A Ginástica pode proporcionar, além do
divertimento e satisfação provocada pela própria atividade (na medida em
que busca o resgate do núcleo primordial da ginástica – o
divertimento), o desenvolvimento da criatividade, da ludicidade e da
participação, a apreensão pelos alunos das inúmeras interpretações da
ginástica, e a busca de novos significados e possibilidades de
expressão. As atividades são oportunidades
privilegiadas, porque são geradas criativa e espontaneamente, a partir
da tomada de contato com o outro, da percepção e reflexão sobre as
pessoas e a realidade na qual estão inseridas. Apresenta-se então dotada
de um caráter de autonomia, liberdade, o que favorece também o
convívio em novos grupos, fazendo com que o indivíduo alargue as
fronteiras do seu mundo e intensifique assim suas comunicações. As
vivências no campo da ginástica têm a função de sociabilização, além de
solidariedade e identificação social. Assim, podemos considerá-la como
elemento privilegiado no contexto educativo,destacou o Secretário de Educação e Esporte Robson Feitosa.
Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação Semede
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