segunda-feira, 6 de setembro de 2010

NÚCLEO DE ESPORTE EDUCACIONAL

O Núcleo Movimento, instituído desde novembro de 2009, se constitui em ação social pelo esporte educacional e pela arte de educar, pelo direito da criança a educação, também à cultura e ao lazer. Sua realização envolve toda escola e comunidade em ação de atendimento direto a crianças, adolescentes, professores da rede pública, educadores e lideranças comunitárias. São atendidas crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano, aproximadamente 8 mil envolvidos. O atendimento às crianças é feito através de oficinas esportivas nas mais diversas atividades. Seu desenvolvimento também se dá em Caravanas. Essa metodologia foi adquirida pela formação dada pelo Instituto Esporte e Educação, Instituto Sol da Liberdade e UNICEF a educadores do município, que são multiplicadores.  A ação dos educadores está estruturada no atendimento da metodologia do esporte educacional que tem como objetivo aliar os valores do esporte a educação, envolvendo alunos, famílias e toda a comunidade, com promoção de atividades principalmente em espaços comunitários, propiciando a sustentabilidade do conceito de esporte e arte para educar.  A metodologia também incentiva a confecção de materiais alternativos para a prática de esporte, tais como: bola, redes, raquetes, etc. em incentivo a expressão e criatividade.  O ato de refletir sobre o esporte e a arte constitui em elemento educacional para a transformação e a inclusão social nas comunidades e escolas. O Esporte contribui efetivamente no processo educacional como instrumento pedagógico. As atividades contribuem para o desenvolvimento integral da criança em processo de formação. Por meio da prática desportiva, crianças, adolescentes e jovens aprendem a lidar com necessidades, expectativas e desejos próprios, bem como dos que os rodeiam. Desenvolvem não apenas competências técnicas, mas também sociais e comunicativas essenciais para o desenvolvimento individual e social de cada um. 














































Nenhum comentário:

Postar um comentário