Socioteca é divulgada na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.
Com ideias inovadoras, os empreendedores alagoanos Victor Yves e Felipe Reis obtiveram destaque na mídia nacional através do trabalho realizado na Socioteca, uma rede social, que consiste em conectar empreendedores, investidores e consultores. Com apenas um ano de existência, a versão beta da rede tem mais de 2 mil usuários cadastrados e pretende ampliar seu público para pelo menos 80 mil até o fim deste ano, através de planejamento de marketing e parcerias institucionais.
Com a sociedade estabelecida e um investimento inicial relativamente baixo - R$ 30 mil - Victor e Felipe iniciaram o desenvolvimento da Socioteca, finalizando a primeira versão do site em cinco meses. "Minha mãe queria abrir um negócio em Maceió, mas era nova na cidade. Ela tinha capital para investir, mas sua rede de contatos era muito restrita. Nessa mesma época, comecei a conversar com o Felipe, que estava morando em São Paulo e sentia a mesma dificuldade", ressaltou Yves. A ideia de criar uma plataforma que conseguisse digitalizar e acelerar as conexões entre novos empreendedores surgiu no ano passado, quando Yves começou a identificar a dificuldade de encontrar parceiros relevantes. "Antes de lançar a Socioteca oficialmente, precisávamos de uma confirmação real de que o serviço funcionava. Quando recebemos os primeiros feedbacks de usuários contando que haviam encontrado sócios e parceiros para o seu negócio, resolvemos apresentar o produto oficialmente ao mercado", afirma.
Cruzamento de dados
Assim como os populares sites de relacionamentos amorosos, a mecânica da Socioteca é baseada no cruzamento de dados de seus usuários. Antes de ingressar na rede, cada membro da comunidade precisa preencher um extenso formulário, que, no caso de empreendedores, inclui detalhes de seus planos de negócios. Com base nessas informações, a rede passa a sugerir nomes de parceiros e consultores. Além disso, mediante a autorização do usuário, outras pessoas podem ter acesso ao plano de negócios de forma mais genérica, permitindo que elas comentem e deixem sugestões sobre o material apresentado.
O modelo de negócios do site é baseado em duas frentes distintas de receita. A primeira delas contempla planos premium de assinaturas para empreendedores em procura de mais visibilidade para seus perfis. Os fundadores também apostam na receita gerada por anúncios de franquias e de consultorias que farão da plataforma um e-commerce social de serviços relacionados ao empreendedorismo.
Via Pequenas Empresas Grandes Negócios
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Flávia Motta
Diretoria de Marketing e Design
Prefeitura de Palmeira dos Índios
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