No
último dia 12 de maio de 2013 foi realizada a primeira Formação para Professores do 1º
ao 5º ano da zona rural, das escolas municipais do campo que aderiram o “Livro
Didático Campo” Coleção Girassol da Editora FTD. A Formação aconteceu na Casa
Museu Graciliano Ramos, ministrada pela Profª. Esp.Vaneide Moreira de Melo e consultora da editora FTD. O objetivo foi trabalhar com os
professores a metodologia, conteúdos e bases legais apresentada nos Livros.
A
Formação foi dividida em dois momentos práticos, onde os professores
trabalharam com as coleções do 1º
ao 3º anos, avaliação, e do 4º ao 5º anos, metodologia dos três tempos. Os
professores tiveram uma
participação ativa na análise dos livros, fazendo perguntas sobre as atividades
sugeridas pela ministrante da Formação.
Temáticas
estudadas nos grupos de trabalho, referentes ao que está proposto nos Livros:
AVALIAÇÃO – METODOLOGIA
Ler no livro do educador as considerações
relacionadas a Avaliação e a Metodologia dos três tempos:
Apresentação e Identificação do Tema; Aprofundamento teórico e problematização
e Socialização dos Saberes.
Alfabetização/Avaliação
.Interagir com os alunos em
relação aos objetivos nas atividades proposta no processo de ensino
aprendizagem;
.Deverá ser contínua;
.Baseia-se no processo de
auto avaliar-se;
.Através da avaliação
acontecerá a troca de conhecimentos vivenciados no cotidiano.
Alfabetização/Metodologia
.Alfabetizar a partir do
nome dos próprios alunos ;
.A importância da lista de nomes
fixados no mural;
.Produção oral e através de
desenhos (reconto de história).
Matemática/Avaliação
.Avaliação formativa;
.Diagnóstica ou inicial;
.Com a avaliação o aluno já
sabe retomar ou prosseguir com o ensino.
.Processual: avaliar todo o
processo de aprendizagem;
.É um trabalho contínuo da
ação pedagógica;
.Não deve ser um instrumento
de penalização do aluno;
.Somativa: identificação da
aquisição de conhecimentos e a análise do processo realizado pelo o aluno.
Matemática/Metodologia
.Desenvolver noções de
adição, envolvendo a quantidade de alunos, presentes no dia;
.Propor atividades lúdicas, através
de jogos e brincadeiras;
.Planejar com um Tema Gerador
- perguntas ou situações problemas;
.Aula expositiva e dialogada
professor e alunos trocam ideias juntos;
.Chuvas de ideias para
complementar os conteúdos com escritos e desenhos;
Metodologia
de três tempos: Apresentação e Identificação do Tema; Aprofundamento teórico e
problematização e Socialização dos Saberes;
.Pode ser utilizado no tempo
de uma aula, capítulo ou uma unidade, mas respeitando os três momentos.
O objetivo é oferecer ao educador do campo uma ferramenta metodológica ativa que consistem em atividades que movimentam o conhecimento de forma interdisciplinar, onde o papel do educador é o de orientar e dinamizar as atividades, valendo–se da realidade da comunidade.
1º momento é apresentar e
identificar o tema e os conteúdos.
2º momento os alunos aproveitam
os conteúdos para aprofunda-se, respondendo as atividades.
3º momento os alunos
socializam o que aprenderam.
Finalizando as atividades e apresentações dos grupos a ministrante da Formação,
Profª. Vaneide Moreira, solicitou uma representação de cada escola para relatarem como eles
viram esse momento de Formação e como está sendo o trabalho com esse material.
Os professores colocaram que está sendo muito importante porque este material traz
temáticas relacionadas com o cotidiano dos alunos e seu local de convivência,
valorizando o espaço onde os alunos vivem e, com isso poder proporcionar uma aprendizagem
significativa conhecendo o global, mas não deixando de valorizar o local.
Como atividade para casa os professores irão analisar atividades dos livros e no segundo encontro de Formação, que será ministrado por Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, farão apresentação.
Profª Jeane Vieira e Andréia Melo
Coordenadoras Pedagógicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário