quinta-feira, 3 de março de 2011

SMS REUNI DIRETORES E COORDENADORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS PARA DISCUTIR EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA.


Na manhã de hoje (03), a Gerente da Saúde da Criança e do Adolescente da SMS e do Programa Saúde na Escola - PSE, Zoé Duarte, esteve reunida com diretores e coordenadores das seis escolas municipais que irão trabalhar o Tema: Educação para a Convivência com o Semiárido” do Eixo de Participação Social do Selo Unicef com o desenvolvimento do Roteiro 2 Saúde e prevenção na escola, na família e na comunidade. Educar para a convivência é proporcionar a criança e o adolescente uma grande unidade nas ações locais com integração entre as pessoas na busca de melhores condições de vida, cuidados, carinho e atenção integral.

Durante a reunião identificamos o PSE como um grande estimulador e realizador das ações planejadas para o desenvolvimento do Tema. No município temos como gerente na área de Saúde a enfermeira Zoé Duarte e na Educação a professora Rozineide Bezerra.


Entre os objetivos do Programa PSE, foram destacados os seguintes:
-Oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público.
-Promover a saúde e a cultura de paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde;
-Articular as ações da rede pública de saúde com as ações da rede pública de Educação Básica, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis;
-Contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos;

No seu artigo 3º, o PSE aponta, especificamente, as equipes de Saúde da Família para constituir, junto com a Educação Básica, uma estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar.

No artigo 4º, estão citadas as ações de saúde previstas no âmbito do PSE e que devem considerar atividades de promoção, prevenção e assistência em saúde, podendo compreender, entre outras:
I – Avaliação clínica;
II – Avaliação nutricional;
III – Promoção da alimentação saudável;
IV – Avaliação oftalmológica;
V – Avaliação da saúde e higiene bucal;
VI – Avaliação auditiva;
VII – Avaliação psicossocial;
VIII – Atualização e controle do calendário vacinal;
IX - Redução da morbimortalidade por acidentes e violências;
X – Prevenção e redução do consumo do álcool;
XI – Prevenção do uso de drogas;
XII – Promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva;
XIII – Controle do tabagismo e outros fatores de risco de câncer;
XIV – Educação permanente em saúde;
XV – Atividade física e saúde;
XVI – Promoção da cultura da prevenção no âmbito escolar;
XVII – Inclusão de temáticas de educação em saúde no projeto político pedagógico das escolas.

O PSE estará contemplando 22 escolas municipais, sendo que estas que estão desenvolvendo o Tema do Selo Unicef, estarão  estabelecendo um vínculo maior.  As escolas desenvolverão atividades educativas de pesquisa integradas ao currículo escolar, mobilização e avaliação contribuindo na promoção dos direitos da criança, do adolescente e de suas famílias, valorizando a convivência local.

Para finalizar a reunião ficou firmada a seguinte agenda:
10 À 18 DE MARÇO
Socialização nas escolas pelos diretores e coordenadores pedagógicos da temática com reconhecimento prévio das necessidades locais.
21 À 31 DE MARÇO
Visita do pessoal do PSE, representantes da educação as seis escolas para mobilização e planejamento do tema com o diretor, coordenadores e professores.
ABRIL 
Início dos trabalhos nas escolas.
MAIO
Participação efetiva na Mobilização contra a Exploração e Abuso Sexual de crianças e adolescentes.










Nenhum comentário:

Postar um comentário