quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

SMS - COMBATE A DENGUE GANHA REFORÇO EM PALMEIRA

Uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estará nesta quarta (05) e na quinta-feira (06) em Palmeira dos Índios, participando de uma ação voltada ao combate ao Aeds aegypti, mosquito transmissor da dengue. O evento está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, que irá realizar um mutirão no município, com a finalidade de reduzir os casos da doença, que no ano passado afetou muitos moradores.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica Estadual, Cleide Moreira, a Sesau está enviando profissionais que irão atuar no tratamento químico, através da aplicação de UBV com carro fumacê em diversos pontos da cidade e o tratamento através das bombas costais nas áreas de difícil acesso.

A técnica da Vigilância Epidemiológica Municipal Ana Paula Duarte garante que a ação integrada servirá para alertar a população sobre a necessidade de incluí-la também nessa luta. "É uma ameaça que precisa da união de todos, principalmente da população. Fazendo o que ela já sabe, vai contribuir muito", alerta a técnica.
A secretária municipal de Saúde, Alexandra Ludugero, explicou que a ação já começa nesta quarta-feira (5), com o tratamento químico realizado pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde. Nesse mesmo dia, na parte da tarde, o Comitê Municipal de Dengue se reúne para definir as atividades que serão realizadas na quinta-feira, durante o mutirão. Entre elas, a limpeza nos bairros e visita às residências para orientar as famílias sobre os cuidados que devem ser adotados, com a finalidade de evitar os criatórios das larvas do mosquito, a exemplo de não conservar plantas em vasos com água, não manter recipientes em áreas abertas, pneus e outros objetos.

De acordo com a secretária Alexandra Ludugero, desde o ano passado, vêm sendo realizadas ações com a comunidade, com a finalidade de impedir que ocorra uma epidemia. Apesar do trabalho realizado, ela explicou que o município continua em situação preocupante de risco muito alto de dengue, conforme parecer do Ministério da Saúde.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão já existem mais de 100 milhões de casos de dengue no mundo inteiro. Enquanto não existe uma vacina contra a dengue, a principal arma é a prevenção. “A dengue mata. E o Estado, sozinho, não consegue resolver esse imenso problema de saúde pública. É fundamental o papel da mobilização, da educação e da informação para a prevenção”, afirmou o ministro. “o importante é transformar conhecimento em ação coletiva, conversar com o vizinho e cobrar do gestor a limpeza pública”.

Agência Alagoas 04/01/2011 23:46:00 Por: Raul Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário