quarta-feira, 25 de abril de 2012

ESC. MUL. GERSON JATOBÁ SEDIA FORMAÇÃO DO AEE COM EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

ACONTECEU NA ESCOLA MUNICIPAL DR. GERSON JATOBÁ FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DURANTE OS MESES DE MARÇO E ABRIL. OS EDUCADORES QUE ATUAM NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPARAM DE ALGUNS MOMENTOS DE ESTUDO, BUSCANDO APRIMORAR CADA VEZ MAIS A PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA.

NOSSO OBJETIVO É DESENVOLVER ATIVIDADES ONDE OS EDUCANDOS SE SINTAM MOTIVADOS A APRENDER SEMPRE, PERCEBENDO QUE A ESCOLA É O ESPAÇO IDEAL PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.

AO ANALISARMOS NOSSAS AÇÕES DE 2011, DIAGNOSTICAMOS QUE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS FIZERAM TODA A DIFERENÇA, TANTO DENTRO QUANTO FORA DA SALA DE AULA.

SENDO ASSIM, DECIDIMOS QUE ESTE ANO PODEREMOS FAZER AINDA MELHOR. INICIAMOS COM O PROJETO “MÚSICA – JANELAS PARA O MUNDO”.

O REFERIDO PROJETO VISA PROMOVER A PARTIR DA MÚSICA A INTEGRAÇÃO DOS EDUCANDOS, DANDO-LHES OPORTUNIDADES DE EXPRESSAR OS SENTIMENTOS JÁ QUE A MÚSICA ESTIMULA ÁREAS DO CÉREBRO NÃO DESENVOLVIDAS POR OUTRAS LINGUAGENS, COMO A ESCRITA E A ORAL.

ALÉM DE MELHORAR A SENSIBILIDADE, A PERCEPÇÃO E O GOSTO POR OUTROS RÍTMOS MUSICAIS. SEGUNDO MANTOAN (2006, P.57), A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DEVE SER UM COMPROMISSO DOS SISTEMAS DE ENSINO COMPROMETIDOS COM A QUALIDADE DO ENSINO QUE, NESSA PERSPECTIVA, DEVEM ASSEGURAR QUE SEJAM APTOS A ELABORAR E A IMPLANTAR NOVAS PROPOSTAS E PRÁTICAS DE ENSINO PARA RESPONDER ÀS CARACTERÍSTICAS DE SEUS ALUNOS, INCLUINDO AQUELAS EVIDENCIADAS PELOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.

A CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA DO PROFESSOR PARA RESPONDER COM QUALIDADE ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DE SEUS EDUCANDOS EM UMA ESCOLA INCLUSIVA, PELA MEDIAÇÃO DA ÉTICA, RESPONDE À NECESSIDADE SOCIAL E HISTÓRICA DE SUPERAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS  QUE DISCRIMINAM, SEGREGAM E EXCLUEM, E, AO MESMO TEMPO,  CONFIGURA, NA AÇÃO EDUCATIVA, O VETOR DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA A EQUIDADE, A SOLIDARIEDADE, A CIDADANIA. (XAVIER, 2002, P.19, APUD. MONTOAN, 2006, P. 57.)

OS EDUCADORES TAMBÉM TIVERAM A OPORTUNIDADE DE ANALISAR MATERIAIS QUE DÃO SUPORTE PARA O TRABALHO JUNTO AOS EDUCANDOS, POIS UMA DAS ATRIBUIÇÕES DO EDUCADOR DO AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) É PREPARAR MATERIAL ESPECÍFICO PARA USO DOS EDUCANDOS NAS SALAS DE RECURSOS, E TAMBÉM ORIENTAR OS COLEGAS QUE ATUAM NAS SALAS REGULARES JUNTO A ESTES EDUCANDOS A TRABALHAREM TAMBÉM COM ESTES MATERIAIS. SOMENTE COM UM SISTEMA COMPROMETIDO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EDUCADORES É QUE TEREMOS UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL PARA TODOS.

QUITÉRIA BARBOSA DA COSTA
COORDENADORA PEDAGÓGICA DA UNIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - SEMED








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