quarta-feira, 17 de outubro de 2012

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS FAZ CULMINÂNCIA DO PROJETO “MESTRE GRAÇA”



A Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite realizou na última sexta-feira a culminância do projeto “MESTRE GRAÇA” que homenageou o escritor palmeirense Graciliano Ramos.

Foi um projeto literário onde todos os educandos das salas de recursos tiveram a oportunidade de conhecer a história deste ilustre escritor.

Dentre as obras do “Mestre Graça” foi possível estudar duas: “Vidas Secas”, que retrata a história do povo nordestino, daqueles que lutam contra a seca, mas nunca perde a esperança de dias melhores e a “Terra dos Meninos Pelados”, destacando uma história de Raimundo, um menino diferente de todos os outros por ter um olho preto, o outro azul e a cabeça calva, uma aventura na essência da inclusão social.

Cada atividade desenvolvida reforçou a idéia de que precisamos conhecer melhor o lugar onde vivemos. Pois é através de nossa cultura que descobrimos os verdadeiros valores essenciais para a vida.

Educar na Perspectiva da Educação Inclusiva é valorizar as diferenças, percebendo que cada um possui competências e habilidades que somente no cotidiano do ambiente escolar podemos aprimorar.

Os educandos ao dramatizar a obra “VIDAS SECAS”, mostraram talento, segurança e maturidade ao representar cada personagem.

Graciliano Ramos continua semeando frutos literários, pois cada etapa deste projeto será relembrada com muito carinho, inclusive a visita a Casa Museu Graciliano Ramos, onde os educandos tiveram a oportunidade de apreciar objetos que fizeram parte do cotidiano de Graciliano.

Este trabalho deu sentido a tudo que pretendíamos fazer, buscando sempre a melhoria na qualidade da educação, na aprendizagem significativa e, sobretudo ao nosso trabalho diário.

Parabéns a todos os que fazem a Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá, a direção e coordenação pedagógica, que buscam diariamente novas práticas pedagógicas, e em especial as educadoras Maria Zélia e Claudevânia que abraçam cada nova temática com determinação e muita responsabilidade.

As aulas in loco, os vídeos e as pesquisas fizeram desse projeto um caminho para continuarmos acreditando que nossa “Princesa do Sertão” tem muito que se ver e apreciar.

É a Educação Especial de nossa rede municipal de ensino fazendo acontecer com projetos simples, porém significativos para todos.

Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Unidade da Educação Especial

Zélia e Claudevânia
Educadoras da Sala de Recursos Multifuncional Dr. Gerson Jatobá Leite





























Nenhum comentário:

Postar um comentário