quinta-feira, 11 de novembro de 2010

REUNIÃO DO COMITÊ PRÓ-SELO - NOVEMBRO


Foi realizada hoje, dia 11 de novembro,  a reunião ordinária do Comitê Pró - Selo Unicef na Sede da Secretaria de Assistência Social. Tivemos como participantes meninos e meninas da Escola Municipal Marcella Sonnemans. Na ocasião foi feito um diagnóstico participativo com as crianças ficando planejado ações na escola de desenvolvimento de Campanhas contra a Violência Infantil e o Uso de Drogas. As crianças e profissionais da escola e da Secretaria de Assistência Social (CRAS) com apoio de outras secretarias, irão desenvolver as Campanhas na Comunidade. Na ocasião foi apresentado a Temática Cidadania dos Adolescentes com dicas para o trabalho dos diversos grupos (material anexo). Outro ponto fundamental foi a questão do monitoramento e avaliação dos indicadores de Gestão e Impacto que irá acontecer no município.

Saiba mais sobre esses temas:

 
Monitoramento
üMonitoramento consiste em um processo permanente de coleta, análise e sistematização de informações e de verificação do andamento da ação.

Objetivo do Monitoramento
 üContribuir para a obtenção dos resultados desejados nos programas/projetos e apoiar os gerentes nos processos que integram o ciclo de gestão

 Conhecendo  alguns referenciais teóricos - Avalição

üAvaliação de Resultados
 É realizada ao final da etapa de execução do projeto. Avalia se o projeto alcançou as metas previstas para cada um de seus objetivos. Oferece elementos importantes para conhecer a efetividade, eficácia e eficiência do projeto ou programa.

üAvaliação de Impacto
 É realizada após a conclusão do projeto. Analisa mudanças nos indicadores identificados inicialmente com o propósito de verificar se o projeto ou programa produziu impactos/alterações em determinadas condições de vida da população.

üAvaliação Participativa
Pode ser utilizada em qualquer etapa do projeto/programa. Incorpora a perspectiva das populações beneficiadas na análise de aspectos e problemas relacionados ao planejamento, execução e resultados do projeto. As avaliações participativas procuram superar algumas deficiências das abordagens tradicionais, abrindo canais de participação entre usuários e gestores.

üInovações  são  novos modos de fazer  visando alcançar os resultados. Tem a finalidade de descrever a/s experiência/s.

üLições Aprendidas são reflexões mais detalhadas sobre um determinado programa ou operação e extração de lições aprendidas através da sua implementação. As lições podem ser positivas (sucesso) ou negativo (falhas).

üBoas Práticas devem ser bem documentadas e avaliadas as práticas de programação que fornecem evidências de sucesso/impacto e que são importantes para a replicação , ampliação e um estudo mais aprofundado . Eles geralmente são baseados em experiências similares de diferentes municípios, estados ou países e contextos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário