domingo, 3 de outubro de 2010

SECRETÁRIA DE MEIO AMBIENTE APRESENTA AÇÕES REALIZADAS


AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE – 2009/2010

SECRETÁRIA: Anna Luísa França

Programa Sombra e Água Viva

Trata-se de um programa de recuperação de nascentes que utiliza uma técnica simples e de baixo custo.
O Município de Palmeira dos Índios conta hoje com 17 nascentes recuperadas através desta técnica. Essas nascentes estão localizadas na zona rural do município e abastecem dezenas de famílias, que antes da recuperação contavam com uma água de péssima qualidade, contaminada com verminoses. A água é usada para beber, tomar banho, lavar roupas e ainda regar as hortaliças produzidas na região. A péssima qualidade da água era visivelmente observada, após a recuperação destas nascentes as famílias puderam então contar com uma água de qualidade.
O programa iniciado no Município de Palmeira dos Índios deu tão certo que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) esta expandindo essa técnica para mais 19 municípios da bacia do Rio Coruripe, visando a recuperação de mais 400 nascentes.

 Semana da Água

Em comemoração ao dia Mundial da água (22 de Março), foram realizadas atividades nos dias 24 e 25 de março com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
A programação se dividiu entre uma palestra, cujo tema foi Água e Doenças de Veiculação Hídrica, o município recebeu também a caravana da água, trazida pelo IMA que ofereceu gincana ambiental com diversas brincadeiras.
Tais eventos ocorreram com alunos das Escolas Municipais Dr. Gerson Jatobá e Marinete Neves e contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
 
Oficina de Construção do Plano Estadual de Regionalização dos Resíduos Sólidos

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) juntamente com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), apresentou aos municípios do Estado de Alagoas a proposta para a construção de aterros sanitários em regime de consórcios, onde foram realizadas 3 (três) oficinas e tivemos a participação.
A proposta conta ainda com um estudo técnico em cada município para verificar se os mesmos possuem capacidade para receber um aterro sanitário. O objetivo de MMA e SEMARH é que todos os municípios de Alagoas deixem de ter lixões a céu aberto após a construção dos aterros sanitários.
 
Parceria da Secretaria com o Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA) e o Ministério Público (MP)

O IPMA e o MP lançaram o Programa Alagoas Menos 2 Graus, que irá disponibilizar 2.000 (duas mil) mudas de árvores nativas para cada município, onde já estamos inseridos entre os 10 primeiros Municípios participantes.
De inicio já recebemos 1.000 (mil) mudas e demos inicio ao plantio, as outras 1.000 (mil) iremos receber no próximo inverno.
 
Semana do Meio Ambiente

Em comemoração a semana do meio ambiente, realizamos nos dias 08 e 09 de junho, algumas ações envolvendo escolas municipais, como exposições, na praça da Independência, de trabalhos feitos por alunos relacionados ao meio ambiente, a caravana do IMA esteve mais uma vez em nosso município realizando gincanas com os alunos, e oficinas de reutilização de recipientes plásticos e fabricação de sabão através de óleo de cozinha usado, para adultos da comunidade de Palmeira de Fora. Oferecemos palestras de conscientização sobre o lixo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária.
 
Dia de Ação na Comunidade

No dia 06 de outubro a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com as Secretarias de Saúde, Educação e Ação Social, esteve presente na escola Municipal Deputado José Sampaio, localizada no Bairro João XIII, para um dia de ação e cidadania. Na ocasião a secretaria participou oferecendo para as crianças da comunidade brincadeiras educativas relacionadas aos cuidados que devemos ter com o meio ambiente.
 


Anna Luísa França
Secretária Municipal de Meio ambiente







Nenhum comentário:

Postar um comentário