domingo, 27 de outubro de 2013

ALAGOAS REALIZA LANÇAMENTO DO SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO



O lançamento oficial do Selo Unicef Município Aprovado em Alagoas foi realizado, na manhã desta sexta-feira (25), em solenidade prestigiada por várias autoridades. A iniciativa  visa contribuir para que o Estado alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e reduza as disparidades locais, como a mortalidade na infância, que teve uma queda de 83,9%, entre os anos de 1990 e 2012.

Nesta quarta edição, 57 municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de ações estratégicas e políticas públicas de participação social voltado para as crianças e adolescentes. Os municípios, em parceria com o Estado, são credenciados a desenvolver estratégias para conter a violência contra as crianças e os adolescentes e à promoção de esportes, entre outras políticas públicas
.
Segundo a secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades) e coordenadora do Comitê Gestor do Selo em Alagoas, Celiany Rocha, “esses municípios se comprometem a promover os direitos das crianças e adolescentes de sobreviver e se desenvolver, principalmente envidar esforços para a diminuição do combate à mortalidade infantil em suas cidades”, ressaltou.

Na última edição do Selo, 33 municípios alagoanos aderiram à iniciativa e no final, 12 foram certificados porque cumpriram os requisitos propostos pelo Unicef. “O comitê gestor conta com oito secretarias representando o Governo, assim como representantes de diversos conselhos municipais das cidades que aderirem ao Selo, além de algumas entidades da sociedade civil”, acrescentou Celiany Rocha.

As inscrições dos gestores municipais interessados em participar da ação devem ser feitas pelo prefeito até o dia 14 de novembro. Um total de 67 municípios alagoanos podem se inscrever na nova edição do selo. Ao aderí-lo, o município deverá promover ações de comunicação para o desenvolvimento e de mobilização social; treinamento de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas; monitoramento de indicadores sociais; avaliação do desempenho e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados.

O Selo Município Aprovado é a principal contribuição do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) ao Pacto Nacional, que, em Alagoas, teve  compromisso renovado com o governo do Estado.

Por: Alagoas em Tempo


































Nenhum comentário:

Postar um comentário