terça-feira, 19 de abril de 2016

CENSO ESCOLAR.



O módulo Censo Escolar da Educação Básica é umas ações do Programa Formação pela Escola nas ações do FNDE, cujo Programa visa à capacitação de agentes, operadores, parceiros e conselheiros envolvidos com a execução, o acompanhamento, avaliação e prestação de contas das ações e programas financiados com recursos do FNDE. Especificamente o módulo Censo Escolar visa à capacitação a distância dos profissionais envolvidos no processo de preenchimento, acompanhamento e controle social das informações do Censo Escolar.
As inscrições para este módulo foram abertas desde o final de 2015, direcionadas para os profissionais da rede pública municipal e estadual, além das escolas particulares; a divulgação foi feita in loco, a partir da entrega dos comunicados as escolas municipais, a cada unidade escolar da rede particular, as principais escolas da rede estadual e a 3ª GERE. O curso foi, finalmente, ofertado no período de março a abril, composto por gestores, coordenadores e técnicos da rede municipal de ensino e secretários escolares da rede estadual de ensino.
O curso ocorre na modalidade semipresencial, com 8h presenciais e 52h à distância, por ser um módulo de 60h. O período de momentos presenciais é dividido nos encontros presenciais (o inicial – ocorrido em 17 de março e o final ocorrido em 18 de abril).
No primeiro encontro presencial contamos com a presença de 31, dos 40 cursistas inscritos, em cujo momento apresentamos a plataforma aos cursistas, o caderno de estudos, as atividades, os fóruns de discussão, bem como a atividade final, dentre outras atribuições. Num intervalo de cerca de 30 dias, os cursistas foram os responsáveis pela própria aprendizagem, através do estudo a distância e nós, na qualidade de tutor, ficamos à disposição, auxiliando e conduzindo.
O segundo e último encontro presencial ocorreu em 18 de abril, no qual, 30 cursistas marcaram presença. Dentre outras ações, este último encontro foi reservado para a socialização das atividades finais, elaboradas pelos cursistas.
O Censo Escolar revela a situação da educação no país, subsidiando a elaboração, aplicação e avaliação das políticas públicas na área educacional.
Os cursos do FNDE pelo programa formação pela Escola ofertados pelo Núcleo de Tecnologia Municipal é aberto à comunidade e em breve será ofertado novamente este de Censo Escolar devido à demanda e sucesso do curso.

Texto: Jennifer Rayanne
Núcleo de Comunicação SEMEDE 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário