A Escola Municipal Professora Vera Lúcia Gama
Moura realizou nesse dia 26/09/2013 um momento diferenciado com os estudantes
do 1°,2° e 3° anos.Foi organizado cantinhos de leitura com os livros
paradidáticos enviados pelo MEC no pátio de entrada da escola onde os
estudantes puderam manusear os mesmos,observar, olhar as gravuras e
principalmente ler bastante, os livros eram escolhidos por eles(alunos) e
depois a professora direcionava várias atividades a partir daquele momento.A
experiência foi bastante significativa e prazerosa, as educadoras estão dessa
forma trabalhando o que estão estudando na Formação do PACTO.
Mais o que é o Pacto?
O Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos
governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar
que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final
do 3º ano do ensino fundamental.
Alfabetização
Aos oito anos de idade, as crianças precisam
ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das
correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas
irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais
complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de
produção de textos escritos.No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
Atenciosamente,
Marta Lúcia Silva Costa – Diretora.
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