segunda-feira, 15 de abril de 2013

SEMED SEDIA FORMAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO /CAMPO DA EDITORA FTD.



No último dia 12 de maio de 2013 foi realizada a primeira Formação para Professores do 1º ao 5º ano da zona rural, das escolas municipais do campo que aderiram o “Livro Didático Campo” Coleção Girassol da Editora FTD. A Formação aconteceu na Casa Museu Graciliano Ramos, ministrada pela Profª. Esp.Vaneide Moreira de Melo e consultora da editora FTD. O objetivo foi trabalhar com os professores a metodologia, conteúdos e bases legais apresentada nos Livros.

A Formação foi dividida em dois momentos práticos, onde os professores trabalharam com as coleções do 1º ao 3º anos, avaliação, e do 4º ao 5º anos, metodologia dos três tempos. Os professores tiveram uma participação ativa na análise dos livros, fazendo perguntas sobre as atividades sugeridas pela ministrante da Formação.  

Temáticas estudadas nos grupos de trabalho, referentes ao que está proposto nos Livros:

AVALIAÇÃO – METODOLOGIA

Ler no livro do educador as considerações relacionadas a Avaliação e a Metodologia dos três tempos: Apresentação e Identificação do Tema; Aprofundamento teórico e problematização e Socialização dos Saberes.
Alfabetização/Avaliação
.Interagir com os alunos em relação aos objetivos nas atividades proposta no processo de ensino aprendizagem;
.Deverá ser contínua;
.Baseia-se no processo de auto avaliar-se;
.Através da avaliação acontecerá a troca de conhecimentos vivenciados no cotidiano.
Alfabetização/Metodologia
.Alfabetizar a partir do nome dos próprios alunos ;
.A importância da lista de nomes fixados no mural;
.Produção oral e através de desenhos (reconto de história).
 Matemática/Avaliação
.Avaliação formativa;
.Diagnóstica ou inicial;
.Com a avaliação o aluno já sabe retomar ou prosseguir com o ensino.
.Processual: avaliar todo o processo de aprendizagem;
.É um trabalho contínuo da ação pedagógica;
.Não deve ser um instrumento de penalização do aluno;
.Somativa: identificação da aquisição de conhecimentos e a análise do processo realizado pelo o aluno.
Matemática/Metodologia
.Desenvolver noções de adição, envolvendo a quantidade de alunos, presentes no dia;
.Propor atividades lúdicas, através de jogos e brincadeiras;
.Planejar com um Tema Gerador - perguntas ou situações problemas;
.Aula expositiva e dialogada professor e alunos trocam ideias juntos;
.Chuvas de ideias para complementar os conteúdos com escritos e desenhos;
Metodologia de três tempos: Apresentação e Identificação do Tema; Aprofundamento teórico e problematização e Socialização dos Saberes;
.Pode ser utilizado no tempo de uma aula, capítulo ou uma unidade, mas respeitando os três momentos.

O objetivo é oferecer ao educador do campo uma ferramenta metodológica ativa que consistem em atividades que movimentam o conhecimento de forma interdisciplinar, onde o papel do educador é o de orientar e dinamizar as atividades, valendo–se da realidade da comunidade.
1º momento é apresentar e identificar o tema e os conteúdos.
2º momento os alunos aproveitam os conteúdos para aprofunda-se, respondendo as atividades.
3º momento os alunos socializam o que aprenderam.

Finalizando as atividades e apresentações dos grupos a ministrante da Formação, Profª. Vaneide Moreira, solicitou uma representação de cada escola para relatarem como eles viram esse momento de Formação e como está sendo o trabalho com esse material. Os professores colocaram que está sendo muito importante porque este material traz temáticas relacionadas com o cotidiano dos alunos e seu local de convivência, valorizando o espaço onde os alunos vivem e, com isso poder proporcionar uma aprendizagem significativa conhecendo o global, mas não deixando de valorizar o local. 

Como atividade para casa  os professores irão analisar atividades dos livros e no segundo encontro de Formação, que será ministrado por Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, farão apresentação.

Profª Jeane Vieira e Andréia Melo
Coordenadoras Pedagógicas








Nenhum comentário:

Postar um comentário