quinta-feira, 20 de setembro de 2012

I SIMPÓSIO DO MOVIMENTO NEGRO ALAGOANO



Em virtude da realização de uma reunião acontecida no dia 05/Setembro em Maceió, entre alguns ativistas de Entidades Negras de Alagoas com representantes da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, Secretaria Nacional de Juventude – SNJ e gestores estaduais ligados as políticas em favor da Juventude e ainda a representação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Alagoas.

Considerando a dimensão das ações que o Governo Federal está por desenvolver no Estado de Alagoas, sobretudo, em relação à violência contra a juventude negra.

Considerando a visível fragmentação do Movimento Negro Alagoano, principalmente nas articulações políticas, apesar de ser um movimento extremamente vivo nas suas realidades específicas.

Considerando que o universo do Movimento Negro (urbano e rural) normalmente se compõe por seguimentos como: Grupos de capoeira, dança afro, maracatus, afoxés, banda afro-percussivas, grupos de teatro, bumba-meu-boi, escolas de samba, federações e grupos religiosos de matriz africana, remanescentes de quilombos, cojiras, centrais sindicais, associações afros e ONGs e Pontos de Cultura que trabalham a questão da igualdade racial e combate ao racismo e toda forma de discriminação.

Mediante a interessante pauta desta reunião, principalmente em relação ao lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Juventude Negra a acontecer no dia 27 de setembro de 2012, e entendendo ser de suma importância para todos os segmentos acima citados, PROPUSEMOS a realização do I SIMPÓSIO DO MOVIMENTO NEGRO ALAGOANO, objetivando discutir e aprofundar entre os pares, as questões inerentes ao referido Plano, além de também aprofundarmos outras exitosas, a exemplo do Estatuto da Igualdade Racial e a criação do Conselho Estadual da Igualdade Racial, o qual já se encontra tramitando no Governo, e que contemplará a grande maioria dos segmentos, através dos referendos para titulares e suas respectivas suplências.

Neste sentido, apresentamos a proposta aos presentes, os quais, não desaprovaram, sendo imediatamente aceito pelo Presidente da Comissão de Apoio e Defesa das Minorias – Dr. Alberto Jorge (Betinho) para que este Simpósio aconteça no dia 21 de setembro no auditório da OAB que fica no centro de Maceió, próximo ao Edifício Brêda, iniciando às 8h30 com termino previsto para às 13h00.

Solicitamos a todos (as) que respondam de imediato confirmando presença se possível não só na figura do coordenador (a), mas uma delegação maior, dado a importância do momento. E ainda, solicitamos a gentileza de repassarem este para suas listas, visto que o assunto é de interesse de todas as entidades e grupos afro-culturais que trabalham a temático etnicorracial.

Atenciosamente,

Helcias Pereira e Valdice Gomes
Conselheiros Nacionais de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR

Alberto Jorge
Presidente da Comissão de Apoio Defesa da Diversidade Etnicorracial da OAB/AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário