Escola
Municipal Novo Horizonte
Turma: 3º ano B
Profª. Lucivânia Ciríaco da Silva
Turma: 3º ano B
Profª. Lucivânia Ciríaco da Silva
Trabalho realizado em sala de aula com Gêneros Textuais.
Organizei a turma em um semi-círculo e apresentei a eles um cartaz com
diferentes tipos de textos, como : músicas, receitas, contos. Parlendas, texto
retirado de jornal etc.
Após a apresentação dos gêneros textuais a serem trabalhados, cantei com eles
uma música infantil. Depois que cantamos fiz perguntas.
- Quem já conhecia esta música?
- Vocês gostaram dela?
-Vocês sabiam que toda música pode ser escrita e
por isso, é um tipo de texto?
Agora, nós vamos ouvir uma história. Apresentei o recurso e me caracterizei com
chapéu e jaleco colorido para chamar atenção dos alunos para ouvir a história.
Após ouvirem a história, perguntei aos alunos se eles gostaram da história e o
que mais chamou a atenção delas. Começou então a surgir um montão de
respostas.
- Ele não tinha amigos.
- Ele ficou triste...
Nesse momento mostrei que tanto a música que eles ouviram como a história
são textos que podem ser escritos por um autor e lidos por diferentes leitores
como eles.
Depois que as discussões sobre diferentes tipos de textos foram feitas, pedi
para que algumas crianças voluntárias, citasse algum tipo de texto diferentes
dos que apresentei. Logo após, pedi que as crianças fizessem uma dobradura da
música que cantamos e um desenho sobre a historia que ouviram.
Depois disso coloquei com o auxilio das crianças os desenhos na parede e pedi
que alguns deles explicassem o que desenhou.
Assim, pude apresentar mais um tipo de texto, e expliquei que um desenho apesar
de não conter palavras, também pode ser um texto, uma vez que é capaz de
transmitir uma mensagem e que as pessoas o lêem.
Outro texto trabalhado com eles foi as advinhas. A leitura das advinhas foi
feita por mim e os alunos foram desafiados a encontrar a resposta para cada
advinha. As crianças participaram ativamente da atividade de modo
lúdico e contextualizado. A partir dessa atividade, os alunos vivenciaram um
momento lúdico de aprendizagem e tiveram acesso a um texto muito pertinente ao
trabalho com alfabetização, as advinhas são textos curtos que implicam em
um jogo de perguntas e respostas.
Por meio das advinhas pude desenvolver a fluência da leitura e também a
capacidade para desvendar o enigma, com base nas pistas que o texto traz.
Ao pedir que os alunos relembrem os tipos de textos que conheceram, como:
poesia, contos, textos de jornais, desenho, música, receitas, parlendas,
cartas, bilhetes e advinhas. Achei importante instigá-los a escolher um tipo
destes textos e escrever outro. A escolha da maioria deles foi o bilhete. Então
cada um escolheu um amigo para escrever um bilhete. Após escreverem pedi que
quem ganhou o bilhete viesse colar no cartaz. Nesse momento outro aspecto da
alfabetização pode ser trabalhado como a ortografia, a imaginação, a
criatividade, o gosto por diferentes gêneros textuais.
Parabéns professora trabalho lindo.
ResponderExcluir