A senhora Márcia Gárcia, diretora
desde o ano de 2010, da Escola Municipal Sidraque Nonato de Almeida – Zona
Rural, fala das ações e atividades realizadas pela escola, nos anos de 2013 e
2014, afirmando que durante este período a Escola esteve em pleno
funcionamento, desenvolvendo todos os dias as suas atribuições em prol de uma educação
de qualidade e garantindo o cumprimento de seu dever quanto Instituição de
Ensino Público da Rede Municipal.
Segundo a diretora da Instituição,
o ano de 2013 foi um ano de muitas conquistas, mas também de muitas mudanças.
As atividades do ano letivo foram
iniciadas normalmente, de acordo com o calendário escolar de todas as escolas
da rede municipal, cumprindo com o planejamento pedagógico e contando com o
olhar direto da atual gestão que sempre disponibilizou a estrutura logística,
física e nutricional. Durante todo o ano foram realizados os projetos
educacionais e pedagógicos, inserindo o alunado e a comunidade diretamente nas
atividades da escola. Foi a parti desta inserção “Comunidade na Escola”, que
observou-se, no mês de setembro, que o telhado da escola apresentava problemas
em seu madeiramento e que o forro mostrava-se com imperfeições. De imediato, a
direção acionou a SEMEDE que por sua vez comunicando ao gestor municipal,
encaminhou imediatamente um engenheiro que diagnosticou o risco eminente de
queda, ficando assim algumas áreas da escola interditadas e iniciou um estudo
para elaboração de projeto de reforma e melhoria. Após esses estudos, chegou-se
a conclusão que era necessário realizar não só uma reforma mas a Revitalização
de todo o espaço, permitindo assim que esta escola seja referencia na zona
rural de Palmeira dos Índios. Durante esse período, a escola continuou com suas
atividades normais, através da utilização de espaços cedidos pela comunidade
concluindo o ano letivo de 2013 nas conformidades do calendário letivo.
Em 2014, o ano letivo iniciou
conjuntamente com todas as unidades escolares, porém continuou com os alunos
alocados nos espaços oferecidos pela comunidade, contando com a intervenção
direta pela Gestão Municipal que realizou reformas e melhorias tais como:
ampliação de salas, iluminação adequada e estruturação de mobiliário, para
melhor atender o alunado e garantir um espaço acolhedor. Neste período a escola
desenvolveu normalmente suas atividades, com professores e alunos em sala de
aula e na realização de projetos pedagógicos direcionados aos alunos,
professores e comunidade, resultando na participação direta das ações do Pacto
pela Alfabetização na Idade Certa e Programas de contraturno como Mais
Educação, Mais Cultura e outros. Uma vez que paralelamente, a SEMEDE junto da
Macrogestão desenvolviam o anteprojeto que resultou no Projeto Arquitetônico
para Revitalização da Escola, sendo encaminhado aos meios burocráticos tais
como: Elaboração do Processo de Licitação para realização de empenho e
posterior início das obras, porém não prejudicando o pleno funcionamento da
unidade escolar, concluindo o ano letivo de 2014 com a formação de seu alunos
para o ano letivo de 2015.
Núcleo de Comunicação SEMEDE
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