segunda-feira, 30 de abril de 2012

SEMED INFORMA: INSCRIÇÃO ESCOLA DE GESTORES – URGENTE

Lembro aos diretores e vice-diretores que realizem a inscrição no site Copeve (www.copeve.ufal.br) até o dia 02/05 (terça-feira). Segue Edital em anexo.

Atenciosamente,

Joelma Toledo
Coordenadora da SEMED

domingo, 29 de abril de 2012

ESC. MUL. VERA LÚCIA REALIZA ENCONTRO PEDAGÓGICO

A Escola Vera Lúcia Gama Moura realizou no dia 28 das 12:00hs às 16:00hs um encontro pedagógico com o corpo técnico e o corpo docente da escola para definições do Planejamento e da Formação Continuada, seguindo a seguinte pauta:

PAUTA
v  BOAS VINDAS;
v  ORAÇÃO (MENSAGEM COMO O CARVALHO);
v  MENSAGEM PARA REFLEXÃO (PERSEVERANÇA)
v  SONDAGEM POR TURMAS;
v  PROJETO LEITURA PARA INTERVENÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS (SABER E SABOR PELA LEITURA III) - USO DO METERIAL ENVIADO PELO MEC /TRILHAS PARA LER E ESCREVER TEXTOS E TRILHAS PARA ABRIR O APETITE POÉTICO;
v  JOGOS COMO FERRAMENTAS DE APOIO;
v  LIVROS PARADIDÁTICOS E OUTROS;
v  COLOCAR EM PRÁTICA O QUE APRENDEU NAS FORMAÇÕES (1° AO 5°ANOS)
v  DIÁRIOS DE CLASSE (CARMOSINA);
v  DIA DAS MÃES;
v  AVISOS; (CONCELHO ESCOLAR, AGENDA, PLANO DE AÇÃO, PLANOS: ANUAIS E BIMESTRAIS E PLANOS DIÁRIOS);
v  MENSAGEM FINAL (AS CINCO BOLAS).

Atenciosamente,
Marta Lúcia Silva Costa - Diretora e Luci Cleide da Silva - Coordenadora.

ESC. MUL. VERA LÚCIA INFORMA: PARTICIPAÇÃO DO I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

No dia 27 de abril de 2012 no Auditório do IFAL aconteceu o I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA E DESAFIOS. A escola Municipal Professora Vera Lúcia Gama Moura teve a sua participação com a apresentação cultural do Kong-fu pelos estudantes do Mais Educação e com segmento:Diretor,Coordenador,Professores , Pais e Alunos.O Seminário teve a participação de várias Unidades Escolares do nosso Município e como participação especial tivemos uma palestra com a professora Mestre Maria Gorete Rodrigues Amorim – Campus da Ufal/Arapiraca sobre o que é Um Plano Municipal de Educação, em um outro momento tivemos uma palestra sobre as Estratégias para organização do Plano Municipal de Educação pelo professor Mestrando José Neilton Nunes Alves –Assessor Pedagógico da SEMED/PI.

Atenciosamente,

Marta Lúcia Silva Costa – Diretora e

Luci Cleide da Silva – Coordenadora.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

ESC. MUL. MARY SAMPAIO SOCIALIZANDO ATIVIDADES

Nos dias 24 e 25 de abril aconteceu na Escola Ambiental Francisco Caribé o Seminário de apresentações de práticas exitosas em Educação contextualizada no campo organizado pela RECASA – Rede de Educação Contextualizada do Agreste e do Semiárido do Estado de Alagoas. Estavam presentes vários municípios e Palmeira dos Índios foi representada pelas Escolas Mary Sampaio Caparica, Gerson Jatobá e Pedro Rodrigues Gaia, naquele momento foram apresentadas as práticas que obtiveram êxitos dentro da Proposta de Educação contextualizada visando o desenvolvimento sustentável.
Dia 25 de abril recebemos na Escola o grupo de palestrantes do CREAS, naquele momento fizeram a palestra para os alunos do Ensino Fundamental I com o tema: Combatendo o bullying no ambiente escolar – Bullying não é brincadeira.


 Iniciamos no ano de 2012 as atividades do Programa Mais Educação na escola, onde os alunos reiniciaram a prática da horta escolar com a plantação de legumes e verduras para serem utilizadas na merenda.

No dia 26 de abril, quinta-feira, fizemos a devolução dos estudos realizados em sala de aula no Ensino Fundamental I das datas comemorativas mais significantes do mês, ficando distribuídos: as crianças do 1° estudaram o dia 18 de abril: Dia do Livro Infantil, onde as crianças leram as imagens e contaram as histórias de Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos; o 2° ano estudou o dia 19 de abril: dia do índio, as crianças fizeram uma pequena demonstração dos indígenas navegando nos rios brasileiros; o 3° ano estudou o Dia do desarmamento infantil, as crianças fizeram uma encenação demonstrando o uso de armas nas famílias. O 4° ano estudou o Dia do Planeta Terra e as crianças demonstraram através de encenação os cuidados com o planeta e com a água que nele contém. O 5° ano declamou uma poesia referente ao Dia do descobrimento do Brasil e no final cantaram o Hino Nacional Brasileiro e todos  juntos aplaudiram muito, tornando um ambiente de aprendizagem.




No dia 27 de abril a escola participou do I Seminário do Plano Municipal de Educação com o tema: Construindo o Plano Municipal de Educação: desafios e perspectivas na construção do Plano Municipal de Educação, que ocorreu no Auditório do IFAL. Naquele momento ocorreu a solenidade de abertura com a palavra da Secretária de Educação Aparecida Costa e logo após a palestra com a Professora Mestre Maria Gorete Rodrigues Amorim – membro do Conselho Estadual de Educação. Finalizou com os encaminhamentos e a palestra do Professor Neilton Nunes - Assessor pedagógico da SEMED.

Auta Tânia - diretora
Eunícia Gonçalves - vice diretora

ESC. MUL. JOSÉ SAMPAIO REALIZA CULMINÂNCIA DAS DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS DE ABRIL

A Escola Municipal Deputado José Sampaio realizou nos dias 18, 19, 20 e 23 as comemorações do mês de Abril, onde os professores e alunos apresentaram para toda a comunidade escolar  os  seguintes temas:
Ø  18 de Abril-  1° Ano ´´A ´´  e ´´B´´  matutino / 4° Ano vespertino: conduzidos pelas  professoras Isabel Cristina e Izabel Ferro, abordaram o dia nacional do livro infantil com passagens pela história  dos personagens do sítio do Picapau Amarelo. Ao fim da apresentação os alunos  cantaram e dançaram ao som de Gilberto Gil.
Ø  19 de Abril- 2° Ano ´´A´´ matutino  e 2° Ano ´´B`` Vespertino: conduzidos pela professora, Sara Leite, abordaram o Dia do Ìndio. Onde os alunos falaram um pouco da cultura indígena.
Ø  20 de Abril- 3° Ano ´´A´´ matutino e 3° Ano ´´B´´ vespertino, conduzidos pelo Professor Jamerson Manoel, Contaram a História do martír da Inconfidência Mineira-Joaquim José da Silva Xavier- O Tiradentes. Data comemorada em 21 de Abril.
Ø  23 de Abril- 5°Ano vespertino, conduzidos pela Professora Jane Eyre, Apresentaram Poemas sobre o Descobrimento do Brasil, comemorado em 22 de Abril. O momento foi finalizado com a música de Dom e Ravel- Eu Te amo Meu Brasil.

Através dos trabalhos apresentados,os professores proporcionaram aos alunos atividades de história, leitura, recorte, pintura , desenho e música.


Equipe diretiva:
Ana Holanda e
Ângela Maria
Professores: 
Izabel Ferro- 1° ano ´´A´´ Matutino;
Isabel Cristina- 1° Ano ´´B´´ Matutino e 4° Ano vespertino;
Sara Leite- do 2° Ano ´´A´´ matutino e 2° Ano ´´B´´ Vespertino;
Jamerson Manoel- 3° Ano ´´A´´ matutino e 3° ano ´´B´´ Vespertino;
Jane Eyre- 5° Ano ´´A´´ Vespertino 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ESC. MUL. ANTONIO FERNANDES DESENVOLVE PROJETO DE MÚSICA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS


SALA DE RECURSOS FAZENDO A DIFERENÇA

A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA ESCOLA ANTONIO FERNANDES DA COSTA INICIOU O ANO LETIVO COM O PROJETO “MÚSICA – JANELAS PARA O MUNDO”.

ESTE PROJETO PRETENDE ATENDER AOS EDUCANDOS QUE APRECIAM A MÚSICA BRASILEIRA E EM ESPECIAL AS CANTIGAS DE RODA E OS ACALANTOS.

TOCADOS PELO ENCANTO DE CADA INSTRUMENTO MUSICAL OS EDUCANDOS SE EXPRESSAM ATRAVÉS DE ATIVIDADES QUE DÃO SENTIDO AO TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDA PELA EDUCADORA EDEMIR.

A MESMA NÃO MEDE ESFORÇOS PARA QUE SEU TRABALHO SEJA CADA VEZ MELHOR. A ATENÇÃO TANTO PEDAGÓGICA QUANTO PESSOAL A CADA UM É QUE FAZ TODA A DIFERENÇA.

A SALA SE TRANSFORMOU EM UM ESPAÇO ONDE TODOS QUEREM FREQÜENTAR, INDEPENDENTE DE TEREM ALGUMA DEFICIÊNCIA. ISSO NOS FAZ PERCEBER QUE NÃO IMPORTA ONDE AS SALAS DE RECURSOS ESTEJAM LOCALIZADAS, SEJA NO ESPAÇO URBANO OU RURAL COM ESTE, A DIFERENÇA ESTÁ NOS QUE ACREDITAM QUE EDUCAR É UMA ARTE, E QUE POUCOS SÃO OS BENEFICIADOS POR ELA.

A ARTE DE EDUCAR EXIGE GARRA, DETERMINAÇÃO E O DESEJO DE FAZER SEMPRE MAIS E MELHOR. ESCOLAS QUE ACREDITAM NA INCLUSÃO DE TODAS AS PESSOAS, E QUE O ACESSO E PERMANÊNCIA DE SEUS EDUCANDOS DEPENDEM DA QUALIDADE DO ENSINO, MOSTRA QUE NÃO PRECISA SÓ DE TECNOLOGIAS OU RECURSOS FINANCEIROS PARA MELHORA SEU ENSINO, O QUE PRECISA EM PRIMEIRO LUGAR SÃO DE EDUCADORES COMPROMETIDOS COM A QUALIDADE EDUCACIONAL OFERTADA A SUA COMUNIDADE.

PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM A ESCOLA ANTONIO FERNANDES DA COSTA PELO MARAVILHOSO TRABALHO DESENVOLVIDOS JUNTO A SEUS EDUCANDOS.

QUITÉRIA BARBOSA DA COSTA
COORDENADORA PEDAGÓGICA DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL – SEMED













ESC. MUL. GERSON JATOBÁ SEDIA FORMAÇÃO DO AEE COM EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

ACONTECEU NA ESCOLA MUNICIPAL DR. GERSON JATOBÁ FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DURANTE OS MESES DE MARÇO E ABRIL. OS EDUCADORES QUE ATUAM NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPARAM DE ALGUNS MOMENTOS DE ESTUDO, BUSCANDO APRIMORAR CADA VEZ MAIS A PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA.

NOSSO OBJETIVO É DESENVOLVER ATIVIDADES ONDE OS EDUCANDOS SE SINTAM MOTIVADOS A APRENDER SEMPRE, PERCEBENDO QUE A ESCOLA É O ESPAÇO IDEAL PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.

AO ANALISARMOS NOSSAS AÇÕES DE 2011, DIAGNOSTICAMOS QUE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS FIZERAM TODA A DIFERENÇA, TANTO DENTRO QUANTO FORA DA SALA DE AULA.

SENDO ASSIM, DECIDIMOS QUE ESTE ANO PODEREMOS FAZER AINDA MELHOR. INICIAMOS COM O PROJETO “MÚSICA – JANELAS PARA O MUNDO”.

O REFERIDO PROJETO VISA PROMOVER A PARTIR DA MÚSICA A INTEGRAÇÃO DOS EDUCANDOS, DANDO-LHES OPORTUNIDADES DE EXPRESSAR OS SENTIMENTOS JÁ QUE A MÚSICA ESTIMULA ÁREAS DO CÉREBRO NÃO DESENVOLVIDAS POR OUTRAS LINGUAGENS, COMO A ESCRITA E A ORAL.

ALÉM DE MELHORAR A SENSIBILIDADE, A PERCEPÇÃO E O GOSTO POR OUTROS RÍTMOS MUSICAIS. SEGUNDO MANTOAN (2006, P.57), A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DEVE SER UM COMPROMISSO DOS SISTEMAS DE ENSINO COMPROMETIDOS COM A QUALIDADE DO ENSINO QUE, NESSA PERSPECTIVA, DEVEM ASSEGURAR QUE SEJAM APTOS A ELABORAR E A IMPLANTAR NOVAS PROPOSTAS E PRÁTICAS DE ENSINO PARA RESPONDER ÀS CARACTERÍSTICAS DE SEUS ALUNOS, INCLUINDO AQUELAS EVIDENCIADAS PELOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.

A CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA DO PROFESSOR PARA RESPONDER COM QUALIDADE ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DE SEUS EDUCANDOS EM UMA ESCOLA INCLUSIVA, PELA MEDIAÇÃO DA ÉTICA, RESPONDE À NECESSIDADE SOCIAL E HISTÓRICA DE SUPERAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS  QUE DISCRIMINAM, SEGREGAM E EXCLUEM, E, AO MESMO TEMPO,  CONFIGURA, NA AÇÃO EDUCATIVA, O VETOR DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA A EQUIDADE, A SOLIDARIEDADE, A CIDADANIA. (XAVIER, 2002, P.19, APUD. MONTOAN, 2006, P. 57.)

OS EDUCADORES TAMBÉM TIVERAM A OPORTUNIDADE DE ANALISAR MATERIAIS QUE DÃO SUPORTE PARA O TRABALHO JUNTO AOS EDUCANDOS, POIS UMA DAS ATRIBUIÇÕES DO EDUCADOR DO AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) É PREPARAR MATERIAL ESPECÍFICO PARA USO DOS EDUCANDOS NAS SALAS DE RECURSOS, E TAMBÉM ORIENTAR OS COLEGAS QUE ATUAM NAS SALAS REGULARES JUNTO A ESTES EDUCANDOS A TRABALHAREM TAMBÉM COM ESTES MATERIAIS. SOMENTE COM UM SISTEMA COMPROMETIDO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EDUCADORES É QUE TEREMOS UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL PARA TODOS.

QUITÉRIA BARBOSA DA COSTA
COORDENADORA PEDAGÓGICA DA UNIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - SEMED