domingo, 14 de novembro de 2010

BAÚ DE LEITURA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS PRESENTE NA IV BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE ALAGOAS FAZENDO A FESTA NO MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇADA.


O Baú de Leitura de Palmeira dos Índios esteve presente na IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a convite da Escritora Palmeirense Isvânia Marques, presidente da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes - ALPACA . O Baú representado pela Tia Zeta e Tio Ney fizeram a alegria da criançada no estande da Escritora Isvânia Marques, tendo momentos de interação com os outros estandes divididos em 4.727m² de área de Exposição. Contando histórias para a criançada ao som do violão do Tio Ney o Baú teve sua significativa participação no evento. Confira no arquivo de fotos a alegria e a participação da criançada.

SAIBA MAIS

Realizada entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro, no Centro de Convenções, a IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, teve como patrono o jornalista e escritor alagoano José Marques de Melo. A Bienal é um dos maiores eventos culturais de Alagoas. É uma realização da Universidade Federal de Alagoas, através da EDUFAL – Editora da Universidade Federal de Alagoas, com o apoio da ABEU (Associação Brasileira dos Editores Universitários), da CBL (Câmara Brasileira do Livro), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas e demais parceiros de instituições públicas e privadas.

O evento é bem localizado, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, com facilidade de acesso de estacionamento, dotado de segurança pública e particular, em uma área total de 5.537m², divididos em 4.727m² de área de Exposição que terá 130 estandes e 405m² de Foyer e Recepção. Conta também com cinco salas para oficinas literárias e de criação, uma sala com 180 lugares para palestras, debates, mesas redondas, um café literário para lançamentos de autores locais, um auditório para 500 lugares, além da praça de autógrafos, que possibilitará a interação entre os autores e o público visitante.

Com a proposta de continuidade da III Bienal, a IV edição da Bienal do Livro teve o propósito de marcar a presença das editoras de várias partes do país junto ao público alagoano, através de seus últimos lançamentos, proporcionando aos estudantes de vários níveis, aos acadêmicos, professores e comunidade em geral a possibilidade de contato com material literário de várias áreas do conhecimento. A Bienal reuniu representação de mais de trezentas editoras universitárias e comerciais de todo o país, com aproximadamente 18 mil títulos, recebendo a visita estimada de mais de 120 mil pessoas. Para esta edição, estão programadas 85 palestras, 10 eventos e 17 mesas-redondas, além de performances e espetáculos com contadores de histórias.

A rede de ensino pública e particular será mobilizada e as visitas pré-agendadas e monitoradas devem atender mais de 40 mil alunos. A visitação escolar dá a dimensão do papel do evento no contexto educacional. Significa para os estudantes um aprendizado especial e diferente da rotina das aulas. Para as escolas, é um momento único para estimular e conscientizar suas turmas sobre a importância do livro e da leitura e a amplitude do universo literário.


Seguindo os princípios de Leitura para Todos, a IV Bienal ofereceu, em sua agenda cultural, 14 oficinas de literatura inclusiva nas mais diversas modalidades: braille, libras e oficinas voltadas para portadores de deficiências intelectuais e múltiplas.

Pela primeira vez, aconteceu o Encontro do PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura –, vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura, e à Secretaria de Estado da Cultura. Além de fortalecer ações de estímulo à leitura, possibilita aos gestores de bibliotecas públicas, comunitárias e rurais conhecer e visitar a Bienal.

por Ascom/Ufal
www.coisasdemaceio.com.br








































Nenhum comentário:

Postar um comentário