quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

ESTUDANTES APRENDERÃO TEORIA E PRÁTICA DE FINANÇAS NAS ESCOLAs


Com a finalidade de desenvolver educação financeira em sala de aula, a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, que preside o grupo de apoio pedagógico do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), promoverá a 2ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), no período de 9 a 15 de março, em todo o país. No site http://www.semanaenef.gov.br/ é possível conferir a programação.

Com o tema educação financeira nas escolas, a proposta do CONEF, coordenador do evento, é incentivar a participação das escolas, consideradas o espaço ideal para promover a educação financeira, aplicada como tema transversal e em diálogo com as diversas disciplinas do sistema de educação do ensino médio e fundamental.

A intenção é promover um ambiente em que estudantes adquiram não somente conhecimentos curriculares, mas também que lhes proporcionem capacidade de administrar sua vida em sociedade; que possam aprender a fazer escolhas e sonhar, além de descobrir formas de realização.
Um diferencial nesta edição é que datas de realização da 2ª Semana ENEF coincidem com a Global Money Week, evento mundial de educação financeira voltado para crianças e adolescentes que, em 2014, alcançou mais de 3 milhões de crianças e jovens em 118 países.
Semana – Diversas ações educacionais serão realizadas nesta segunda edição da Semana ENEF, que inclui iniciativas de toda a sociedade. Aqueles interessados em organizar alguma atividade na semana deverão observar as orientações divulgadas na página da semana.

A 1ª Semana ENEF, realizada em maio de 2014, contou com uma programação intensa, tanto de iniciativas inscritas (mais de 170 ações, entre palestras, cursos, workshops, gincanas, concursos culturais) como de participantes – mais de 13 mil interessados em aprender sobre finanças pessoais e investimentos. O evento aconteceu em 20 cidades brasileiras, e também contou com participantes on-line.

Política – A Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) é uma política pública lançada em 2010, com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores. O Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) é formado pelos seguintes órgãos e entidades públicas: Ministério da Fazenda; Ministério da Educação; Ministério da Previdência Social; Ministério da Justiça; Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (PREVIC); Superintendência de Seguros Privados (SUSEP); Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (ANBIMA); BM&F Bovespa S.A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSEG); Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).


Fonte: MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário