sábado, 15 de dezembro de 2012

SALAS DE RECURSOS FAZEM CULMINÂNCIA DO PROJETO "AQUARELA DO BRASIL"



No dia 11 de dezembro as Salas de Recursos Multifuncionais realizaram a culminância do projeto "Aquarela do Brasil".



O evento aconteceu na Casa Museu Graciliano Ramos e contou com a presença de educandos de cinco salas de recursos, além de seus familiares e amigos.



Este projeto proporcionou tanto a educandos quanto aos educadores um estudo sobre a influência da arte e sua colaboração terapêutica.



Cada atividade desenvolvida neste projeto possibilitou ao educador conhecer ainda mais cada educando através das habilidades desenvolvidas.



As apresentações artístico-culturais foram essenciais, mostrando-nos que quando se há um trabalho sério e responsável tudo acontece maravilhosamente.



Foram dois meses de ações voltadas para a arte, para o fazer pedagógico e dinâmico. Isso tudo foi possível graças ao apoio dos gestores e em especial dos educadores que conduzem estas salas, pois acreditaram nesta temática e efetivaram suas atividades de forma exemplar.



Cada um com suas características próprias, suas carências e seus desejos, porém, com muita responsabilidade concluíram o ano letivo de 2012 com a satisfação do dever cumprido, pois este foi o terceiro projeto deste ano.



Cada um melhor que o outro, deixando marcas inesquecíveis  como o primeiro "MÚSICA -  JANELAS PARA O MUNDO", o segundo "MESTRE GRAÇA" e o terceiro "AQUARELA DO BRASIL".



Em todos estes projetos foi possível perceber o envolvimento de nossos educandos, que apesar da deficiência fizeram a diferença a cada dia.



É momento de agradecer aos gestores pelo companheirismo e pela colaboração para que esta ação viesse acontecer de forma significativa, pois seu papel é de fundamental importância para uma Educação Especial Na Perspectiva Da Educação Inclusiva.



Parabéns a todos os educadores das salas de recursos, por tornarem possível o sonho de educar com qualidade social para todos.



"As escolas inclusivas não surgem da noite para o dia, mas são gestadas mediante as atitudes positivas e a ação eficaz do conjunto da sociedade. É a própria sociedade que aceita com maior ou menor facilidade o fato de que todos os alunos se eduquem durante o ensino obrigatório nas mesmas escolas. São as administrações dos sistemas educacionais que podem criar as melhores escolas inclusivas. São as escolas e a comunidade educativa que podem considerar que a educação na diversidade é um de seus principais critérios de qualidade. São, finalmente, os professores que podem aceitar com prazer o desafio que significa transformar sua prática docente para  responder à diversidade dos alunos. O caminho para as escolas inclusivas é longo, cheio de avanços e retrocessos, e nele se evidencia a enorme incidência dos valores sociais na prática educativa". (Desenvolvimento psicológico e educação, organizado por César Coll, Álvaro Marchesi e Jesús Palacios; trad. Fátima Murad - 2. ed.- Porto Alegre :  Artemed, 2004. MEC, FNDE - PNBE ESPECIAL).



Quitéria Barbosa da Costa

Coordenadora Pedagógica da Unidade da Educação Especial


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário