terça-feira, 5 de abril de 2016

FORMAÇÃO.





Tendo em vista a necessidade de aprimorar ainda mais a qualidade de ensino ofertado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte da cidade de Palmeira dos Índios, no último mês de março foram desenvolvidas várias ações voltadas à questão da EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Houve alguns encontros pedagógicos com diretores, coordenadores e professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais, destacando o papel social da escola na busca de uma Educação Inclusiva, reforçando a importância do acesso, permanência e sucesso de todos os educandos.
No encontro com os educadores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais houve a participação como palestrante do professor Edmilson Sá, que fez um breve relato de sua vida como educando e sua jornada como educador, os desafios, as barreiras e as vitórias na “arte de educar”. Foi um momento muito especial, pois quando se fala de inclusão ainda se percebe enormes barreiras que precisam ser superadas. Infelizmente a falta de informação distancia as pessoas pelas diferenças, esquecendo que “ser diferente é normal”. Ainda neste encontro, foi possível analisar materiais pedagógicos que enriquecem a proposta pedagógica no atendimento a estes educandos, favorecendo uma aprendizagem significativa e prazerosa.
O Secretário Municipal de Educação e Esporte, Sr. Luiz Lobo vem buscando aprimorar o AEE (atendimento educacional especializado) em suas unidades de ensino, pois como já existem mais de quinze Salas de Recursos Multifuncionais em nossa rede de ensino, estas localizadas tanto no espaço urbano quanto no espaço rural, tornando mais fácil prover condições de acesso, participação e aprendizagem dos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e super dotação. Buscamos agora, promover a formação continuada dos educadores no objetivo de que tanto na Sala Regular quanto no Atendimento Educacional Especializado todos os educandos tenham seu direito garantido, que é o de ter uma educação de qualidade.

Texto: Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Educação Especial
Núcleo de Comunicação SEMEDE



Nenhum comentário:

Postar um comentário