terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SEMED INFORMA: SEGUNDA ETAPA DO CENSO ESCOLAR COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA

A partir desta quarta-feira, 1º de fevereiro, tem início à segunda etapa do Censo Escolar 2011, uma ação estatístico/educacional realizada todos os anos, em nível nacional, e organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A primeira etapa foi concluída em novembro do ano passado.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: Ensino Regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As informações que serão repassadas são fundamentais para o fechamento do Censo Escolar 2011, pois a base dos dados servirão para o cálculo do Ideb e para a transferência de recursos do governo federal para as escolas.

Durante a segunda etapa do Censo Escolar 2011 serão informados dados sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos. O período de retificação dos dados finais do Censo 2011 será de 19 de março até 4 de abril.

As escolas irão encaminhar os dados colhidos no Censo por meio do Sistema Educacenso para o endereço eletrônico www.educacenso.inep.gov.br, no período de 1° de fevereiro até o dia 12 de março.

Maria do Rosário Canuto, Emanuela Melo, Geâne Machado
               Setor de Inspeção Educacional da SEMED

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ESC. MUL. MARY SAMPAIO: EDUCADORES PARTICIPAM DE ENCONTRO DA RECASA

NO DIA 25 DE JANEIRO DE 2012 NA ESCOLA AMBIENTAL FRANCISCO PINTO CARIBÉ, A COORDENADORA EUNÍCIA GONÇALVES DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARY SAMPAIO CAPARICA SITUADA NO POVOADO BONIFÁCIO JUNTO COM AS COORDENADORAS DA SEMED:  JEANE  E GRAÇA SANDES PARTICIPARAM DO 1° ENCONTRO DA RECASA - REDE DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA DO AGRESTE E SEMIÁRIDO DO ESTADO DE ALAGOAS. A ESCOLA REPRESENTANDO O MUNICÍPIO DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS APRESENTOU UMA RETROSPECTIVA DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NO CAMPO REALIZADAS DURANTE OS ANOS DE 2008 - 2009 -2010 - 2011, DEMONSTRADA ATRAVÉS DE AÇÕES REALIZADAS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO NORDESTINO.
ESTAVAM PRESENTES NO EVENTO AS PROFESSORAS ANA MARIA E GRAÇA AMBAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FAZENDO ALGUMAS INTERVENÇÕES E FICOU RESOLVIDO QUE NOS DIAS 08 E 09 DE MARÇO NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA TEREMOS O ESTUDO DO 3° MÓDULO DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA.
AUTA TÂNIA
EUNÍCIA
                                                          

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

UOL EDUCAÇÃO

UOL Educação, 24/01/2012
MERCADANTE ANUNCIA PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE ATÉ OITO ANOS DE IDADE
Camila Campanerut do UOL, em Brasília

Em seu primeiro discurso após assumir o Ministério da Educação nesta terça-feira (24), o ministro Aloizio Mercadante anunciou um programa de alfabetização de crianças de até oito anos de idade -o "Alfabetização na Idade Certa". “Temos de ter consciência que se uma criança não aprende a ler e a escrever até no máximo oito anos de idade, todo o processo de aprendizado no futuro fica comprometido. O custo, depois, de você recuperar pedagogicamente é muito alto e o risco é muito grande. Nós perdemos essa criança e ela simplesmente abandonará a escola. Então nós vamos dar uma ênfase especial na alfabetização: as melhores salas de aula”, afirmou.

Mercadante também anunciou um programa de ensino para a área rural, que ele chamou de "Pronacampo", com materiais educativos ligados à realidade da população que vive no campo. “Você não pode levar, com material didático, para uma criança ou jovem que mora no campo, por exemplo, o ambiente cultural da cidade. Você tem de respeitar os valores, a especificidade. Você tem que dialogar, valorizar essa cultura”, afirmou. De acordo com interlocutores do ministério, as duas     iniciativas foram formuladas durante a gestão do antecessor de Mercadante, Fernando Haddad, que saiu do cargo para disputar a Prefeitura de São Paulo. "Residência" de professores. Outra proposta do novo ministro é incentivar uma espécie de “residência” aos professores que estão em fase final da formação na licenciatura. Assim como os médicos, Mercadante irá propor que os professores atuem mais em salas de aula. “Estes jovens da licenciatura precisam fazer uma residência na escola. Tem que formar o professor e só se forma colocando a mão na massa na sala de aula”, destacou. Mesmo sem detalhar um porcentual, Mercadante destacou que defenderá um diálogo no Congresso Nacional para que parte dos lucros dos royalties do petróleo produzida nos campos do pré-sal deverá ser destinada à educação.

