terça-feira, 30 de novembro de 2010

ESC. MUL. JOSÉ SAMPAIO REALIZA PROJETO ANTI-DROGAS


VIOLÊNCIA E DROGAS X JOVENS E SUAS FAMÍLIAS 

 O Projeto Violência e Drogas X Jovens e suas Famílias que esta sendo desenvolvido na Escola Municipal Deputado José Sampaio, com os alunos do 6º ao 8º ano teve como fonte de enriquecimento a visita dos alunos e professores no dia vinte e oito de novembro do corrente ano, a FAZENDA DA ESPERANÇA, localizada na zona rural do município de Poço das Trincheiras - Alagoas. Jovens que se recuperam do vicío das drogas sendo que os mesmo passam por um processo de tratamento de recuperação na referida fazenda. Nossos educando interagiram de forma dinâmica através de entrevistas, jogos, momentos de oração, alimentação. Conheceram também o trabalho por eles desenvolvidos no processo de cultivo da horta e o tratamento dos mamíferos. Segue anexo as fotos da interatividade dos nossos educandos e professores com os jovens que estão em recuperação.

 Professor Coordenador do Projeto
Alneir Macêdo 

 SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

PROJETO: VIOLÊNCIA E DROGAS X JOVENS E SUAS FAMÍLIAS

 INTRODUÇÃO
O Projeto apresenta como tema VIOLÊNCIA E DROGAS X JOVENS E SUAS FAMÍLIAS”. Demonstra a preocupação do corpo docente da Escola Municipal Deputado José Sampaio com o aumento da violência, da insegurança e das situações a elas relacionadas. Este projeto pretende contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que promova segurança pública.
            Para isso, é necessário lançar um olhar esperançoso sobre a sociedade em que vivemos, e que pode ser transformada pela força e dinamismo das pessoas que se comprometem com um cidade melhor.
            Adolescentes e jovens são chamados a contribuir para a construção de uma nova mentalidade que oriente as relações vivenciadas na sociedade, no ambiente escolar e na família.  

 OBJETIVO GERAL DO PROJETO
           Proporcionar ao aluno do 6º ao 8º ano um conhecimento sistematizado sobre os tipos de drogas, bem como orientá-lo sobre os males que a mesma causa no nosso organismo. 
     
 OBJETIVO ESPECÍFICO
• Contribuir na formação das ações antidrogas;
• Dar informações sobre drogas, mostrando que elas causam dependência mental e dependência física;
• Despertar o interesse dos alunos, na busca ou ações coletivas preventivas contra o uso desse estimulante;
• Oportunizar o debate e reflexões em torno dos fatores sociais, familiares, econômicos que influem no uso abusivo das drogas;
• Incentivar a erradicação do uso de drogas na sociedade.

 JUSTIFICATIVA
          Os jovens estão cada vez mais usando tóxicos e colocando em risco sua saúde e seu futuro.
          Desde o "inocente" copo de cerveja, muitas vezes, em reuniões familiares, até o contato com drogas mais pesadas, o caminho pode não ser longo.
          Como impedir que esse quadro se torne mais e mais dramático?
          A prevenção é um caminho seguro. Uma educação específica sobre o assunto se faz imprescindível nas escolas; é preciso conscientizar jovens e adolescentes, pais e educadores, enfim, unirmos a comunidade, para discutirmos o assunto com coragem, decisão e espírito reflexivo.
          Toda a sociedade se organiza para enfrentar tão grave problema, e a história mostra que das crises é que surgiram as grandes soluções.
          Acreditamos que quando alguém usa drogas, não imagina a extensão dos vícios e as conseqüências desastrosas que futuramente poderão lhe advir.
          Precisamos cuidar dos nossos jovens. Orientar e direcioná-los num caminho seguro, é nosso dever como educadores e cidadãos conscientes.
          Queremos lembrar a sábia advertência gravada nas páginas do evangelho: "Conheceis a verdade e a verdade vos libertará!"

 DESENVOLVIMENTO
 “JOVENS, NO JOGO DA VIDA SUA MAIOR ADVÉRSARIA E AS DROGAS”
            Drogas são substâncias utilizadas para produzir alterações, mudanças, nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional. As alterações causadas por essas substâncias variam de acordo com as características da pessoa que as usa, qual drogas é utilizada e em que quantidade, o efeito que se espera da drogas e as circunstâncias em que é consumida.
            Geralmente achamos que existem apenas algumas poucas sustâncias extremamente perigosas: são essas que chamamos de drogas. Achamos também que drogas são apenas os produtos ilegais como a maconha, a cocaína e o crack. Porém, do ponto de vista de saúde, muitas sustâncias legalizadas podem ser igualmente perigosas, como por exemplo, o álcool, que também é considerado uma droga como as demais.
As drogas atuam no cérebro afetando a atividade mental, sendo por essa razão denominadas psicoativas. Basicamente, elas são divididas em três tipos os quais os alunos do 6º ao 8º ano iram apresentar em forma de seminário. 

 6º ANO –  Drogas que diminuem a atividade mental
Drogas que aumentam a atividades mental.

*  Álcool etílico
*  Anfetaminas
*  Tabaco (Nicotina)

7º ANO - Drogas que diminuem a atividade mental
*  Ansiolíticos ou tranqüilizantes
*  Inalantes ou Solventes
*  Narcóticos ( ópio e seus derivados: Heroína, morfina e codeína).

8º ANO - Drogas que aumentam a atividades mental.
                    Drogas que produzem distorções da percepção.
*  Cocaína
*  Maconha (tetraidrocanabinol)
*  Alucinógenos
* Ecstasy. 

DESENVOLVIMENTO DOS ENCONTROS EM SALA DE AULA

1º ENCONTRO: Educar para a Cultura da Paz

Material necessário: Aparelho de som, jornais e revistas para recortar, tesoura, cola, canetas coloridas ou pincéis atômicos, TNT branco e emborrachado para o Mural.

Dinâmica
Objetivo: Estimular a capacidade de descrição e análise de situações e estabelecer relações entre violência e paz.
            Disponibilizar jornais e revistas para que os educando destaquem palavras e imagens de violência e paz. Podem ser utilizadas reportagens, recortes, fotos, imagens, palavras-chave, etc. O material destacado por cada participante formará um painel.
            Quando os trabalhos estiver pronto, o educador motivará o grupo a escutar a música Coração Civil  ou Soldados da Paz. A partir da música, o grupo descreve as situações de violência e de paz expressas no painel, comentando o que vê e o que eu sente diante delas. O educador pode fazer alguma pergunta ou destacar algum aspecto, procurando provocar o grupo a relacionar aas situações entre si. 

2º ENCONTRO: Escola, espaço de educação para a Paz
Material necessário: Mural da Paz, folhas oficio para participantes, canetas coloridas ou pincel atômico, giz de cera, aparelho de som.
 Dinâmica
Objetivo: Iluminados pela poesia “A arte de ser feliz” de Cecília Meireles, cada pessoa do grupo receberá uma folha de oficio com o desenho de uma janela. Também pode ser entregue uma folha branca, motivar cada um a desenhar a sua janela.
Dentro dessa janela os educandos expressarão por palavras ou desenhos o que vêem de ações de violência e o que percebem como forma de construção da cultura de paz nas relações estabelecidas nos espaços educativos. 

 3º ENCONTRO: Família, espaço de educar para a Paz
Material necessário: Aparelho de som, folhas de papel oficio para cada participante, tesoura, cola, canetas coloridas ou pincéis atômicos, giz de cera, para mostrar no mural da paz.

Dinâmica
Objetivo: Levar os jovens a refletir sobre os aprendizados que a família favorece.
Cada educando recebe um pedaço de papel e deve desenhar de maneira criativa os membros da sua família. Depois, registram duas questões: Como a falta de segurança atinge minha família?
Em seguida, os educandos em duplas, partilharam sobre o que desenharam.  

 PROGRAMAÇÃO DA CULMINÂNCIA DO PROJETO
DE 15 a 17 de dezembro de 2010.
 Dia 15/12
-  Abertura às 14h: Desfile pela Avenida Vieira de Brito até a Praça da Independência.

 Dia 16/12
-  Apresentações das equipes compostas pelos os alunos do 6º ao 8º ano, falando sobre os principais tópicos das drogas, que são eles:
-  Origem;
-  Conhecida como;
-  Possíveis efeitos
-  Possíveis conseqüências

Dia 17/12
-  Continuação das Apresentações das equipes compostas pelos os alunos do 6º ao 8º ano, falando sobre os principais tópicos das drogas, que são eles:
-  Origem;
-  Conhecida como;
-  Possíveis efeitos
-  Possíveis conseqüências

Dia 17/12
-  Apresentação da Peça Teatral “SAI DESSA”, formada pelos os alunos do 6º ao 8º ano, na Casa Museu Graciliano Ramos, às 19h.

RECURSOS
-  6m de TNT branco
-  9 folhas de emborrachados
-  Pistola de cola quente
-  15 refis de cola quente
-  1 resma de papel
-  15 pinceis atômicos de cores diferenciadas
-  1 aparelho de som
-  15 tesouras
-  Cola branca
-  82 fardas para os alunos participantes do projeto
-  9 blusas para a peça teatral (final da peça)
-  6 blusão para a equipe de apoio da peça teatral
-  Estúdio de gravação
-  Iluminação para a peça teatral
-  Som potente para a peça teatral
-  11 banner
-  Transporte para os alunos irem  da comunidade da escola para Casa Museu Graciliano Ramos e para a Fazenda Esperança. 




















SMS REALIZA ENTREGA DE ENXOVAIS A GESTANTES DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE


A manhã de terça-feira (30) foi de alegria para cerca de 60 gestantes que estão sendo atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Palmeira dos Índios. Isso porque elas receberam os kits enxovais, através do Projeto Nascer com Saúde, uma iniciativa do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde. Para receber o kit, as futuras mamães devem estar entre o oitavo e nono meses de gravidez. O controle é feito nos postos onde as mesmas estão fazendo pré-natal.

Antes da entrega foi apresentado um vídeo explicativo que mostra os cuidados que mamães, de primeira gestação ou não, devem ter com seus filhos recém-nascidos e também com elas próprias. 

“Eu gostei muito de receber meu enxoval da prefeitura. Espero que esse trabalho de vocês continue por muito, pois ajuda e muito a gente do mesmo jeito que está ajudando minha filha”, disse a dona-de-casa, Maria Lúcia da Silva, moradora do bairro Palmeira de Fora.
Todas as gestantes receberam seus kits e logo em seguida participaram de um café da manhã. O programa, implantado com sucesso em agosto passado, terá sua última etapa de 2010 no dia 22 de dezembro, em local a ser divulgado nos próximos dias.

Redação:
Carlos Alberto Jr. (Registro Profissional M.T.E. 1049/AL)
Assessor de Comunicação Social
Secretaria Municipal de Saúde - Palmeira dos Índios









domingo, 28 de novembro de 2010

ESC. MUL. MARY SAMPAIO INFORMA: SMS REALIZA DIA DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA NO POVOADO BONIFÁCIO E TABACARIA COM INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO


No dia 23 de Novembro, aconteceu na comunidade Tabacaria ação de saúde e cidadania promovida da Secretaria de Saúde, na qual os profissionais do PSF, do Povoado Bonifácio, e agentes de saúde, fizeram vacinação e consultas com entrega de medicamentos. Um ponto alto do atendimento foi também as palestras para as mães com o objetivo de incentivar à amamentação.

A médica, Drª. Mércia, com a enfermeira Ana Lúcia ficaram bastante sensibilizadas com o grande público atendido, comprometendo-se, assim em organizar um calendário de atendimento semanal/quinzenal, de acordo à necessidade.

Portanto esta ação, com o apoio do governo municipal, contemplou um dos direitos básicos a saúde na contribuição do atendimento do 1º objetivo do Milênio - Direito de sobreviver e se desenvolver.


AutaTânia.
Diretora
Escola Municipal Mary Sampaio Caparica





sábado, 27 de novembro de 2010

ESC. MUL. GERSON JATOBÁ - ACADÊMICOS DOS CURSOS DE PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL DA UFAL REALIZAM PALESTRA SOBRE SEXUALIDADE PARA ALUNOS


Alunos e alunas do 6° ao 8° ano com idade de 12 a 18 anos, da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite estão participando de uma série de palestras e oficinas com o tema “SEXUALIDADE”, desenvolvidas por acadêmicos dos cursos de Psicologia e Serviço Social da UFAL – Pólo Palmeira dos Índios, Campus Arapiraca.
Esse projeto tem como objetivo contribuir para uma educação em saúde com vistas à prevenção da gravidez precoce, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e na promoção da saúde. O trabalho desenvolvido é coordenado pela professora de Lingua Portuguesa Luciana de Almeida Melo Lopes.
Um abraço,

Renilda Pereira,
Diretora da Escola






sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ESC. MUL. GERSON JATOBÁ - ASPIRANTE OFICIAL DA PM REALIZA PALESTRA PARA OS ALUNOS COM O TEMA: DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS


Os alunos do 5º ao 8º ano da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá leite, acompanhados da diretora Renilda Pereira, juntamente com os professores Tiago Silva, Ana Barbosa, Veronilda Morais, Luciana Almeida, Herisson Pereira, Lucinéia Vieira, Roselma Gregório, Vaneide Leonardo e Rafaelle Dantas participaram de uma Palestra ministrada pelo Aspirante Oficial PM Samuel de Jesus Teles do 10º BPM – Batalhão de Policia Militar com o Tema: DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS com o objetivo de contribuir para que os nossos alunos sejam agentes multiplicadores contra o uso de qualquer tipo de droga. 

A palestra foi uma solicitação do Professor de Educação Física Tiago Silva, o qual incluiu este conteúdo em seu plano de curso, fazendo um alerta para o perigo das drogas lícitas, aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade. Os dois principais exemplos de drogas lícitas na nossa sociedade são o cigarro e o álcool, comumente usados por jovens e adolescentes, de maneira natural. Outros exemplos de drogas lícitas são: anorexígenos (moderadores de apetite) e benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade), entre outros. É importante ressaltar que não é pelo fato de serem lícitas que essas drogas são pouco ameaçadoras – o alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, as drogas ilícitas respondem por 0,8% dos problemas de saúde em todo o mundo, enquanto o cigarro e o álcool, juntos, são responsáveis por 8,1% desses problemas. Já à cocaína, a maconha, o crack, a heroína, etc., são drogas ilícitas, proibidas pela legislação.

Sabemos que o papel da escola é contribuir na construção de cidadãos críticos e participativos. Por isso, nosso compromisso com o conhecimento construído pelos educandos é de fundamental importância. Educamos sempre para a cidadania, buscando valores que dignificam o homem.

  Renilda Pereira
Diretora














ESC. MUL. CÉLIA MARGARIDA REALIZOU COM OS ALUNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO VIAGEM AO SHOPPIN EM MACEIÓ


A Escola Mul. Profª Drª Célia Margarida, realizou um passeio com os alunos do Programa Mais Educação para a cidade de Maceió, no dia 24 de novembro de 2010, onde muitos tiveram a oportunidade de conhecer pela primeira vez um Shopping Center e assistirem a uma sessão de cinema em 3D. Foi um dia de muita alegria e realização para todos os alunos.

Andréia de Melo Sá
Diretora