sexta-feira, 29 de abril de 2016

FORMAÇÃO CONTINUADA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.



No último dia 19 de abril a Secretaria Municipal de Educação e Esporte esteve realizando mais um momento de Formação Continuada para os educadores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais e para os auxiliares de sala. O encontro teve como objetivo analisar novas práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão, junto aos educandos com deficiência e/ou que possuam limitações que impedem seu desenvolvimento educacional.
Tivemos a oportunidade de realizar um passeio interno pelas dependências da Escola Municipal Doutor Gerson Jatobá Leite, fazendo observações sobre as salas regulares e outros espaços que a escola possui e que podem ser utilizados como ambiente de aprendizagem. Destacando, porém, que cada unidade de ensino possui suas especificidades, cada uma com suas características próprias, independente de sua estrutura física será capaz de acolher, orientar e fazer a diferença no que diz respeito à inclusão. Precisamos acreditar que educar é muito mais que oferecer espaço físico, bons materiais, ou salas espaçosas. Educar é aceitar que todos são capazes de estar juntos, que todos aprendem do seu jeito, como também, que o fazer pedagógico é determinado pelo “querer fazer sempre o melhor”.
Também aproveitamos o momento para analisamos alguns materiais que nos ajudarão nos momentos de formação continuada. Os educadores se dividiram em equipes para analisar a importância entre a teoria e a prática, mostrando que se faz necessário uma formação contínua para que a prática pedagógica da inclusão se efetive cada vez melhor em nossa rede municipal de ensino. O encontro foi finalizado com apresentações sobre algumas temáticas: a importância do Projeto Identidade, o Estudo de Libras e de Braille para os educadores, material do MEC que destaca a Escola Comum Inclusiva e o Caderno do PNAIC sobre Educação Inclusiva. Esses materiais que estão disponíveis na maioria das unidades de ensino também servem de referência para a formação na escola, por isso, a importância do professor da Sala de Recursos Multifuncionais estar sempre junto aos demais educadores das salas regulares.
Desta forma, podemos entender que os ambientes escolares devem ser inclusivos e fundamentados no que destaca os Quatro Pilares da Educação, pois os mesmos destacam que “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a viver juntos” e “aprender a ser”, são indispensáveis quando se trata do ato de educar.

Texto: Quitéria Barbosa da Costa

Coordenadora da Educação Especial - SEMEDE



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