terça-feira, 16 de novembro de 2010

ESC. MUL. VERA L. GAMA - ALUNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO VISITAM A TERRA DE ZUMBI NO QUILOMBO DOS PALMARES


No último sábado dia 13/11/2010, 50 alunos que participam do Programa Mais Educação da Escola Professora Vera Lucia Gama Moura, viajaram até a cidade de União dos Palmares, para conhecerem a história de Zumbi e do Quilombo dos Palmares. Foi uma viagem muito interessante, visitaram o local onde se formou o maior quilombo da resistência negra e de luta por liberdade e justiça social. É neste lugar que no dia 03 de dezembro o lançamento da Campanha Nacional “Por uma infância sem racismo” promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com várias instituições. A atividade acontecerá a partir das 9h, neste Parque Memorial Quilombo dos Palmares localizado no platô da Serra da Barriga em União dos Palmares.

Queremos ressaltar que foi uma experiência ímpar na história dos alunos que pela primeira vez pisaram o solo sagrado da serra e conseguiram captar que a mística não morre nunca, mas se perpetua na história, Zumbi  continua imortal...
Marta Lucia
Diretora


SOBRE A CAMPANHA

A campanha - que faz parte da celebração dos 60 anos de atuação do Unicef no Brasil - tem por objetivo alertar a sociedade sobre os impactos do racismo na vida das criança e adolescentes, e visa mobilizar a população na busca de uma equidade étnico-racial desde a infância.

Com uma duração de 12 meses, a ação busca sensibilizar a sociedade e os veículos de comunicação sobre os impactos do racismo na infância em todo o país. Também promoverá uma rede de articulação com o objetivo de realizar atividades sócio-culturais e de cidadania para eliminar atitudes discriminatórias contra crianças e adolescentes indígenas, negras, ciganas, brancas, com deficiências e outras.

SAIBA MAIS SOBRE ...
A SERRA DA BARRIGA – BERÇO DA LIBERDADE
Localizada na Zona da Mata alagoana na atual cidade de União dos Palmares, há 92 km de Maceió, nas margens do Rio Mundaú, acima do nível do mar mais de 500 metros, no então Planalto da Borborema, a SERRA DA BARRIGA antes chamada de Oiteiro da Barriga e Cerca Real dos Macacos, foi berço de liberdade de milhares de guerreiros quilombolas sublevados e determinados a viverem uma nova forma de vida, totalmente diferente da que queriam seus opressores, como povo escravizado e sem dignidade humana.
Habitaram primeiramente nos sítios e nas encostas da Serra da Barriga: A Princesa Banta – imbangala Aqualtune e seus filhos Ganga-Zumba, Ganga-Muiça, Ganga-Zona, bem como seu neto Andalaquituche irmão de Zumbi. Todos de descendência angolana da cultura Bantu dos jagas e imbangalas.
1994 a 1995 - 300 anos de imortalidade de Zumbi dos Palmares
A Serra foi palco de visitações e peregrinações de milhares de pessoas advindas de todas as regiões do Brasil e vários países do Continente Africano, Europeu, Norte e Sul Americano. Neste Biênio, o Movimento Negro Local e Nacional articulou junto a Fundação Cultural Palmares dois grandes eventos em homenagem aos Guerreiros Quilombolas, pelos trezentos anos de ZUMBI.
A cidade de União dos Palmares foi visitada por mais de 10.000 dez mil pessoas), cujos shows nos “20 de novembro” (Dia Nacional da Consciência Negra) propiciaram em plena praça pública apresentações de artistas nacionais e internacionais, a exemplo do Balé Africano de Angola KALANGO KILO, dentre outros.

20 de novembro de 1995
– Dia em que o presidente Fernando Henrique Cardoso visitou a Serra da Barriga e a cidade de União dos Palmares, acompanhado por alguns ministros, sendo um dos visitantes o Sr. Edson Arantes do Nascimento – Pelé. Na oportunidade foi anunciada a criação de um grupo de trabalho interministerial para discutir o resgate da memória de Zumbi.
Neste mesmo dia em Brasília o Movimento Negro realizou a Macha Nacional – Zumbi 300 anos, entregando ao então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso uma série de reivindicações em favor do povo negro brasileiro.
1996 - No dia 21 de março (Dia Internacional pela Eliminação do Racismo), Zumbi dos Palmares foi considerado Herói Nacional Brasileiro, inscrito no livro do tombo.
2006 - Em maio é aberto o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.









































   

Nenhum comentário:

Postar um comentário