quarta-feira, 1 de agosto de 2012

SEMED INFORMA: PLANEJAMENTO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PEDAGOGIA DE PROJETOS SÃO TEMAS ABORDADOS NA REDE DE ENSINO DE MINADOR

Técnica da Secretaria Municipal de Educação, Quitéria Barbosa, realiza palestra na cidade de Minador do Negrão sobre Planejamento Educacional e Novas Práticas Pedagógicas.

O encontro aconteceu no mês de junho e contou com a participação de educadores que lecionam na Esc. Mul. Nossa Senhora das Graças. A equipe composta pela gestora Josefa Teixeira Porfírio Cardoso juntamente com a equipe da coordenação pedagógica e seus educadores participaram de dois momentos, o primeiro onde houve a projeção de slides sobre a importância do planejamento educacional e a ação do educador frente às novas práticas pedagógicas.

Já no segundo momento (à tarde), os educadores tiveram a oportunidade de participar de uma oficina, onde foi possível abordar o uso dos recursos recebidos pelo Ministério da Educação (através do PDDE e PDE) que visa a alfabetização e o letramento, lembrando que estes recursos precisam ser bem utilizados, por isso o planejamento se faz essencial, e o professor por sua vez deve construir objetivos para o desenvolvimento dos conteúdos trabalhados juntos a estes materiais.

Outro destaque foi sobre o acervo que as escolas recebem constantemente para compor a biblioteca da escola, material de literatura que proporciona formar bons leitores. Esse material atende a crianças, jovens, adultos e até mesmo os idosos que frequentam a EJA. Por isso, precisamos analisá-los com objetivos claros e precisos.

Isso nos faz relembrar uma frase de Monteiro Lobato que destaca: "Um país se faz com homens e livros".

Os educadores tiveram a oportunidades de participar de uma roda de leitura no pátio da instituição, onde puderam apreciar o material literário que é acervo da escola.  De acordo com o grupo, “Foi um dia bastante produtivo, pois não se pode viver apenas de teoria, a prática deve caminhar sempre junto”.

Outro momento no mês de junho também bastante significativo foi apresentar aos Coordenadores da Rede Estadual de Ensino (3ª CRE) um material sobre Pedagogia de Projetos.

O encontro aconteceu no auditório do Colégio Estadual Humberto Mendes e contou com participação de aproximadamente 30 coordenadores que puderam apreciar a exposição de dois projetos desenvolvidos em nossa Rede Municipal de Ensino.

Um desenvolvido pela Esc. Mul. Dr. Gerson Jatobá Leite sobre Intervenção Pedagógica com educandos dos 6º anos que apresentavam dificuldades na aprendizagem em 2011 e outro sobre a cidade de Palmeira dos Índios – “Palmeira quem te conhece não esquece jamais”, este desenvolvido pelas Salas de Recursos Multifuncionais.

Encontros como estes fortalecem a proposta pedagógica desenvolvida pela Rede Municipal de Ensino de nossa cidade e nos faz perceber que estamos caminhando cada vez melhor para a conquista de uma educação de qualidade social para todos.

Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Unidade da Educação Especial - SEMED










Nenhum comentário:

Postar um comentário