A primeira infância é assunto prioritário, hoje (16), no encontro regional do Unicef na cidade de Palmeira dos Índios – AL. O encontro reuniu os municípios de Frexeiras, Junqueiro, Pilar, Teotônio Vilela e Palmeira dos Índios, para planejamento da Semana do Bebê, com ações voltadas para o fortalecimento de políticas públicas que garantam os direitos bebês e das mamães e primem pela garantia da sobrevivência e do desenvolvimento infantil, para que os bebês vivam cada vez melhor.
Ao investir na primeira infância e assegurar às crianças o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade, promove-se a redução das desigualdades. Esta, porém, não é tarefa apenas do Estado, mas de toda a sociedade. E é justamente a união da comunidade em torno da proteção à gestante e à criança, o grande sucesso da Semana do Bebê.
“A Semana do Bebê serve para se pensar e avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece aos bebês que nascem na cidade,e com essa avaliação melhorar os serviços.” (Victor Guerra, psicanalista uruguaio).
O UNICEF reconhece o grande potencial dessa iniciativa como estratégia de mobilização social em prol da primeira infância. A intenção do UNICEF é motivar os gestores públicos e a sociedade brasileira a garantir o direito ao pleno desenvolvimento de cada criança.
Comitê Pró-Selo Unicef