domingo, 16 de dezembro de 2012

ESC. MUL. BELARMINO TEIXEIRA REALIZA DEVOLUÇÃO DAS PESQUISAS REALIZADAS NA COMUNIDADE



A Escola Municipal Belarmino Teixeira Cavalcante – Escola de Referência monitorada pelo Unicef, realizou uma Devolução para a comunidade das pesquisas realizadas. O evento teve início na noite do dia 21 de novembro com as turmas de jovens e adultos no resgate da cultura local. Os alunos descobriram em suas pesquisas que a comunidade havia deixado de comemorar há doze anos a festa da padroeira da comunidade Nossa Senhora de Lurdes. Assim, resolveram se organizarem para voltar a realizar a festa que tanto alegrava àquela comunidade. A noite foi abrilhantada às 18h com uma grande salva de fogos, às 19h com a cavalgada que trouxe a imagem de Nossa Senhora de Lurdes, saindo da mata de Capela até a igrejinha do Povoado Boa Vista, localizada próxima da escola. Às 20h foi celebrada a Santa Missa com o Padre Antônio Bernardo com a colaboração do Coral Nossa Senhora das Dores. Após a Santa Missa e a bênção final, a comunidade dirigiu-se para a escola, acompanhada pela Banda de Pífanos, onde estava sendo realizada a exposição dos trabalhos das turmas de EJA, havendo assim degustação de comidas feitas com produtos produzidos na comunidade. Junto ao resgate da festa da comunidade, foi resgatado também um grupo de Guerreiros formados por adultos e jovens que foi a grande atração da noite, apresentando-se às 22h. O grupo foi ensaiado pelo Mestre Juvenal Eleotério da Rocha e a Mestra Roseane do Povoado Rua Nova. O Guerreiro atraiu muitas pessoas, crianças, jovens e adultos da comunidade local e circunvizinhas com suas peças e ritmos bem animados, homenageando os presentes, em especial o professor do SERTA, Inaldo Marques. 

O dia seguinte, 22 de novembro, foi iniciado com a apresentação da Banda Fanfarra composta dos alunos do Programa Mais Educação no pátio externo da escola, recepcionando a comunidade que estava chegando para participar da Devolução das pesquisas das turmas de Pré-Escola e 1º ao 5º anos do ensino fundamental, que apresentaram a exposição dos resultados das pesquisas realizadas em sala numa exposição de trabalhos e, no pátio coberto com apresentações dos resultados e apresentações culturais. Os depoimentos dos alunos pesquisadores, dos professores e de uma mãe, foram de muito contentamento pelo trabalho realizado escola e comunidade.

Estiveram presentes lideranças comunitárias, comunidade escolar, comunidade local e circunvizinhas, o professor do Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, Inaldo Marques, a Articuladora do Selo Unicef, Graça Sandes e a Coordenadora de Educação do Campo, Jeane Vieira. 

O segundo momento foi de avaliação com os professores, equipe diretiva e funcionários e representantes de pais e alunos, do processo de vivência com as temáticas trabalhadas. Onde foi colocado os pontos negativos e positivos nesses seis meses de trabalho, educando para a convivência com o semiárido. Daí, foram encaminhadas algumas questões a serem desenvolvidas para solução das problemáticas encontradas nas pesquisas (como, por exemplo, a praga de pulgão nos plantios de bananeiras da região, observado pelas turmas do 5º ano em suas entrevistas aos moradores da comunidade). Essa questão foi encaminhada para o Conselho de Agricultura do município, o qual já foi contactado pelos alunos e professores, sendo assim marcada uma reunião ainda este mês de dezembro do pessoal técnico da SEMAGRI e conselheiros onde irão ser colocados os problemas e as possíveis soluções. 

Essa foi uma primeira etapa de um longo processo que terá continuidade no ano letivo de 2013.

Diretora: Denise Tenório
Vice-Diretor: Cícero Marques



















Nenhum comentário:

Postar um comentário