VIOLÊNCIA E DROGAS X JOVENS E SUAS FAMÍLIAS
O Projeto Violência e Drogas X Jovens e suas Famílias que esta sendo desenvolvido na Escola Municipal Deputado José Sampaio, com os alunos do 6º ao 8º ano teve como fonte de enriquecimento a visita dos alunos e professores no dia vinte e oito de novembro do corrente ano, a FAZENDA DA ESPERANÇA, localizada na zona rural do município de Poço das Trincheiras - Alagoas. Jovens que se recuperam do vicío das drogas sendo que os mesmo passam por um processo de tratamento de recuperação na referida fazenda. Nossos educando interagiram de forma dinâmica através de entrevistas, jogos, momentos de oração, alimentação. Conheceram também o trabalho por eles desenvolvidos no processo de cultivo da horta e o tratamento dos mamíferos. Segue anexo as fotos da interatividade dos nossos educandos e professores com os jovens que estão em recuperação.
Professor Coordenador do Projeto
Alneir Macêdo
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO
PROJETO: VIOLÊNCIA E DROGAS X JOVENS E SUAS FAMÍLIAS
INTRODUÇÃO
O Projeto apresenta como tema “VIOLÊNCIA E DROGAS X JOVENS E SUAS FAMÍLIAS”. Demonstra a preocupação do corpo docente da Escola Municipal Deputado José Sampaio com o aumento da violência, da insegurança e das situações a elas relacionadas. Este projeto pretende contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que promova segurança pública.
Para isso, é necessário lançar um olhar esperançoso sobre a sociedade em que vivemos, e que pode ser transformada pela força e dinamismo das pessoas que se comprometem com um cidade melhor.
Adolescentes e jovens são chamados a contribuir para a construção de uma nova mentalidade que oriente as relações vivenciadas na sociedade, no ambiente escolar e na família.
OBJETIVO GERAL DO PROJETO
Proporcionar ao aluno do 6º ao 8º ano um conhecimento sistematizado sobre os tipos de drogas, bem como orientá-lo sobre os males que a mesma causa no nosso organismo.
Proporcionar ao aluno do 6º ao 8º ano um conhecimento sistematizado sobre os tipos de drogas, bem como orientá-lo sobre os males que a mesma causa no nosso organismo.
OBJETIVO ESPECÍFICO
• Contribuir na formação das ações antidrogas;
• Dar informações sobre drogas, mostrando que elas causam dependência mental e dependência física;
• Despertar o interesse dos alunos, na busca ou ações coletivas preventivas contra o uso desse estimulante;
• Oportunizar o debate e reflexões em torno dos fatores sociais, familiares, econômicos que influem no uso abusivo das drogas;
• Incentivar a erradicação do uso de drogas na sociedade.
• Contribuir na formação das ações antidrogas;
• Dar informações sobre drogas, mostrando que elas causam dependência mental e dependência física;
• Despertar o interesse dos alunos, na busca ou ações coletivas preventivas contra o uso desse estimulante;
• Oportunizar o debate e reflexões em torno dos fatores sociais, familiares, econômicos que influem no uso abusivo das drogas;
• Incentivar a erradicação do uso de drogas na sociedade.
JUSTIFICATIVA
Os jovens estão cada vez mais usando tóxicos e colocando em risco sua saúde e seu futuro.
Desde o "inocente" copo de cerveja, muitas vezes, em reuniões familiares, até o contato com drogas mais pesadas, o caminho pode não ser longo.
Como impedir que esse quadro se torne mais e mais dramático?
A prevenção é um caminho seguro. Uma educação específica sobre o assunto se faz imprescindível nas escolas; é preciso conscientizar jovens e adolescentes, pais e educadores, enfim, unirmos a comunidade, para discutirmos o assunto com coragem, decisão e espírito reflexivo.
Toda a sociedade se organiza para enfrentar tão grave problema, e a história mostra que das crises é que surgiram as grandes soluções.
Acreditamos que quando alguém usa drogas, não imagina a extensão dos vícios e as conseqüências desastrosas que futuramente poderão lhe advir.
Precisamos cuidar dos nossos jovens. Orientar e direcioná-los num caminho seguro, é nosso dever como educadores e cidadãos conscientes.
Queremos lembrar a sábia advertência gravada nas páginas do evangelho: "Conheceis a verdade e a verdade vos libertará!"
Desde o "inocente" copo de cerveja, muitas vezes, em reuniões familiares, até o contato com drogas mais pesadas, o caminho pode não ser longo.
Como impedir que esse quadro se torne mais e mais dramático?
A prevenção é um caminho seguro. Uma educação específica sobre o assunto se faz imprescindível nas escolas; é preciso conscientizar jovens e adolescentes, pais e educadores, enfim, unirmos a comunidade, para discutirmos o assunto com coragem, decisão e espírito reflexivo.
Toda a sociedade se organiza para enfrentar tão grave problema, e a história mostra que das crises é que surgiram as grandes soluções.
Acreditamos que quando alguém usa drogas, não imagina a extensão dos vícios e as conseqüências desastrosas que futuramente poderão lhe advir.
Precisamos cuidar dos nossos jovens. Orientar e direcioná-los num caminho seguro, é nosso dever como educadores e cidadãos conscientes.
Queremos lembrar a sábia advertência gravada nas páginas do evangelho: "Conheceis a verdade e a verdade vos libertará!"
DESENVOLVIMENTO
“JOVENS, NO JOGO DA VIDA SUA MAIOR ADVÉRSARIA E AS DROGAS”
Drogas são substâncias utilizadas para produzir alterações, mudanças, nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional. As alterações causadas por essas substâncias variam de acordo com as características da pessoa que as usa, qual drogas é utilizada e em que quantidade, o efeito que se espera da drogas e as circunstâncias em que é consumida.
Geralmente achamos que existem apenas algumas poucas sustâncias extremamente perigosas: são essas que chamamos de drogas. Achamos também que drogas são apenas os produtos ilegais como a maconha, a cocaína e o crack. Porém, do ponto de vista de saúde, muitas sustâncias legalizadas podem ser igualmente perigosas, como por exemplo, o álcool, que também é considerado uma droga como as demais.
As drogas atuam no cérebro afetando a atividade mental, sendo por essa razão denominadas psicoativas. Basicamente, elas são divididas em três tipos os quais os alunos do 6º ao 8º ano iram apresentar em forma de seminário.
6º ANO – Drogas que diminuem a atividade mental
Drogas que aumentam a atividades mental.
* Álcool etílico
* Anfetaminas
* Tabaco (Nicotina)
7º ANO - Drogas que diminuem a atividade mental
* Ansiolíticos ou tranqüilizantes
* Inalantes ou Solventes
* Narcóticos ( ópio e seus derivados: Heroína, morfina e codeína).
8º ANO - Drogas que aumentam a atividades mental.
Drogas que produzem distorções da percepção.
* Cocaína
* Maconha (tetraidrocanabinol)
* Alucinógenos
* Ecstasy.
DESENVOLVIMENTO DOS ENCONTROS EM SALA DE AULA
1º ENCONTRO: Educar para a Cultura da Paz
Material necessário: Aparelho de som, jornais e revistas para recortar, tesoura, cola, canetas coloridas ou pincéis atômicos, TNT branco e emborrachado para o Mural.
Dinâmica
Objetivo: Estimular a capacidade de descrição e análise de situações e estabelecer relações entre violência e paz.
Disponibilizar jornais e revistas para que os educando destaquem palavras e imagens de violência e paz. Podem ser utilizadas reportagens, recortes, fotos, imagens, palavras-chave, etc. O material destacado por cada participante formará um painel.
Quando os trabalhos estiver pronto, o educador motivará o grupo a escutar a música Coração Civil ou Soldados da Paz. A partir da música, o grupo descreve as situações de violência e de paz expressas no painel, comentando o que vê e o que eu sente diante delas. O educador pode fazer alguma pergunta ou destacar algum aspecto, procurando provocar o grupo a relacionar aas situações entre si.
2º ENCONTRO: Escola, espaço de educação para a Paz
Material necessário: Mural da Paz, folhas oficio para participantes, canetas coloridas ou pincel atômico, giz de cera, aparelho de som.
Dinâmica
Objetivo: Iluminados pela poesia “A arte de ser feliz” de Cecília Meireles, cada pessoa do grupo receberá uma folha de oficio com o desenho de uma janela. Também pode ser entregue uma folha branca, motivar cada um a desenhar a sua janela.
Dentro dessa janela os educandos expressarão por palavras ou desenhos o que vêem de ações de violência e o que percebem como forma de construção da cultura de paz nas relações estabelecidas nos espaços educativos.
3º ENCONTRO: Família, espaço de educar para a Paz
Material necessário: Aparelho de som, folhas de papel oficio para cada participante, tesoura, cola, canetas coloridas ou pincéis atômicos, giz de cera, para mostrar no mural da paz.
Dinâmica
Objetivo: Levar os jovens a refletir sobre os aprendizados que a família favorece.
Cada educando recebe um pedaço de papel e deve desenhar de maneira criativa os membros da sua família. Depois, registram duas questões: Como a falta de segurança atinge minha família?
Em seguida, os educandos em duplas, partilharam sobre o que desenharam.
PROGRAMAÇÃO DA CULMINÂNCIA DO PROJETO
DE 15 a 17 de dezembro de 2010.
Dia 15/12
- Abertura às 14h: Desfile pela Avenida Vieira de Brito até a Praça da Independência.
Dia 16/12
- Apresentações das equipes compostas pelos os alunos do 6º ao 8º ano, falando sobre os principais tópicos das drogas, que são eles:
- Origem;
- Conhecida como;
- Possíveis efeitos
- Possíveis conseqüências
Dia 17/12
- Continuação das Apresentações das equipes compostas pelos os alunos do 6º ao 8º ano, falando sobre os principais tópicos das drogas, que são eles:
- Origem;
- Conhecida como;
- Possíveis efeitos
- Possíveis conseqüências
Dia 17/12
- Apresentação da Peça Teatral “SAI DESSA”, formada pelos os alunos do 6º ao 8º ano, na Casa Museu Graciliano Ramos, às 19h.
RECURSOS
- 6m de TNT branco
- 9 folhas de emborrachados
- Pistola de cola quente
- 15 refis de cola quente
- 1 resma de papel
- 15 pinceis atômicos de cores diferenciadas
- 1 aparelho de som
- 15 tesouras
- Cola branca
- 82 fardas para os alunos participantes do projeto
- 9 blusas para a peça teatral (final da peça)
- 6 blusão para a equipe de apoio da peça teatral
- Estúdio de gravação
- Iluminação para a peça teatral
- Som potente para a peça teatral
- 11 banner
- Transporte para os alunos irem da comunidade da escola para Casa Museu Graciliano Ramos e para a Fazenda Esperança.
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