Palmeira dos Índios, Estado de Alagoas, realizou seu 1º Fórum Comunitário – Selo Unicef - no último dia 29 de julho na Associação Atlética Banco do Brasil, com a participação dos diversos Segmentos da sociedade. Estiveram presentes Autoridades Governamentais e representantes de Secretarias Municipais, Câmara de Vereadores, Escolas Municipais e Estaduais, Instituições de Ensino Superior, MPDC, CMDCA, ONGs, Comitê Inter Tribal de Mulheres, Comitê Municipal Pró-Selo Unicef, Sociedade Civil Organizada, Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Alagoas – SINTEAL, Hospital Regional Santa Rita, Conselho de Alimentação Escolar – CAE, Quilombolas, Fundação do Amparo ao Menor – FUNDANOR, Projeto Livro na Mão e Bola no Pé, Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Pastoral da Criança, Lar da Criança, SESC LER, Igrejas e Grupos Jovens. Representantes de 7 (sete) municípios vizinhos também estiveram presentes. Totalizando o número de participantes em 120 adultos e 21 adolescentes. Coordenado pelo CMDCA com apoio da Articuladora Municipal do Selo no município e o Comitê Municipal Pró-Selo, o Fórum foi um momento de muita interação de jovens que participaram desde o Diagnóstico Participativo até a organização, divulgação, comunicação e realização do Fórum. Os participantes foram recepcionados por jovens da Escola Municipal Professora Marinete Neves, jovens do Projeto Dreams + Teams e membros do Comitê Pró-Selo, que fizeram o crendenciamento e a entrega de material. Duas jovens ficaram na porta desejando as boas vindas aos participantes que ao entrarem no espaço foram recebidos com um café da manhã.
O evento teve início com a Formação da mesa pelas autoridades presentes, sendo em seguida entoado o canto do Hino Nacional ao som da Orquestra Filarmônica Dom Fernando Iório da FUNDANOR, com a participação de um soldado do Tiro de Guerra TG07007 que trouxe o Pavilhão com a Bandeira Nacional. Em seguida, tivemos a participação de atores do Teatro Universitário que mobilizou os participantes para o Fórum. Dando continuidade a esse momento o Baú de Leitura entrou com a dinâmica “Os Oito Objetivos do Milênio” trazendo os integrantes da mesa para um desfile entre a platéia com os Objetivos do Milênio expressos em caixas de papelão, assim ao retornarem a mesa cada um falava o que o Objetivo representava na vida da Criança e do Adolescente.
A Articuladora municipal do Selo, Graça Sandes, apresentou através de um vídeo produzido pelos adolescentes o processo do Selo no município desde a adesão até então. Logo após, apresentou no Data Show a Linha de Base de Indicadores de Impacto Social e o Diagnóstico da situação das crianças e adolescentes no município. O Trabalho em Grupo que aconteceu no segundo momento, a tarde, apoiado pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social tendo como temas os nove Objetivos de Impacto Social do Selo. Em todas essas Secretarias o debate foi intenso com relação aos indicadores, principalmente na Saúde onde tem mais indicadores em vermelho. Na ocasião foi formado também um Grupo de Trabalho para análise e implementação do Plano de Esporte Educacional Municipal constituído com os professores de educação física da rede e pessoas da área. Para concluir o Fórum foi realizada a Plenária com a apresentação das sínteses das respostas dos GT sobre a situação de cada indicador. Os grupos apresentaram propostas de atividades que serão integradas no Plano Municipal de Ação do Selo Unicef, culminando num trabalho coletivo e participativo entre os diversos setores para garantir melhorias efetivas na qualidade de vida da Criança e Adolescente no município. Foi um grande momento de análise e construção para todos os participantes. O Fórum encerrou as 17:30 após a conclusão da plenária. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário