domingo, 30 de dezembro de 2012

IX SEMINÁRIO DE QUALIDADE DE GESTORES E EDUCADORES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE



Nos dias 20, 21, 26, 27 e 28 de dezembro foi realizado na cidade de Arapiraca o "IX Seminário de Qualidade de Gestores e Educadores de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade", onde participaram deste evento a Coordenadora da Unidade da Educação Especial e a professora da Sala de Recursos da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite. Este encontro envolveu vários municípios que fazem parte do Pólo de Arapiraca. Estes municípios recebem apoio e acompanhamento gerenciado pela equipe do COEE (Centro de Orientação Educacional Especializado) cuja coordenadora responsável é a Sra. Girlei. A cerimônia de abertura teve a participação especial de educandos que são assistidos no COEE, onde apresentaram o hino nacional em LIBRAS e o grupo de balé desta mesma instituição com um musical.

Entre os palestrantes tivemos a oportunidade de apreciar vários especialistas na área da Inclusão, como o Psicólogo Tiago Lima que fez uma breve descrição sobre a "História da Educação Especial e a Pessoa com Deficiência". Logo após a Sra. Simone Castello, especialista na área de gestão de pessoas destacou a temática: "Inteligência Emocional – Em busca da Excelência", momento essencial onde gestores, coordenadores e educadores tiveram a oportunidade de refletir sobre práticas e ações que envolvem administração de grupos. A palestrante destacou a necessidade da auto-avaliação, do posicionamento frente ao grupo de trabalho e essencialmente a necessidade de se estar bem no ambiente de trabalho, fazendo sempre o melhor.

Já no dia 22 a professora Josete Miranda, especialista em Deficiência Intelectual e auditiva ministrou o momento destacando a necessidade de um trabalho com objetivos concretos direcionados a "Educandos com TDAH e Deficiência Intelectual". Como seu trabalho é desenvolvido na Pestalozzi de Arapiraca, a mesma teve a oportunidade de apresentar imagens de atividades de sala com seus educandos, dando sugestões e dicas de como atender cada vez melhor a todos. Pois segundo ela, não existe fórmulas prontas ou receitas para cada deficiência, existe sim a necessidade de se conhecer primeiro cada educando para assim buscar alternativas significativas.

Nos dias 26 e 27 a abordagem foi sobre o "Processo de Inclusão e a Pessoa com Surdocegueira: Novos desafios". Esta temática foi sobre a responsabilidade do professor especialista Nagib José Mendes, o mesmo já é bastante conhecido pela maioria dos educadores quando se referem a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Além do destaque sobre surdocegueira também oportunizou um estudo básico sobre LIBRAS, proporcionando aos educadores um conhecimento sobre a Escola Bilíngüe e a necessidade de se comunicar com as pessoas surdas, cuja abordagem não se refere hoje mais como “deficiente auditivo”, mas sim, pessoa com diferença lingüística. Relatando que o surdo não é deficiente, ele é usuário de Libras, tem identidade e luta por seus direitos, dando ênfase a surdez como diferença e não deficiência.

O encontro foi finalizado com o retorno da professora Josete Miranda que desta vez destacou “A Diversidade na Escola”, abordando a necessidade de se acolher o educando com autismo, além de termos o desejo constante de pesquisar e compreender melhor o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos com esta síndrome. Também destacou a urgência de se estruturar o currículo escolar para que possa atender a estas pessoas que necessitam de cuidados especiais, além de respeito e compreensão por parte de todos os envolvidos no ambiente educacional.

O melhor de tudo isso é saber que de acordo com a coordenadora do COEE, Sra. Girlei a partir de 2013 todos os municípios de abrangência terão que dar início aos seminários, a mesma irá entrar em contato com os gestores responsáveis para que a partir de março já se possa iniciar esta ação em algumas cidades. Acreditamos que Palmeira dos Índios só terá a ganhar com ações como esta.

É o “olhar” atento do educador que se faz a diferença em sala de aula, é o “olhar” especial dos gestores que se transforma a educação. Pois queremos não uma escola dos diferentes, mas sim a escola das diferenças.

Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Unidade da Educação Especial
Claudevânia L. Mendonça
Professora da Sala de recursos Multifuncional da Esc. Mul. Dr. Gerson Jatobá Leite





















Nenhum comentário:

Postar um comentário