quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ELETROBRAS INAUGURA FÁBRICA DE DOCES COM ENERGIA RENOVÁVEL EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS

As comunidades chamadas Serra das Pias, Monte Alegre e Serra Bonita, localizadas no município de Palmeira dos Índios estão prontas para iniciar na prática, um projeto autossustentável e com uso de energia totalmente eficiente. É o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Universalização da Oferta. Máquinas instaladas, frutas já selecionadas e o funcionamento da Fábrica de Doces começa, oficialmente, na próxima semana e será marcado por uma solenidade de inauguração, realizada pela Eletrobras Distribuição Alagoas, no dia 11 de janeiro, às 11h, na própria comunidade.
 
O Projeto de geração de renda foi desenvolvido pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da Eletrobras com a finalidade de criar e implantar um modelo demonstrativo de intervenção em mercados rurais de baixa renda, visando estimular o uso produtivo da energia elétrica, com sustentabilidade e eficiência energética. A Fábrica de Doces tem capacidade para produzir 250 litros de doces com uma característica bem especial: trabalhar com energia renovável. A captação da água que lava as frutas e utensílios da cozinha é feita por meio da energia eólica para o aquecimento dessa mesma água é utilizada a energia solar.
 
A fábrica contribuirá para ajudar no sustento de 22 famílias. Juntas, elas formaram uma cooperativa e foram capacitadas para gerenciar o próprio negócio. Levando em conta a necessidade de qualificar os cooperados, a Eletrobras incluiu no Projeto momentos de treinamento e repasse de conhecimentos sobre cooperativismo, sustentabilidade e gestão de negócios. Nos primeiros meses, todo o funcionamento da fábrica será monitorado pela Eletrobras e, em seguida, as comunidades deverão caminhar com as próprias pernas.
 
“Assim, nós entendemos que contribuiremos para a geração de renda, sem deixar de lado a eficiência energética, por isso utilizamos fontes de energia renováveis para desenvolver o projeto. Nosso maior compromisso é dar condições de sustentabilidade às famílias”, disse Marcelo Ximenes, gerente da Assessoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética da Eletrobras Distribuição Alagoas. Tudo o que foi pensado para os pequenos agricultores está traçado em um Plano de Negócio, elaborado pela distribuidora de energia, que contempla desde o plantio até a comercialização das frutas.
 
Para a escolha das comunidades, a Eletrobras realizou um diagnóstico nas localidades alagoanas beneficiadas pelo Projeto Luz para Todos. O critério de definição levou em conta o potencial de produtividade presente nas localidades, bem como a capacidade de organização dos agricultores, que já são fruticultores. A partir da criação da fábrica eles terão a chance de ampliar o negócio, de maneira planejada e sistematizada, o que diminui os riscos na comercialização.
 
Inicialmente, os agricultores produzirão doces de banana, caju, mamão e leite. Eles trabalharão com doces em calda, cristalizados e em massa, variando de acordo com o tipo da fruta. Em todo o processo, serão valorizadas a qualidade e as características naturais dos produtos, o que se espera ser o diferencial para a boa aceitação no mercado local, principal alvo dos fabricantes.

Flávia Motta
Diretoria de Marketing, Comunicação e Design
Prefeitura de Palmeira dos Índios
+55 82 9940 3155 / +55 82 9361 4851

Nenhum comentário:

Postar um comentário