quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ESC. MUL. JOSÉ SAMPAIO REALIZA ENCONTRO PEDAGÓGICO E REPLANEJA AS AÇÕES DO SELO UNICEF

 
A Escola Municipal Deputado José Sampaio está realizando de 27 a 29 encontros pedagógicos  com estudo de diversas temáticas como: a Sistemática de Avaliação, Planejamento, Inclusão de alunos com necessidades especiais e o replanejamento das temáticas do selo UNICEF no Eixo de Participação Social. 
A Coordenadora de Educação Inclusiva da Semed, Quitéria Barbosa, participou com a palestra sobre a Sistemática de Avaliação da Rede Municipal de Ensino de forma Inclusiva. Tivemos também a presença da Professora e Articuladora Municipal do Selo UNICEF, Graça Sandes, que falou sobre a continuidade do trabalho relacionado com as temáticas do Selo UNICEF,  fazendo uma avaliação do trabalho realizado pela escola em 2011 e reencaminhando as ações para 2012.

Desta forma a escola pretende iniciar o ano letivo numa dinâmica de interação, desenvolvendo uma construção coletiva e interdisciplinar do ensino e da aprendizagem. 

Equipe Diretiva
Ana Holanda e Ângela Maria
 
 
 
 
 
 
 
 

SEMED INFORMA: OBMEP - DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E ABERTURA DAS INSCRIÇÕES




ABERTURA DAS INSCRIÇÕES - 8ª OBMEP

Prezado(a) Diretor(a)/Professor(a),

No dia 13 de fevereiro lançamos a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2012 e abrimos as inscrições das escolas, que se estenderão até o dia 30 de março. Divulgamos também os premiados da OBMEP 2011. Visite a página www.obmep.org.br  para conhecer as novidades e para inscrever sua escola.

Informamos também que já está seguindo por correio o kit de divulgação da OBMEP 2012. Ele é composto de cartazes, folhetos explicativos e calendário. Esse material deverá ser amplamente exibido em sua escola.

Atenção: todos os alunos que participaram da 2a Fase em 2011 podem receber um certificado de participação emitido pela OBMEP. O endereço para emitir os certificados de seus alunos é: http://obmep2011.obmep.org.br/escola/escola.html?escola=true

Contamos mais uma vez com vocês para estimular os alunos a participar de mais uma edição da OBMEP (alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio)!

Cordialmente,

Mônica Souza
Coordenadora
OBMEP



SEMED INFORMA: CONCURSO ESCOLA, ROTEIRO E CINEMA - PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


Informamos que estão abertas as inscrições para o Concurso Escola, Roteiro e Cinema somente para alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) das escolas públicas participantes do Programa Mais Educação.

Não deixem de participar, é simples e os finalistas terão seus roteiros filmados pela TV Escola (Ministério da Educação) e irão para a cidade de Salamanca na Espanha, para apresentar o curta no Congresso de Línguas da Ibero-América, de 5 a 7 de setembro de 2012.

Maiores informações acesse:  www.oei.org.br


SEMED INFORMA: SEMANA PEDAGÓGICA NA ESC. MUL. NOVO HORIZONTE


A Escola Municipal Novo Horizonte realizou no período de 06 a 09 de fevereiro de 2012 a Semana Pedagógica com a participação da direção, coordenação e professores. A abertura aconteceu com a fala da diretora (Cláudia dos Santos Silva) desejando boas vindas aos presentes.

Em seguida foi realizada uma palestra proferida pelo pastor Fábio da Igreja Presbiteriana com o tema Relações Interpessoais. A Coordenadora Pedagógica (Maria Edjane Tenório Cavalcante) dirigiu uma dinâmica chamada Amor e leu a Oração da Escola do autor Gabriel Chalita.

Foi distribuída com os participantes a pauta com os temas que seriam abordados nos dias seguintes:

- Avaliações das Ações de 2011;
- Leitura do Kit Pedagógico;
- Distribuição das turmas;
- Apresentação dos Indicadores da Qualidade da Educação do Município: Saveal, Ideb, Provinha Brasil, Prova Brasil;
- Planejamento das Ações para 2012;
- Discussão e Reorganização do Ensino Fundamental de 09 anos;
- Apresentação de tabela com os principais dados da escola;
- Organizar o Planejamento de Ensino Anual;
- Planejamento para o primeiro dia de aula;
- Plano de aula do 1º bimestre;
- Repasse de informações pedagógicas e discussão: Grade Curricular, Avaliações, Sondagem, Instrumentos Avaliativos;
- Ornamentação das salas.

