PENSANDO EM EDUCAÇÃO COM QUALIDADE E EFICIÊNCIA
No dia 23 de outubro a coordenadora da Unidade da Educação Especial
esteve participando de um encontro muito especial com os educadores da Escola
Municipal Mary Sampaio Caparica.
O encontro proporcionou análise e reflexões sobre a ação pedagógica do
educador e sua atuação frente a uma avaliação inclusiva.
Dívidas, necessidades e bastante questionamento sobre como e quando
avaliar os educandos com deficiência e/ou necessidades especiais.
Ações como essa mostra-nos o quanto à escola é importante para cada
educando e principalmente que o papel consciente do educador faz toda a
diferença na hora de avaliar, pois não adianta apenas incluir os educandos em
sala de aula, é preciso oportunizar momentos de ensino e aprendizagem, onde
eles possam socializar seus conhecimentos e adquirir novos por meio da relação
entre seus pares.
Sendo assim, direcionar o olhar sobre novas metodologias e práticas
pedagógicas inovadoras oportunizará a cada instituição fazer da avaliação uma
ação sobre as diferenças individuais de cada um, buscando caminhos para educar
com qualidade através da educação inclusiva.
Segundo Coll (CESAR COLL, 2004. P.276) “A avaliação das necessidades educativas especiais dos alunos adquire
sentido quando, além das condições particulares de um aluno determinado é orientada
à melhoria das condições do processo de ensino e aprendizagem e à identificação
dos apoios necessários para o seu progresso”.
Neste mesmo dia também participou deste
encontro a coordenadora pedagógica Josenilda (SEMED), responsável pelo Ensino
Fundamental II que abordou a temática sobre Conselho Escolar, algo propício
para o momento já que o tema abordado no primeiro momento foi “Como Avaliar os
Educandos Com Deficiência”.
Parabéns a toda equipe desta instituição pela iniciativa em buscar meios
para compreender o verdadeiro sentido do ato de avaliar.
Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Unidade da Educação Especial
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