Enem 2011 - O ministro não quis comentar a decisão do Tribunal Regional do Recife de suspender a liminar que permitia que todos os candidatos vissem as redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 corrigidas. Ele, no entanto, defende o exame como um “instrumento de acesso democrático e republicano” ao     ensino superior. “Sobre os desdobramentos imediatos do MEC só depois que eu conversar com todas as áreas e ter uma visão bem clara. Agora, é muito importante que a gente abra um diálogo bem claro, para aperfeiçoar, para que a gente possa ter política cada vez mais cuidadosa e ver melhores formas de aplicação da prova”, afirmou.

Futuro político - Durante o discurso, o ministro disse que não vai usar o cargo como "trampolim político". "A minha gestão a frente deste ministério não será um trampolim para projetos pessoais ou partidários. Será sim uma alavanca suprapartidária para a melhoria da educação brasileira, assim como aconteceu no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.” Mercadante disse também que sua equipe será escolhida por “critérios competentes e comprometidos com o interesse público”. “A quem vier não perguntarei por partidos ou ideologias, mas eu demandarei com rigor competência técnica e espírito público e comprometimento com o país”, afirmou. O agora ministro da Educação deixou hoje a pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação, que foi ocupada por Marco Antônio Raupp, ex-presidente da Agência Espacial Brasileira.

domingo, 22 de janeiro de 2012

SEMED APRESENTA MATERIAL DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO ESTÁDIO JUCA SAMPAIO






sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SEMED INFORMA: ANIVERSÁRIO DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO É COMEMORADO COM OS FUNCIONÁRIOS DA REDE


No dia 18 deste foi comemorado o aniversário da Secretária de Educação, Márcia Souza, no auditório da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá onde reuniuniram-se funcionários da educação, familiares e amigos. O momento foi recheado de muita emoção e homenagens a aniversariante, que também fez questão de homenagear sua equipe de trabalho.  

Parabéns Márcia Souza!!! Muitos anos de vida... e que Deus te proteja cada dia mais.

Comitê Pró Selo



















 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PALMEIRA DOS ÍNDIOS AGORA TEM FAZENDA PARA ACOLHIMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS DIVINA MISERICÓRDIA



A Fazenda para Acolhimento de Dependentes Químicos Divina Misericórdia é uma Comunidade Terapêutica que faz parte do Projeto Acolhe Alagoas em parceria com a Secretaria de Estado da Promoção da Paz (SEPAZ). Esta se configura como uma instituição de caráter filantrópico, cujo objetivo é contribuir no tratamento das pessoas dependentes de qualquer tipo de droga. Tendo em vista, o aumento do índice dos usuários de drogas, e que o uso em excesso se caracteriza como uma doença psíquica, sem cura, onde o adicto estará em recuperação ao longo da sua vida, a Fazenda Divina Misericórdia se reconhece como um importante instrumento no tratamento dessa doença que trás conseqüências trágicas para o usuário e a sua família.
Nossa Fazenda conta uma equipe formada por: 01 fundador/presidente; 01 coordenador geral; 01 coordenador administrativo; 01 assistente social; 01 psicóloga; 01 técnica de enfermagem; 01 conselheiro; 05 monitores; 01 motorista e 02 cozinheiras.
Começamos a funcionar no dia 10 de outubro de 2011 e hoje contamos com 34 pessoas dependentes de drogas. O tratamento dos acolhidos se dá numa relação entre atividades educativas e espirituais, onde existem laborterapias, grupos terapêuticos, estudos bíblicos (Os doze passos), cursos profissionalizantes, tratamento médico em parceria com a Secretaria de Saúde.

Karoline Mendonça
Assistente Social


domingo, 15 de janeiro de 2012

SEMED REALIZA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O ANO DE 2012

A Equipe de Ensino da Secretaria Municipal de Educação reuniu-se com setores de inspeção e registro, recursos humanos e financeiros, merenda escolar, tecnologias, diretores e coordenadores das escolas municipais, para construir o Planejamento Estratégico da SEMED para o ano de 2012. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá nos dias 12 e 13 deste mês, e foi coordenado pelo assessor pedagógico Neilton Nunes e a Equipe de Ensino da Semed com o objetivo de melhorar a qualidade da educação da Rede Municipal de Ensino, apresentando os princípios balizadores de equidade, qualidade, democratização e ética, construindo a Matriz das ações a partir dos Princípios e Diretrizes aqui apresentadas:

Princípios Balizadores
- Equidade
- Qualidade
- Democratização
- Ética

Diretrizes
Diretriz 01 – Democratização do acesso e permanência com sucesso do aluno na rede pública municipal de ensino.
Diretriz 02 – Racionalização e Modernização da Gestão Educacional da Rede Pública de Ensino.
Diretriz 03 – Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da Educação.

Com isso, esse trabalho possibilitou perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliando todo o processo a que o planejamento se destina. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados.

Equipe de Ensino.