       Foi um momento proveitoso e importante, onde todos participaram. Concluímos com a  concretização  da nossa pauta.

                                                            Atenciosamente,

Cláudia dos Santos Silva - Diretora

Maria Edjane Tenório Cavalcante – Coordenadora Pedagógica
 

 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

SEMED INFORMA: LIGA DA PROTEÇÃO - NESSE CARNAVAL PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. VIOLÊNCIA SEXUAL É CRIME!


Nelma Nunes ADE SIPIA Conselho Tutelar - Alagoas
Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humano (SEMCDH)
Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente (SPCA)
Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA)
http://www.conselhodacrianca.al.gov.br/ Fone/Fax: (82) 3315. 1739 / Cel. (82) 8883.7564/9677.5878
Pelo portal Sipia CT (http://www.sipia.gov.br/CT), o cidadão poderá fazer a denúncia.

SEMED INFORMA - PARTICIPE DO FÓRUM ONLINE SOBRE AFOGAMENTOS.

Visite Criança Segura em: http://criancasegura.org.br/?xg_source=msg_mes_network

SEC. AÇÃO SOCIAL INFORMA: BRINQUEDOTECA DO CRAS REALIZOU CARNAVAL COM A CRIANÇADA.

A Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referência de Assistência Social realizou na tarde da última segunda feira, dia 13 de fevereiro, o carnaval infantil da brinquedoteca.

O evento foi realizado nas dependências do CRAS. Na ocasião as crianças contaram com a presença do oficineiro Wagner Soares, a orientadora lúdica Germana e toda a equipe do CRAS animando a festa com brincadeiras e muito frevo, levando emoção e alegria para todas as crianças participantes.

As crianças tiveram a oportunidade de confeccionar nas oficinas realizadas anteriormente seus próprios adereços, onde os mesmos foram utilizados no dia da realização do evento. No final da festa foi oferecido lanche para todas as crianças.





quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SMS / NASF REALIZA CAMPANHA EM NOITE DE CARNAVAL

Nesta última segunda-feira, 13 de fevereiro, profissionais do NASF e NUPS promoveram campanha anual da SMS em defesa de um carnaval saudável. O objetivo da ação é estimular a prática do sexo seguro, de modo que a sociedade palmeirense possa aproveitar as festas carnavalescas e ao mesmo tempo cuidar da saúde, evitando o contágio de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Para isso, a SMS conta diariamente com equipes de profissionais que saem às ruas em meio aos blocos de carnaval distribuindo preservativos, leques informativos e interagindo com os foliões palmeirenses. Dia 13 de fevereiro o NASF realizou este trabalho na concentração do Bloco Gaviões.

Equipe NASF







SEC. DE AÇÃO SOCIAL CONVIDA A TODOS PARA PARTICIPAREM DO BLOCO “UNIDOS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”

Convite

O Prefeito do Município de Palmeira dos Índios – AL James Ribeiro e a Secretária Municipal de Assistência Social Édila Canuto convidam V.S.ª para juntos, participarmos de uma caminhada em alusão ao ENFRETAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL que será realizada em nosso município no próximo dia 17/Fevereiro/2012 às 15:00, saindo do Posto Três Irmãos com destino a Praça da Independência.

Sua presença é muito importante nesta luta “EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL É CRIME”.

Governo Municipal de Palmeira dos Índios – AL
Secretaria Municipal de Assistência Social

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

SEMED INFORMA: CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA 1ª CONSOCIAL






http://www.consocial.cgu.gov.br/

SEMED INFORMA: POSSE DO CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA
Rua Ladislau Neto, 367, Centro 57.020-010
Maceió-Alagoas   Fone/Fax: (82) 3315. 1739  Cel. (82) 8883.7564
cedca_alagoas@hotmail.com / www.conselhodacrianca.al.gov.br
21º. Ano de aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

SEMED INFORMA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS – UNEAL APRESENTA O PROGRAMA ESPECIAL PARA FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS – PROESP


ATENÇÃO SERVIDORES PÚBLICOS!!!
A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS – UNEAL APRESENTA O PROGRAMA ESPECIAL PARA FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS – PROESP

O QUE É O PROESP:
O Programa Especial para Formação de Servidores Públicos – PROESP, é um projeto da Universidade Estadual de Alagoas que visa qualificar os servidores públicos municipais, estaduais e federais, além de contribuir com a formação em nível superior e de pós-graduação de técnico-administrativos e professores.
O PROESP vislumbra colaborar com o desenvolvimento do estado de Alagoas, oferecendo formação em nível superior aos servidores públicos nas seguintes áreas:

DA OFERTA:
Graduação: Administração Publica; Ciências Biológicas;Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química.
Pós-Graduação Lato Sensu: Análise e Gestão Ambiental; Psicopedagogia; Gestão Escolar; Educação Matemática; Inspeção Escolar; Educação Infantil e Alfabetização e Letramento.

DA DURAÇÃO:
A duração dos cursos de graduação será de 48 meses e os de pós-graduação será de 12 a 18 meses.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
As aulas dos cursos de graduação acontecerão às sextas-feiras à noite e aos sábados, durante todo o dia, enquanto as aulas das pós-graduações ocorrerão quinzenalmente, aos sábados (sujeito a mudanças).

DOS BENEFÍCIOS
Do ingresso nos cursos do PROESP possibilitará vários benefícios aos servidores públicos, tais como: cumprimento da Lei nacional de diretrizes e bases da educação; troca de experiências com servidores de todo o Estado; aumentos salariais nos casos das instituições que possuam Plano de Cargos e Carreiras, maior capacidade técnica para gerir suas atividades entre outros.

DO INVESTIMENTO:
O curso completo de graduação terá um investimento de 56 parcelas de R$ 160,00 para licenciatura e de R$ 165,00 para o bacharelado em Administração Pública, que deverão ser repassadas para uma instituição sem fins lucrativos, pela Prefeitura Municipal ou Órgão Estadual conveniado, já as especializações também terão o valor aproximado de R$ 130,00 podendo ser dividido em até 18 parcelas.

DAS INSCRIÇÕES:
As inscrições para o PROESP 2012, estarão disponíveis no período de 06 de fevereiro a 03 de março de 2012.
Para que os servidores possam se inscrever no PROESP é necessário que o órgão municipal, estadual ou federal firme um convênio com a Universidade Estadual de Alagoas.
--1. O órgão público (Municipal, Estadual ou Federal), deverá aderir ao programa, através do termo de adesão disponível na página da UNEAL – www.uneal.edu.br;
--2. Após a assinatura do termo de adesão os servidores estarão habilitados a realizarem sua inscrição no vestibular, através do site www.cenfap.com.br;
--3. Após a efetivação da inscrição os servidores deverão realizar o concurso vestibular UNEAL/PROESP 2012;
--4. Após o resultado do vestibular, o órgão que aderiu ao Programa deverá assinar convenio e contrato de acordo com orientações da UNEAL para que seus servidores realizem as matrículas.

A ADESÃO DO ÓRGÃO MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL DEVERÁ SER FEITA IMPRETERIVELMENTE ATÉ O DIA 27/02/2012, SOMENTE APÓS ASSINATURA DO TERMO DE ADESÃO OS SERVIDORES ESTARÃO HABILITADAS A REALIZAREM SUA INSCRIÇÃO NO CONCURSO VESTIBULAR.

LEMBRE-SE: antes de se inscrever verifique se seu Órgão ou Prefeitura fez adesão ao Programa.

O TERMO DE ADESÃO ASSINADO DEVERÁ SER ENTREGUE EM UM DOS SEGUINTES LOCAIS:

EM MACEIÓ:
CENFAP: Rua Desembargador Hermann Soares Torres, 279 – Farol - CEP: 57.050-420
UNDIME: Av. Dom Antônio Brandão, 218, Farol - Maceió-AL - 57.051-190.

EM ARAPIRACA:
UNEAL / PROGRAD: Rua Governador Luiz Cavalcante, S/N – Alto do Cruzeiro - CEP: 57312-000
Informações pelos telefones: (82) 8855-7703 / 9305-5254 ou pelo site www.cenfap.com.br