No dia 11 de
dezembro as Salas de Recursos Multifuncionais realizaram a culminância do
projeto "Aquarela do Brasil".
O evento
aconteceu na Casa Museu Graciliano Ramos e contou com a presença de educandos
de cinco salas de recursos, além de seus familiares e amigos.
Este projeto
proporcionou tanto a educandos quanto aos educadores um estudo sobre a
influência da arte e sua colaboração terapêutica.
Cada atividade
desenvolvida neste projeto possibilitou ao educador conhecer ainda mais cada
educando através das habilidades desenvolvidas.
As apresentações
artístico-culturais foram essenciais, mostrando-nos que quando se há um
trabalho sério e responsável tudo acontece maravilhosamente.
Foram dois meses
de ações voltadas para a arte, para o fazer pedagógico e dinâmico. Isso tudo
foi possível graças ao apoio dos gestores e em especial dos educadores que
conduzem estas salas, pois acreditaram nesta temática e efetivaram suas
atividades de forma exemplar.
Cada um com suas
características próprias, suas carências e seus desejos, porém, com muita
responsabilidade concluíram o
ano letivo de 2012 com a satisfação do dever cumprido, pois este foi o terceiro
projeto deste ano.
Cada um melhor
que o outro, deixando marcas inesquecíveis como o primeiro "MÚSICA
- JANELAS PARA O MUNDO", o segundo "MESTRE GRAÇA" e o terceiro "AQUARELA
DO BRASIL".
Em todos estes
projetos foi possível perceber o envolvimento de nossos educandos, que apesar
da deficiência fizeram a diferença a cada dia.
É momento de agradecer aos
gestores pelo companheirismo e pela colaboração para que esta ação viesse acontecer
de forma significativa, pois seu papel é de fundamental importância para uma Educação Especial Na Perspectiva Da
Educação Inclusiva.
Parabéns a todos os educadores das salas de recursos, por tornarem possível o sonho
de educar com qualidade social para todos.
"As escolas inclusivas não surgem da
noite para o dia, mas são gestadas mediante as atitudes positivas e a ação
eficaz do conjunto da sociedade. É a própria sociedade que aceita com maior ou
menor facilidade o fato de que todos os alunos se eduquem durante o ensino
obrigatório nas mesmas escolas. São as administrações dos sistemas educacionais
que podem criar as melhores escolas inclusivas. São as escolas e a comunidade
educativa que podem considerar que a educação na diversidade é um de seus
principais critérios de qualidade. São, finalmente, os professores que podem aceitar
com prazer o desafio que significa transformar sua prática docente para
responder à diversidade dos alunos. O caminho para as escolas inclusivas é
longo, cheio de avanços e retrocessos, e nele se evidencia a enorme incidência
dos valores sociais na prática educativa". (Desenvolvimento psicológico e educação, organizado por César Coll, Álvaro
Marchesi e Jesús Palacios; trad. Fátima Murad - 2. ed.- Porto Alegre :
Artemed, 2004. MEC, FNDE - PNBE
ESPECIAL).
Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora
Pedagógica da Unidade da Educação Especial
Nenhum comentário:
Postar um comentário