terça-feira, 24 de abril de 2012

ESC. MUL. VERA LÚCIA: ALUNOS ESTUDAM A HISTÓRIA DOS ÍNDIOS QUE DERAM ORIGEM AO NOME DA CIDADE

A Escola Municipal Professora Vera Lúcia Gama Moura reuniu no dia 19/04 a Direção, Coordenação, Professores, Alunos e Funcionários para rever a história dos Índios de uma maneira geral e contextualizando com os Índios da etnia Xucuru Kariri existentes em nossa cidade Palmeira dos Índios.

O dia do índio foi criado pelo Decreto-Lei n° 5.540. Nada mais justo, porém não deve ser entendido como apenas uma homenagem, mas, como uma tomada de consciência em relação aos primeiros habitantes de nossa terra. Ainda hoje uma tribo com toda sua cultura podem ser destruídas em poucos dias, por uma simples gripe ou pelo sarampo ou simplesmente pelo domínio do homem que destroem outros pela ganância do ter e do poder.

Conta-se que há muitos anos atrás havia um índio chamado Tilixi. Este índio era apaixonado por uma índia chamada Tixiliá. No entanto, esse amor era proibido, uma vez que a índia estava prometida ao cacique Etafé. Durante uma festa tribal, Tilixi se aproximou de Tixiliá e lhe deu um beijo. Como castigo, Tilixi foi condenado à morte por inanição. Tixiliá, que estava proibida de ver seu amado, foi ao seu encontro. Esta, ao ser flagrada por Etafé, foi atingida mortalmente por uma flecha. Caindo ferida, Tixiliá morreu junto a Tilixi. Além disso, diz a lenda que no lugar onde morreram nasceu, após um certo tempo, uma formosa palmeira. Surgindo daí o nome da cidade, Palmeira dos Índios. Esta lenda foi criada pelo escritor e historiador Luiz B Torres, que, então, estudava intensamente os índios xucuru-cariri, tinha acesso a eles, e foi ainda cineasta (complemento de Herbert Lisboa Torres, cineasta e sobrinho do mesmo. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre –internet).

Palmeira ocupa terras que um dia foram aldeias dos índios Xucurus. Foi criada como freguesia em 1798 e transformada em vila em 1835. A origem de Palmeira dos Índios também é contada através de uma lenda (http://www.palmeiradosindios.al.gov.br).
Marta Lúcia Silva Costa – Diretora e Luci Cleide da Silva – Coordenadora Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário