quinta-feira, 1 de novembro de 2012

SALA DE RECURSOS RECEBE MATERIAL PARA ACESSIBILIDADE



SALA DE RECURSOS RECEBE MATERIAL PARA TRABALHAR COM DEFICIENTES VISUAIS

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI desenvolve o Projeto Livro Acessível, objetivando assegurar condições de acessibilidade no processo de escolarização dos estudantes com deficiência visual, matriculados nas classes comuns do ensino regular.

E para compor o patrimônio da instituição, envia material destinado ao uso individual em sala de aula para acesso ao livro digital acessível – Mecdaisy e demais atividades educacionais, inclusive aquelas realizadas em domicílio, pelos estudantes com cegueira matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Dentre os materiais podemos destacar notebook; scanner que digitaliza o texto de revistas, livros ou artigos de jornal, permitindo que ele possa ser lido imediatamente, em voz alta; reglete; bola de guizo; calculadora sonora; material para cálculo matemático; globo terrestre com adaptação para deficientes visuais, entre outros.

Todos estes recursos já se encontram disponíveis na Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite para atender aos educandos com deficiência visual tanto na sala regular quanto na sala de recursos multifuncional.

Outras escolas também já estão sendo contempladas com salas de recursos e matérias para o trabalho com educandos da Educação Especial, é o caso das escolas municipais: Novo Horizonte, Dep. José Sampaio, Irmã Bernadete e Ludugério Amâncio (todas já receberam notebook e em breve receberão recursos para acessibilidade).

Tudo isso proporciona a rede municipal de ensino aprimorar o atendimento aos educandos com deficiência e auxiliar os educadores na ação junto a estes educandos.

Em breve teremos mais quatro escolas municipais sendo contempladas: Pedro Rodrigues Gaia, Manoel Machado Ferro, Marcella Sonnemans e Movimento Pro-Desenvolvimento – Escola OASIS.

Esperamos que em breve todas as unidades de ensino de nosso município possam ter Salas de Recursos Multifuncionais e atender no contra turno os educandos com deficiência e/ou necessidades especiais.

“Responder à diversidade significa romper com o esquema tradicional em que todas as crianças fazem a mesma coisa, na mesma hora, da mesma forma e com os mesmos materiais.
A questão central é como organizar as situações de ensino de forma que seja possível personalizar as experiências de aprendizagem comuns, isto é, como conseguir o maior grau de interação e de participação de todos os alunos, sem perder de vista a necessidades concretas de cada um. Quanto mais flexível for essa organização, mais fácil será, em contrapartida, a incorporação dos professores de apoio à dinâmica da sala de aula para facilitar o processo de aprendizagem de todos os alunos”. (Cesar Cool, Álvaro Marchesi, Jesús Palácios & Colaboradores. Desenvolvimento Psicológico e Educacional, 2ª Edição – FNDE. Vol. 03. pp. 293 e 294. Ed. Art med. 2010).

Assegurar atendimento educacional especializado é um dos requisitos essenciais para construirmos uma educação inclusiva, oportunizando a todos os educandos o acesso, permanência e sucesso escolar.

decreto nº 7.611/11 disciplina algumas diretrizes, entre elas, a garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades; de um aprendizado ao longo de toda a vida; da não exclusão do sistema educacional geral sob alegação de deficiência; da oferta de educação especial preferencialmente na rede regular de ensino, como também o atendimento educacional especializado que deverá prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes, entre outras determinações.

Quitéria Barbosa da costa

Coordenadora da Unidade da Educação Especial














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