A Secretaria de Educação e Esporte do
município de Palmeira dos Índios, através da Coordenadora do PNAIC
Joelma Toledo e as formadoras: Ana Holanda, Vilma Silva, Salésia
Cavalcante, Jeane Vieira e Denise Tenório estão participando da 5º
Formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, nos dias
01,02 e 03 de Dezembro na cidade de Maceió.
A formação e o aperfeiçoamento para os professores alfabetizadores, atividade referente ao PNAIC – pretendem refletir sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, definir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas áreas da leitura, escrita e matemática, e promover instrumentos eficazes de avaliação, considerando a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.
Além da função de transmitir para os professores métodos e estratégias que objetivem o domínio do código linguístico por parte de seus alunos, os cursos de formação consolidam a importância de uma formação continuada para um fazer pedagógico eficaz e de qualidade. A partir da concepção de que um indivíduo alfabetizado não é aquele apenas capaz de ler e escrever, mas cuja leitura e escrita sejam realizadas com êxito em diferentes situações sociais, o Pacto pretende contribuir na formação de pessoas capazes de se inserir e de participar ativamente do mundo, frente às diversas realidades e demandas socioculturais.
A formação e o aperfeiçoamento para os professores alfabetizadores, atividade referente ao PNAIC – pretendem refletir sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, definir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas áreas da leitura, escrita e matemática, e promover instrumentos eficazes de avaliação, considerando a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.
Além da função de transmitir para os professores métodos e estratégias que objetivem o domínio do código linguístico por parte de seus alunos, os cursos de formação consolidam a importância de uma formação continuada para um fazer pedagógico eficaz e de qualidade. A partir da concepção de que um indivíduo alfabetizado não é aquele apenas capaz de ler e escrever, mas cuja leitura e escrita sejam realizadas com êxito em diferentes situações sociais, o Pacto pretende contribuir na formação de pessoas capazes de se inserir e de participar ativamente do mundo, frente às diversas realidades e demandas socioculturais.
Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE.
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