No
último dia 19 de abril a Secretaria Municipal de Educação e Esporte esteve
realizando mais um momento de Formação Continuada para os educadores que atuam
nas Salas de Recursos Multifuncionais e para os auxiliares de sala. O encontro
teve como objetivo analisar novas práticas pedagógicas na perspectiva da
inclusão, junto aos educandos com deficiência e/ou que possuam limitações que
impedem seu desenvolvimento educacional.
Tivemos
a oportunidade de realizar um passeio interno pelas dependências da Escola
Municipal Doutor Gerson Jatobá Leite, fazendo observações sobre as salas
regulares e outros espaços que a escola possui e que podem ser utilizados como
ambiente de aprendizagem. Destacando, porém, que cada unidade de ensino possui
suas especificidades, cada uma com suas características próprias, independente
de sua estrutura física será capaz de acolher, orientar e fazer a diferença no
que diz respeito à inclusão. Precisamos acreditar que educar é muito mais que
oferecer espaço físico, bons materiais, ou salas espaçosas. Educar é aceitar
que todos são capazes de estar juntos, que todos aprendem do seu jeito, como
também, que o fazer pedagógico é determinado pelo “querer fazer sempre o melhor”.
Também
aproveitamos o momento para analisamos alguns materiais que nos ajudarão nos
momentos de formação continuada. Os educadores se dividiram em equipes para
analisar a importância entre a teoria e a prática, mostrando que se faz
necessário uma formação contínua para que a prática pedagógica da inclusão se
efetive cada vez melhor em nossa rede municipal de ensino. O encontro foi
finalizado com apresentações sobre algumas temáticas: a importância do Projeto Identidade, o Estudo de Libras e de Braille para os educadores, material do
MEC que destaca a Escola Comum Inclusiva
e o Caderno do PNAIC sobre Educação Inclusiva. Esses materiais que
estão disponíveis na maioria das unidades de ensino também servem de referência
para a formação na escola, por isso, a importância do professor da Sala de
Recursos Multifuncionais estar sempre junto aos demais educadores das salas
regulares.
Desta
forma, podemos entender que os ambientes escolares devem ser inclusivos e
fundamentados no que destaca os Quatro
Pilares da Educação, pois os mesmos destacam que “aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a viver juntos” e “aprender
a ser”, são indispensáveis quando se trata do ato de educar.
Texto: Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Educação Especial -
SEMEDE
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