quarta-feira, 30 de outubro de 2013

E.M. NOVO HORIZONTE – RELATO DE TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS

PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA



Escola Municipal Novo Horizonte
Turma: 3º ano B
Profª. Lucivânia Ciríaco da Silva

Trabalho realizado em sala de aula com Gêneros Textuais.

            Organizei a turma em um semi-círculo e apresentei a eles um cartaz com diferentes tipos de textos, como : músicas, receitas, contos. Parlendas, texto retirado de jornal etc.
            Após a apresentação dos gêneros textuais a serem trabalhados, cantei com eles uma música infantil. Depois que cantamos fiz perguntas.
- Quem já conhecia esta música?
- Vocês gostaram dela?
-Vocês sabiam que toda música pode ser escrita e por isso, é um tipo de texto?
            Agora, nós vamos ouvir uma história. Apresentei o recurso e me caracterizei com chapéu e jaleco colorido para chamar atenção dos alunos para ouvir a história.
            Após ouvirem a história, perguntei aos alunos se eles gostaram da história e o que mais chamou a atenção delas. Começou então a surgir  um montão de respostas.
- Ele não tinha amigos.
- Ele ficou triste...
            Nesse momento mostrei que tanto a música que eles ouviram  como a história são textos que podem ser escritos por um autor e lidos por diferentes leitores como eles.
            Depois que as discussões sobre diferentes tipos de textos foram feitas, pedi para que algumas crianças voluntárias, citasse algum tipo de texto diferentes dos que apresentei. Logo após, pedi que as crianças fizessem uma dobradura da música que cantamos e um desenho sobre a historia que ouviram.
            Depois disso coloquei com o auxilio das crianças os desenhos na parede e pedi que alguns deles explicassem o que desenhou.
            Assim, pude apresentar mais um tipo de texto, e expliquei que um desenho apesar de não conter palavras, também pode ser um texto, uma vez que é capaz de transmitir uma mensagem e que as pessoas o lêem.
            Outro texto trabalhado com eles foi as advinhas. A leitura das advinhas foi feita por mim e os alunos foram desafiados a encontrar a resposta para cada advinha. As crianças participaram ativamente da atividade de  modo  lúdico e contextualizado. A partir dessa atividade, os alunos vivenciaram um momento lúdico de aprendizagem e tiveram acesso a um texto muito pertinente ao trabalho  com alfabetização, as advinhas são textos curtos que implicam em um jogo de perguntas e respostas.
            Por meio das advinhas pude desenvolver a fluência da leitura e também a capacidade para desvendar o enigma, com base nas pistas que o texto traz.
            Ao pedir que os alunos relembrem os tipos de textos que conheceram, como: poesia, contos, textos de jornais, desenho, música, receitas, parlendas, cartas, bilhetes e advinhas. Achei importante instigá-los a escolher um tipo destes textos e escrever outro. A escolha da maioria deles foi o bilhete. Então cada um escolheu um amigo para escrever um bilhete. Após escreverem pedi que quem ganhou o bilhete viesse colar no cartaz. Nesse momento outro aspecto da alfabetização pode ser trabalhado como a ortografia, a imaginação, a criatividade, o gosto por diferentes gêneros textuais.























             

Um comentário: