ACONTECEU NA ESCOLA MUNICIPAL DR. GERSON JATOBÁ FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DURANTE OS MESES DE MARÇO E ABRIL. OS EDUCADORES QUE ATUAM NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPARAM DE ALGUNS MOMENTOS DE ESTUDO, BUSCANDO APRIMORAR CADA VEZ MAIS A PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA.
NOSSO OBJETIVO É DESENVOLVER ATIVIDADES ONDE OS EDUCANDOS SE SINTAM MOTIVADOS A APRENDER SEMPRE, PERCEBENDO QUE A ESCOLA É O ESPAÇO IDEAL PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.
AO ANALISARMOS NOSSAS AÇÕES DE 2011, DIAGNOSTICAMOS QUE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS FIZERAM TODA A DIFERENÇA, TANTO DENTRO QUANTO FORA DA SALA DE AULA.
SENDO ASSIM, DECIDIMOS QUE ESTE ANO PODEREMOS FAZER AINDA MELHOR. INICIAMOS COM O PROJETO “MÚSICA – JANELAS PARA O MUNDO”.
O REFERIDO PROJETO VISA PROMOVER A PARTIR DA MÚSICA A INTEGRAÇÃO DOS EDUCANDOS, DANDO-LHES OPORTUNIDADES DE EXPRESSAR OS SENTIMENTOS JÁ QUE A MÚSICA ESTIMULA ÁREAS DO CÉREBRO NÃO DESENVOLVIDAS POR OUTRAS LINGUAGENS, COMO A ESCRITA E A ORAL.
ALÉM DE MELHORAR A SENSIBILIDADE, A PERCEPÇÃO E O GOSTO POR OUTROS RÍTMOS MUSICAIS. SEGUNDO MANTOAN (2006, P.57), A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DEVE SER UM COMPROMISSO DOS SISTEMAS DE ENSINO COMPROMETIDOS COM A QUALIDADE DO ENSINO QUE, NESSA PERSPECTIVA, DEVEM ASSEGURAR QUE SEJAM APTOS A ELABORAR E A IMPLANTAR NOVAS PROPOSTAS E PRÁTICAS DE ENSINO PARA RESPONDER ÀS CARACTERÍSTICAS DE SEUS ALUNOS, INCLUINDO AQUELAS EVIDENCIADAS PELOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.
A CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA DO PROFESSOR PARA RESPONDER COM QUALIDADE ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DE SEUS EDUCANDOS EM UMA ESCOLA INCLUSIVA, PELA MEDIAÇÃO DA ÉTICA, RESPONDE À NECESSIDADE SOCIAL E HISTÓRICA DE SUPERAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE DISCRIMINAM, SEGREGAM E EXCLUEM, E, AO MESMO TEMPO, CONFIGURA, NA AÇÃO EDUCATIVA, O VETOR DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA A EQUIDADE, A SOLIDARIEDADE, A CIDADANIA. (XAVIER, 2002, P.19, APUD. MONTOAN, 2006, P. 57.)
OS EDUCADORES TAMBÉM TIVERAM A OPORTUNIDADE DE ANALISAR MATERIAIS QUE DÃO SUPORTE PARA O TRABALHO JUNTO AOS EDUCANDOS, POIS UMA DAS ATRIBUIÇÕES DO EDUCADOR DO AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) É PREPARAR MATERIAL ESPECÍFICO PARA USO DOS EDUCANDOS NAS SALAS DE RECURSOS, E TAMBÉM ORIENTAR OS COLEGAS QUE ATUAM NAS SALAS REGULARES JUNTO A ESTES EDUCANDOS A TRABALHAREM TAMBÉM COM ESTES MATERIAIS. SOMENTE COM UM SISTEMA COMPROMETIDO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EDUCADORES É QUE TEREMOS UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL PARA TODOS.
QUITÉRIA BARBOSA DA COSTA
COORDENADORA PEDAGÓGICA DA UNIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - SEMED
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