segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

SEMED REALIZA MOMENTO DE ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DAS ESCOLAS DO CAMPO



A SEMED está recebendo coleções didáticas para professores e estudantes em escolas do campo, (a partir do PNLD Campo, o Programa do Livro Didático do Campo do Ministério da Educação – MEC, por intermédio da Secretaria Nacional de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão-SECAD, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, no âmbito do Programa Nacional de Educação do Campo – PROCAMPO). Desde outubro deste ano está disponível o Guia de livros didáticos do PNLD Campo 2013 para escolha das coleções, de acordo com a proposta pedagógica das escolas, em um processo coordenado pelas secretarias municipais de educação.

Conforme informações expedidas pelo FNDE e constantes no portal www.fnde.gov.br, escolas do campo com mais de 100 alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental receberam as cartas amarelas com dados de usuário e senha para escolha de livros do PNLD 2013 simplesmente não efetuando a escolha do PNLD, entre 15 de junho e 1º de julho, ou ainda registrando no sistema de escola a opção de que não desejam receber livros em todos os componentes curriculares, o que resultará na sua incorporação à base de atendimento do PNLD Campo. Já as escolas do campo com até 100 alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental serão automaticamente atendidas no âmbito do PNLD Campo 2013.

As escolas beneficiárias receberão livros didáticos consumíveis (definitivos, sem devolução), abrangendo os componentes curriculares de: Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Integrados em coleções multisseriadas ou seriadas, disciplinares, interdisciplinares ou por área do conhecimento, que tenham proposta pedagógica com organização curricular adequada para situações multisseriadas e seriadas. Os exemplares apresentam metodologias e práticas pedagógicas que permitem aprendizagens por meio da brincadeira e da exploração da imaginação, da fantasia, da sensibilidade, do raciocínio, do espírito crítico e investigativo.  A educação em valores é trabalhada de forma transversal, pautada em: formação cidadã; meio ambiente;  saúde  e pluralidade cultural.
  
Assim, a SEMED de Palmeira dos Índios, Alagoas já conhecedora das coleções disponíveis pelas editoras, reuniu na manhã de hoje, 17 de dezembro, as 11 (onze) escolas do campo na SEMED, com suas equipes diretivas, professores e equipe técnica pedagógica da Semed, para realizar suas escolhas com o PLND Campo 2013. Estão disponibilizadas para serem escolhidas as coleções: Coleção Raízes e Saberes - Editora Bases; Projeto Buriti Multidisciplinar Editora Moderna; Coleção Trilhas na Educação do Campo - Editora Sefe; Coleção Girassol - Saberes e Fazeres do Campo - Editora FTD.  Tendo assim, o propósito de integrar aos Projetos Político Pedagógico das escolas, numa dinâmica de Educar para a Convivência com o Semiárido e com o Campo.  
O objetivo é atender aos estudantes do campo com qualidade e afinidade com a identidade local dos povos tradicionais (do campo), apresentando variadas oportunidades de aprendizagem a partir da valorização do seu lugar, da sua história e do seu contexto social.

Setor de Ensino/Setor PNLD Campo
SEMED/PI












Nenhum comentário:

Postar um comentário