terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

SITE DISPONIBILIZA MATERIAIS SOBRE PROTEÇÃO AOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

É direito da criança e do adolescente ter acesso à informação, à produção de conteúdo e ao lazer na internet. 

Para proteger esses direitos e impedir que meninos e meninas sejam vítimas de violência na rede, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR tem apoiado e desenvolvido programas, ações e atividades voltadas para a segurança na internet.

Desde 2008 o Governo Federal por meio da SDH/PR e da Policia Federal tem atuado em parceria com a SaferNet Brasil, por meio do Projeto Nética, para o enfrentamento das violações de Direitos Humanos na internet, na divulgação de informações, produção de campanhas, realização de capacitações e desenvolvimento de conteúdos educativos.

A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos, sem vinculação político partidária, religiosa ou racial, fundada em 2005 por um grupo de cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito. Logo que foi criada, a SaferNet Brasil se consolidou como entidade referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet, e tem se fortalecido institucionalmente no plano nacional e internacional pela capacidade de mobilização e articulação, produção de conteúdos e tecnologias de enfrentamento aos crimes cibernéticos e pelos acordos de cooperação firmados com instituições governamentais, a exemplo do Ministério Público Federal.

No Projeto Nética, a Secretaria de Direitos Humanos apoia ações de segurança na internet com foco na sensibilização de educadores e agentes do sistema de garantia de direitos. No site do projeto - http://new.netica.org.br - é possível baixar cartilhas direcionadas a educadores sobre temas relacionados à proteção de crianças e adolescentes, bullying, cidadania dentre outros. Há também jogos e atividades voltadas ao público infanto-juvenil, com linguagem adequada à faixa etária.

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos e SaferNet
Por: www.selounicef.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário