quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SALAS DE RECURSOS COMEMORAM 120 ANOS DO MESTRE GRAÇA


SALAS DE RECURSOS E O "MESTRE GRAÇA"

Professores das Salas de Recursos Multifuncionais se reúnem para montar projeto em comemoração aos 120 anos de GRACILIANO RAMOS.  

A ênfase no escritor palmeirense nos remete ao pensamento de que Palmeira dos Índios – AL tem muito que se ver e apreciar. Por isso, durante os meses de agosto e setembro os educandos atendidos nas salas de recursos conhecerão um pouco mais a biografia do “MESTRE GRAÇA”, como é conhecido nacionalmente.

Eles terão a oportunidade de visitar o museu que abriga peças e objetos utilizados pelo escritor, além de participar de entrevistas com familiares de Graciliano Ramos.

Entre suas obras, terão a oportunidade de conhecer duas: “A Terra dos Meninos Pelados”, que relata a diversidade, destacando a importância de sermos diferentes e “Vidas Secas”, ênfase na vida daqueles que vivem no sertão nordestino.

Entre projeção de slides, vídeos e depoimentos nossos educandos  aprendem a gostar ainda mais de clássicos da literatura brasileira e apreciar obras de seus filhos ilustres.

Está sendo um trabalho gratificante, pois cada educando com suas potencialidades e limitações apreciam as aulas ministradas por seus educadores, dando um banho literário no preconceito.

“A Terra dos Meninos Pelados” conta a história de Raimundo, um menino diferente de todos os outros por ter um olho preto, o outro azul e a cabeça calva.

Cansado de ser alvo de chacota na escola e nas ruas da cidade de Quadrangular, onde nasceu Raimundo parte em uma viagem fantástica para um lugar onde as pessoas saibam conviver com as diferenças, e chega a Tatipirun, uma terra encantada onde todos os meninos são exatamente como ele: não têm cabelos e têm um olho de cada cor.
                                                                                                                                  
Em Tatipirun, Raimundo conhece Talima (Amanda Ribeiro), Sardento (Christian Zucolotto), Fringo (Rafael Rodrigues), Pirenco e Nanico, o baixinho mais emotivo da turma.

Os meninos pelados convidam o novo amigo para partir em uma aventura à procura de Caralâmpia, a menina que virou princesa. Durante a busca, Raimundo conhece a floresta de Tatipirun e seus “personagens”: o rio de Sete Cabeças, que se afasta quando alguém necessita atravessá-lo; o chão fofo, onde não são necessários sapatos; o carro que fala; a aranha Rúbia, que tece as roupas dos meninos; a Dona Laranjeira que conversa e distribui laranjas descascadas para as crianças; a Rã (Claudio Gabriel), que gosta de pregar peças; o macaco Guariba (Eduardo Andrade), que conta histórias e sempre dorme antes do final; e a cigarra (Ludmila Rosa), que canta para que todos durmam. 

No contato com os novos amigos, que julga serem iguais a ele, Raimundo começa a aprender que nem tudo é tão igual como parece. Ao conhecer os habitantes de Tatipirun, ele entende que sempre haverá diferenças entre os seres humanos, mesmo em uma terra maravilhosa onde tudo é possível.

Raimundo descobre que cada menino tem uma característica diferente que, por vezes, o faz motivo de brincadeiras dos colegas. “Após esta jornada Raimundo decide retornar a sua cidade de origem, compreendendo melhor a importância de valores como tolerância, confiança, auto-estima e amizade”.

Acredita-se que este trabalho venha contribuir para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e que o universo escolar possa quebrar as barreiras das diferenças, mostrando a importância de sermos diferentes.


Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Unidade da Educação especial











Nenhum comentário:

Postar um comentário