quarta-feira, 1 de agosto de 2012

SEMED REALIZA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Secretaria Municipal de Educação por meio da Coordenação da Unidade da Educação Especial deu início a Formação Continua 2012 em Educação Especial. O encontro direcionado aos educadores da rede municipal aconteceu no último dia 12 de julho com participação especial da Profa. Ms. Danielle Oliveira da Nóbrega (Universidade Federal de Alagoas).

 A mesma ministrou o encontro com a temática: INCLUSÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: SENTIDOS E PERSPECTIVAS.

  Contamos com a participação de 72 profissionais da educação, desde gestores, coordenadores, professores e técnicos pedagógicos da SEMED Palmeira dos índios e de cidades circo vizinhas como Igaci e Belém. Teremos mais cinco encontros até o mês de dezembro onde estudaremos sobre a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva juntamente com profissionais especialistas nas áreas da saúde e da educação, destacando aspectos essenciais para que possamos aprimorar a qualidade da educação ofertada aos nossos educandos.

De acordo o material do Ministério da Educação “Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação INCLUSIVA, em seu art. 24 no que se refere à educação aborda que:

1.Os Estados Partes  reconhecem o direito das pessoas com deficiência à educação. Para efetivar este direito sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, os Estados Partes assegurarão sistema educacional inclusivo em todos os níveis, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.

      4. Os Estados Partes tomarão medidas apropriadas para empregar professores, inclusive professores com deficiência, habilitados para o ensino da língua de sinais e/ou do Braille, e para capacitar profissionais e equipes atuantes em todos os níveis de ensino. Esta capacitação incorporará a conscientização da deficiência e da utilização de modos, meios e formatos apropriados de comunicação aumentativa e alternativa, e técnicas e materiais pedagógicos, com apoios para pessoas com deficiência.

Portando, com o objetivo de favorecer aos educadores da rede municipal de ensino algumas orientações acerca da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a palestrante fez uma síntese sobre a história da Educação Especial, ressaltando a Constituição Federal, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, entre outros. Acreditamos que com compromisso e muita responsabilidade possibilitaremos aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação uma educação que garanta acesso e permanência na escola, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Unidade da educação Especial - SEMED















Um comentário:

  1. Esta formação foi muito boa, com informações de suma importância para a realização do nosso trabalho.Parabéns a todos que participaram.

    ResponderExcluir