quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ALUNAS DO IFAL/ CÂMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS SÃO PREMIADAS NA MAIOR FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA AMÉRICA LATINA



Alunas do câmpus Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) foram premiadas na maior Feira de Ciência e Tecnologia da América Latina, a 27ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que aconteceu entre os dias 22 e 27 de outubro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Além da Mostra, considerada uma referência internacional entre as feiras do gênero, ocorreu, paralelamente, o 19º Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET) e o 4º Salão da Inovação, evento que busca mostrar os avanços tecnológicos de empresas e instituições inovadoras em diversos campos de atividade.

A Mostratec reuniu jovens cientistas entre 14 e 21 anos de idade. Nesta edição da Feira, foram apresentados 350 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas. Cada uma das categorias premiou os quatro melhores classificados e os destaques gerais receberam prêmios de tecnologia oferecidos por diversas empresas e instituições do Brasil, Argentina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, Holanda, Indonésia, Iraque, Itália, México, Nigéria, Paraguai, Peru, Turquia e Uruguai.

As estudantes alagoanas foram destaque durante o evento. O projeto “Avaliação das propriedades mecânicas dos tijolos ecológicos formulados com resíduo cerâmico”, desenvolvido pelas alunas Fernanda Guedes e Kellyane Santos, sob orientação da professora Sheyla Marques, conquistou o Prêmio ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência) de Excelência em Pesquisa Científica.

Outro projeto premiado foi o “Estudo da Incorporação de Cinzas do Bagaço de Cana-de-Açúcar em Formulações de Tijolos Solo-cimento”, que credenciou as alunas Taísa Tenório e Samantha Mendonça para representarem o Brasil na Expocientec, que acontecerá em setembro de 2013, em Encarnación, no Paraguai.

Além dos prêmios conquistados pelos projetos, a aluna Fernanda Guedes foi selecionada pela Fundação Estudar para receber uma bolsa de estudos e realizar um intercâmbio na Universidade de Harvard.

Para professora Sheyla Marques, a participação de alunos e professores nesse tipo de evento é de grande importância, pois eles têm a oportunidade de conhecer outros projetos, alunos e professores, tanto do Brasil como de outros países. “Este intercâmbio cultural que é vivenciado muda a visão de mundo. Os resultados obtidos demonstram que a pesquisa científica é o caminho certo”, afirmou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário