A Escola Municipal Belarmino Teixeira realizou, hoje (14), um momento de Formação e Planejamento para o desenvolvimento do Projeto Escola de Referência em Educação para a Convivência com o Semiárido, tendo como formador o técnico do Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, Inaldo Marques e a coordenadora pedagógica da SEMED Jeane Vieira. Tivemos como público presente, equipe diretiva, corpo docente, funcionários, lideranças locais, estudantes e familiares. A Formação iniciou com resgate dos trabalhos desenvolvidos pela escola, principalmente com as temáticas de Participação Social vivenciadas no processo do SELO Unicef - edição 2009-2012 no Roteiro “Assistência Social e Cidadania” para a convivência com o semiárido.
Em seguida, com base no diagnóstico apresentado pela comunidade escolar, foi introduzida a compreensão de “Escola de Referência”, numa dinâmica de participação social e cidadania, aprimorando a reflexão e a ação para o caminhar para uma Escola de Referência. Tendo como objetivo contribuir na transformação do estilo tradicional de ensinar e aprender. O Projeto trabalha simultaneamente o ensino, a pesquisa e a extensão como instrumento de inovação, transformação e inclusão social. Promovendo o desenvolvimento de diversas competências, desdobrando-se em processos integrados e complementares mediante a aplicação de quatro estratégias/etapas: investigar a realidade local (pesquisa); construir o conhecimento baseado nos dados da pesquisa (desdobramento); devolver o conhecimento a comunidade (devolução); e avaliar o processo (avaliação).
Como encaminhamentos e considerações finais da Formação ficou planejado a eleição do Conselho Escolar, Reformulação do PPP da escola com base no currículo integrado para a convivência com o semiárido e o cadastro das 70 crianças (de 6 a 14 anos) que irão fazer parte do monitoramento.
Para encerrar a Formação e a visita do técnico Inaldo Marques/SERTA, foi realizada uma caminhada em torno da escola para reconhecimento do ambiente para construção de horta e pomar como parte diversificada do currículo escolar. Segundo a Diretora Denise Tenório e o Coordenador Pedagógico Cícero Marques, essas ações irão contribuir para o protagonismo infanto-juvenil e das famílias na prática pedagógica a ser desenvolvida. Promovendo os valores culturais, artísticos e profissionais dos membros da escola e da comunidade.
O próximo encontro de Formação ficou agendado para o dia 18 de setembro, para avaliação do processo de desenvolvimento do Projeto e estudo para reformulação do Projeto Político Pedagógico – PPP da escola.
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