sábado, 29 de janeiro de 2011

ESC. MUL. PEDRO R. GAIA - PARCERIA COM O PROJETO GLAUCOMA E CATARATA

Na Escola Municipal Pedro Rodrigues Gaia no Pov. Corruripe da Cal, localizada a 10 Km do Centro do nosso município foi realizada uma reunião com pais, alunos, professores e outras pessoas da comunidade, em parceria com a Drª Sônia Angélica Rosa Madeiro com o objetivo de informarmos o projeto do governo Federal (Glaucoma e Catarata) explica : Que o Glaucoma é uma doença que causa dano no nervo óptico. Este nervo envia os sinais visuais ao cérebro, onde estes são processados e se convertem em imagem. A causa do glaucoma não é totalmente conhecida, mas demostrou-se que o aumento da pressão interna do olho é o fator de risco mais importante.

Quando esta pressão do olho esta muito elevada o nervo óptico pode ser afetado. Este dano impede que alguns sinais visuais chegem até o cérebro. O resultado é que o cérebro não pode "ver" tudo o que os olhos vêem. Isto provoca a redução do campo, que, se não for tratada poderá levar a cegueira.
   
O glaucoma atinge as pessoas de todas as raças, sexos, e nacionalidade. Qualquer pessoa pode desenvolver glaucoma, mas em algumas, o risco é maior do que em outras. Vários estudos mostraram que qualquer pessoa que possui uma ou mais das características abaixo apresentam risco maior de desenvolver a doença:

-Idade maior que 40 anos.
-História de glaucoma da família.
 -Pressão intra-ocular elevada (PIO).
-Descendentes de Africanos, Escandinavos ou Russos.
-Diabéticos.
 
Após as informações foi realizada a triagem do projeto glaucoma e Catarata, e  foram atendidas 180 pessoas, as que foram confirmada com o glaucoma receberam as orientações e o colírio para uso diário.

Escola Municipal Pedro Rodrigues Gaia
Diretora : Ilma Ribeiro Leite de Alcântara



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário