terça-feira, 14 de abril de 2015

DIRETORA DE ESCOLA MUNICIPAL SIDRAQUE NONATO DE ALMEIDA, MÁRCIA GÁRCIA, FAZ RETROSPECTIVA SOBRE AS AÇÕES REALIZADAS DESDE O ANO DE 2013 NA ESCOLA.

A senhora Márcia Gárcia, diretora desde o ano de 2010, da Escola Municipal Sidraque Nonato de Almeida – Zona Rural, fala das ações e atividades realizadas pela escola, nos anos de 2013 e 2014, afirmando que durante este período a Escola esteve em pleno funcionamento, desenvolvendo todos os dias as suas atribuições em prol de uma educação de qualidade e garantindo o cumprimento de seu dever quanto Instituição de Ensino Público da Rede Municipal.

Segundo a diretora da Instituição, o ano de 2013 foi um ano de muitas conquistas, mas também de muitas mudanças.
As atividades do ano letivo foram iniciadas normalmente, de acordo com o calendário escolar de todas as escolas da rede municipal, cumprindo com o planejamento pedagógico e contando com o olhar direto da atual gestão que sempre disponibilizou a estrutura logística, física e nutricional. Durante todo o ano foram realizados os projetos educacionais e pedagógicos, inserindo o alunado e a comunidade diretamente nas atividades da escola. Foi a parti desta inserção “Comunidade na Escola”, que observou-se, no mês de setembro, que o telhado da escola apresentava problemas em seu madeiramento e que o forro mostrava-se com imperfeições. De imediato, a direção acionou a SEMEDE que por sua vez comunicando ao gestor municipal, encaminhou imediatamente um engenheiro que diagnosticou o risco eminente de queda, ficando assim algumas áreas da escola interditadas e iniciou um estudo para elaboração de projeto de reforma e melhoria. Após esses estudos, chegou-se a conclusão que era necessário realizar não só uma reforma mas a Revitalização de todo o espaço, permitindo assim que esta escola seja referencia na zona rural de Palmeira dos Índios. Durante esse período, a escola continuou com suas atividades normais, através da utilização de espaços cedidos pela comunidade concluindo o ano letivo de 2013 nas conformidades do calendário letivo.

Em 2014, o ano letivo iniciou conjuntamente com todas as unidades escolares, porém continuou com os alunos alocados nos espaços oferecidos pela comunidade, contando com a intervenção direta pela Gestão Municipal que realizou reformas e melhorias tais como: ampliação de salas, iluminação adequada e estruturação de mobiliário, para melhor atender o alunado e garantir um espaço acolhedor. Neste período a escola desenvolveu normalmente suas atividades, com professores e alunos em sala de aula e na realização de projetos pedagógicos direcionados aos alunos, professores e comunidade, resultando na participação direta das ações do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa e Programas de contraturno como Mais Educação, Mais Cultura e outros. Uma vez que paralelamente, a SEMEDE junto da Macrogestão desenvolviam o anteprojeto que resultou no Projeto Arquitetônico para Revitalização da Escola, sendo encaminhado aos meios burocráticos tais como: Elaboração do Processo de Licitação para realização de empenho e posterior início das obras, porém não prejudicando o pleno funcionamento da unidade escolar, concluindo o ano letivo de 2014 com a formação de seu alunos para o ano letivo de 2015.

Núcleo de Comunicação SEMEDE




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