quarta-feira, 17 de abril de 2013

TÉCNICOS DA SEMED PARTICIPAM DO ENCONTRO ALAGOAS RUMO A IV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE – OFICINA DE CONFERÊNCIA.



PRESERVAR O MEIO AMBIENTE: Um compromisso de todas e todos!

Foi realizado em Palmeira dos Índios – AL, no dia 12 de abril no Colégio Estadual Humberto Mendes o Encontro Alagoas para a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente – Resíduos Sólidos / 2013. Participaram da Oficina os professores de 6º ao 9º ano das escolas públicas dos municípios de: Palmeira dos Índios, Igaci, Estrela de Alagoas, Quebrangulo, Tanque D’arca, Maribondo, Belém, Cacimbinhas, Major Isidoro, Minador do Negrão. 

O evento teve início com uma apresentação cultural com crianças e adolescentes das escolas, seguindo-se de um breve histórico da CNMA que tem como objetivo a formação das Com Vidas nas escolas. Houve também o lançamento do Projeto Anjos do Meio ambiente. Os palestrantes do primeiro momento foi a Professora Bernadete Fernandes Araújo do município de Palmeira dos Índios e os alunos do Coletivo Jovem, a estudante de engenharia Tamires e o estudante de Biologia Rafael. A oficina se deu em grupos com os temas: AR, TERRA, ÁGUA e FOGO.


A IV Conferência Infanto Juvenil – CMIJMA insere-se no contexto pós-conferência da ONU sobre o desenvolvimento sustentável (Rio+20) e a escola está sendo convocada a enfrentar um duplo desafio: Educar para a sustentabilidade ao mesmo tempo que se transforma em um espaço educador sustentável. A Conferência estimula o debate de proposta para tornar ainda mais efetiva a aplicação das leis que normatizam a educação, em particular o Plano Nacional de Educação. 

O Ministério do Meio ambiente – MMA mobiliza o país para a realização da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente – CNMA, que será realizada de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília. Com o lema “Vamos cuidar do Brasil”, a CNMA faz novamente um convite para que a sociedade brasileira, governo, empresários e sociedade civil, se engaje no processo de democracia participativa.


Este é um Fórum adequado para expor preocupações e dividir responsabilidade e apresentar reinvindicações e sugestões que aprimorem a política ambiental do país. 


Professoras: Josenilda Barros  e Vilma Leandro





Nenhum comentário:

Postar um comentário