quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SEMED REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA DA EDUCAÇÃO INFANTIL




INFORMATIVO - EDUCAÇÃO INFANTIL

No decorrer do ano de 2012 aconteceu a FORMAÇÃO CONTINUADA DA EDUCAÇÃO INFANTIL referente ao Módulo I – Fundamentos da Educação Infantil I, com o objetivo de abordar os Fundamentos da Educação Infantil, buscando a compreensão e a interpretação da identidade do atendimento na educação infantil, da sua função e dos seus objetivos, da construção sociocultural da criança, do processo de ensino e aprendizagem e da relação da instituição de educação infantil com as famílias.

E nesta quarta feira dia 21 de novembro de 2012 encerramos esse módulo com a temática: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REESTRUTURAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, onde todos os professores e auxiliares das Creches e Pré – escolas contribuíram de forma direta com base nas várias questões que foram abordadas no decorrer dos Encontros de Formação Continuada da Educação Infantil, refletindo sua prática pedagógica no cotidiano da sala, fazendo uma análise entre a teoria e a prática concordando, discordando ou acrescentando sua concepção.

Foi um momento de grande significância para a Educação Infantil da Rede Municipal de Palmeira dos Índios, pois concebemos que “Um dos mais importantes caminhos para se chegar a uma Educação Infantil de qualidade é a FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES na mudança de práticas adequadas que atenda as especificidades desta etapa de ensino”.

É importante ressaltar que participaram da formação 170 professores com carga horária de 30 horas, e que a FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES terá sequência no ano de 2013 sempre voltada as temáticas abordadas nas DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.

Salésia Maria Cavalcante Santos
Coordenadora Geral da Educação Infantil














I CAMINHADA DE LUTA CONTRA A AIDS EM PROL DO DIA 1º DE DEZEMBRO



Amanhã dia 30 de novembro a partir das 08:00 da manhã, o Governo Municipal de Palmeira dos Índios através da Secretaria Municipal de Saúde promoverão I Caminhada de Luta Contra a AIDS em prol do dia 1º de dezembro,dia em que o mundo inteiro se une  por uma só causa:A Luta Contra a AIDS.

A AIDS  é uma doença que não tem cura,mais possui tratamento!A pessoa que possui o vírus HIV pode sim ter qualidade de vida se descobrir a tempo!E para saber é só procurar uma unidade básica de saúde e pedir o exame!É GRATUITO E SIGILOSO!E só para lembra viver com a AIDS é possível, mas com preconceito não!
Abraço, beijo, aperto de mão não transmitem a AIDS!A principal forma de contágio é através do sexo sem camisinha. Por isso a camisinha é uma grande aliada neste combate.
Todos Juntos Contra a AIDS!!!!!!


Amanda Suziane


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ESC. MUL. GERSON JATOBÁ PARTICIPOU DE III ENCONTRO ESPORTIVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Alunos do Pograma Mais Educação da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá realizam apresentação de dança e judô no III ENCONTRO ESPORTIVO da Educação Especial que se realizou no ginásio esportivo do Centro Educacional Cristo Redentor.
Diretora: Renilda

PREFEITO JAMES RIBEIRO VIAJA À BRASÍLIA PARA RECEBER CERTIFICADO DO SELO UNICEF

Cerimônia especial do Selo Unicef Município Aprovado 2009-2012, acontecerá no Museu Nacional (setor Cultural Sul), ás 15h desta quinta-feira (29).

O prefeito de Palmeira dos Índios James Ribeiro acompanhado da secretária municipal de educação, Aparecida Costa, viajam á Brasília (DF) para participarem da cerimônia especial do Selo Unicef Município Aprovado 2009-2012, que  acontecerá no Museu Nacional (setor Cultural Sul), ás 15h desta quinta-feira (29).

O evento terá como objetivo apresentar os resultados das ações voltadas para os direitos da criança e do adolescente na região do Semiárido Brasileiro, além de certificar com o Selo Unicef de Município Aprovado a cidade de Palmeira dos Índios e demais municípios aprovados que avançaram na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes durante os últimos quatro anos. Na cerimônia também serão reafirmados com o município o compromisso do Governo Federal e Estadual, do Unicef e das organizações da sociedade civil com o Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido.

Para o chefe do executivo a conquista do Selo é de grande  importância para o município, pois premiará um esforço conjunto. “Esse aprovação veio através do compromisso que assumi desde o início da gestão em melhorar junto com as secretarias municipais a vida dessas crianças, dando total apoio às ações” explica James.

O prefeito falou ainda que a adesão ao Selo foi um estímulo para que a administração municipal continue trabalhando para a melhoria da qualidade de vida das crianças, e conquistar reconhecimento internacional como cidade que mais consegue avançar na melhoria da qualidade de vida dos meninos e meninas. "O município tem um papel essencial na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Nesse contexto é que as políticas públicas se tornam realidade, trazendo mudanças concretas na vida de todas essas crianças", concluiu o gestor.

O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional do Unicef pelos esforços dos municípios em diminuir a mortalidade infantil, ampliar o acesso à educação, saúde e proteção, ajudando o Brasil a vencer o desafio de fazer com que os Objetivos do Milênio alcancem cada criança e cada adolescente brasileiro.

Para maiores informações dos indicadores de Palmeira dos Índios é só acessar o site www. selounicef.org.br, onde estão disponibilizados todos os dados referente aos anos de 2007, 2009 e 2011. Os dados afirmam que o município cumpriu todas as metas e após a cerimônia de certificação, os dados de Palmeira como município aprovado serão divulgados oficialmente.

Por: Grazi Duarte

sábado, 24 de novembro de 2012

ESC. MUL. VERA LÚCIA PARTICIPA DO EVENTO DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS NAS ESCOLAS COM O PROGRAMA LIGA PELA PAZ.

A Escola Municipal Professora Vera Lúcia Gama Moura participou  do encontro sobre Avaliação Final 2012 – Sistema de Educação Liga pela Paz / Inteligência Relacional, que aconteceu no dia 23/11/2012 no auditório da Escola Municipal Gerson Jatobá das 9:00hs às 11:30hs. O encontro foi assessorado pela Consultora Pedagógica da Inteligência Relacional do Estado de AL – Rosângela Ribeiro, que pode ver, observar, debater e avaliar pequenas amostras sobre a forma de slides, depoimentos e apresentações organizados pelas 23 escolas existentes na Rede Municipal de Palmeira dos Índios-AL. A amostra teve como objetivo avaliar como está  sendo executado o Programa Liga Pela Paz nas salas de aula e quais os resultados alcançados no cotidiano escolar.
Atenciosamente,
Marta Lúcia Silva Costa – Diretora e Luci Cleide da Silva – Coordenadora

ESC. MUL. MARY SAMPAIO CAPARICA E EXTENSÕES EM AÇÃO


Os alunos do Programa Mais Educação fizeram um passeio turístico a capital do Estado - Maceió para conhecer diversos lugares: o Shopping Iguatemi, onde assistiram ao filme em 3D, almoçaram no Giraffas e brincaram bastante no Play Station, o dia foi maravilhoso e muito importante para eles, logo após foram conhecer a praia. 


O Professor Welber do 4° ano B trabalhando leitura e escrita de textos na sala de informática, logo após foram à sala de aula e fizeram recontos e desenhos do mesmo. Essas aulas são muito proveitosas.

Na escola extensão da Serra da Mandioca os funcionários estão muito felizes, pois está havendo uma pequena transformação na estrutura física da mesma, onde foi construída uma cerca de arames e organizada a cozinha, ficando um ambiente bastante agradável.

Na escola extensão da Serra de São José, os pais e a comunidade agradecem bastante por ter na mesma uma sala de creche e pré escola para atender as crianças. 


 
Auta Tânia
Eunícia

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DESENVOLVEM NOVO PROJETO DIDÁTICO


PROJETO “AQUARELA DO BRASIL”

As Salas de Recursos Multifuncionais já estão desenvolvendo um novo trabalho, trata-se do projeto pedagógico “AQUARELA DO BRASIL”, destacando a amplitude do ensino de artes na educação de pessoas com necessidades especiais no sentido de ver, fazer e contextualizar, podendo referenciar-se por ser uma linguagem universal, que não precisa ser traduzida, basta sua aplicação no sentido de evoluir o homem, contribuindo com seu talento e potencial.

O encontro para definir esta ação aconteceu na Sala de Recursos Multifuncional da Esc. Mul. Dr. Gerson Jatobá Leite, mais precisamente no dia 21 de outubro. Este projeto trará um novo sentido sobre esta área do conhecimento, pois durante a execução do mesmo teremos inúmeras atividades que subsidiarão o conhecimento dos educandos e dos educadores para que juntos possam descobrir um mundo, antes jamais percorrido.

E ao inserir este projeto junto à educandos com necessidades educacionais especiais estaremos favorecendo a abertura de um leque de possibilidades sobre a arte e nosso cotidiano, onde arte e vida possam se completar. Esta possibilidade fará com que ocorra automaticamente uma reflexão sobre arte e terapia, que possibilita a qualquer ser humano superar obstáculos buscando meios de ser expressão através da arte.

Segundo BION “Pode-se entender que todos os homens, com deficiência ou não são capazes de realizar operações construtivas de transformação da natureza em signos da cultura, que constitui um amplo vitral mítico para a humanidade. Todos os homens são capazes de conhecer e fazer, de produzir representações realistas ou abstratas, através de modos resultantes de vários caminhos. São capazes de projetar a vida interior, penetrar em símbolos e mitos. A Arte não escolhe um único ponto de partida, e, nem pontos de partida selecionados. Ela é parte do que é possível para alcançar o impossível possível. Uma Arte sem barreiras não pode existir como refém das utopias”. (Marli Bion, Professora, Especializada em Educação de Deficientes Visuais /FADERS, em exercício na Biblioteca Pública do Estado / SEDAC,  Coordenadora do Setor Braille).
  
O momento também foi de muita descontração e alegria, pois foi possível fazer uma simples homenagem a estas educadoras que buscam diariamente aprimorar seus conhecimentos, acreditando que “Educar na perspectiva da Educação Inclusiva requer tempo, disposição e querer fazer a diferença a cada nova ação, fazendo da educação sua arte de viver.

Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Unidade da Educação Especial