênciaLatino Ware 2015, nos dias 14, 15 e 16 de Outubro, na Cidade de Foz de Iguaçu- PR. A tecnologia e Comunicação se entrelaçam em todos os eixos, assim a utilização dos mesmos já é vista como instrumento de aprendizagem no meio social e a educação não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem e uma ação significativa por meio de tecnologias. As escolas precisam sofrer transformações frente a essa “nova tecnologia” e assim constituir uma aprendizagem inovadora que leva o indivíduo a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e competir com igualdade, afirmou o Secretário de Educação e Esporte Luiz Lobo. 

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE. 




FORMAÇÃO ''NOSSO IDEB MELHOR''.


A SEMEDE realizou mais uma Formação do Programa “Nosso IDEB MELHOR’’ se preparando em rumo da Primeira Colocação no Estado de Alagoas. A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)) funciona como um indicador de qualidade - para a escola e a rede. “O IDEB subsidia a reflexão sobre os pontos fortes e fracos do PPP da escola”, diz Luiz Lobo, Secretário de Educação e Esporte do município de Palmeira dos Índios. A equipe pedagógica se reuniu para discutir os dados, propondo uma reflexão para que sejam detectadas as variáveis responsáveis pelas notas obtidas". Algumas questões ajudaram nessa discussão: os conteúdos das avaliações foram trabalhados em sala de aula? A partir desse embasamento, a coordenadora e a equipe docente vem pensando em ações, como registrar o trabalho do professor em sala de aula e contemplar as necessidades dos docentes nos horários de trabalho pedagógico coletivo.

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE.  



 

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO E ESPORTE SR. LUIZ LOBO E EQUIPE INCIOU AS VISITAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO, PARA PRESTIGIAR A COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS.

 A Comemoração do Dia das Crianças nas escolas do município de Palmeira dos Índios foi iniciada a partir do dia 05 de Outubro. No dia 07 realizamos a I Oficina Esportiva e Comunicação da SEMEDE, e nos dias 08 e 09, o Secretário de Educação e Esporte Sr. Luiz Lobo e equipe visitarão todas as escolas do município, para prestigiar as comemorações do dia das crianças. Parabenizamos todas as gestoras, professoras, alunos e todos que fazem parte da escola, pelo empenho nas festividades que foi preparada com tanto amor e carinho, para que nossas crianças pudessem aproveitar e comemorar o dia deles com muita diversão. 
 Texto: Juliana Araújo 
Núcleo de Comunicação SEMEDE.